A publicidade paga por clique (PPC) é um dos vários modelos padrão de publicidade online e é a favorita tanto para pequenas como para grandes empresas. Como uma empresa de comércio eletrônico, você deseja buscar publicidade digital de comércio eletrônico porque ela é apoiada por dados, é facilmente escalonável e oferece um ROI saudável – tudo isso é importante quando se trata de vendas online.
Nesta página, veremos o que é PPC de comércio eletrônico, como funciona o PPC para sites de comércio eletrônico e por que é uma ótima opção para empresas como a sua. Aqui está uma visão geral do que iremos cobrir:
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O que é publicidade de comércio eletrônico?
A publicidade de comércio eletrônico é a prática de promover uma loja online por meio da compra de espaço publicitário offline e online. A maioria das estratégias de publicidade de comércio eletrônico tem como alvo espaços publicitários on-line, como em um mecanismo de pesquisa, rede de mídia social ou site.
O que é PPC para comércio eletrônico?
PPC para comércio eletrônico, ou PPC de comércio eletrônico, é uma estratégia de publicidade online que promove uma loja online e seus produtos por meio de anúncios PPC. Esses anúncios podem ser exibidos em mecanismos de pesquisa, redes de mídia social e sites.
Este vídeo detalha ainda mais o PPC para comércio eletrônico:
O que é publicidade PPC?
A publicidade paga por clique é uma forma de publicidade online em que você só paga quando um usuário clica em seu anúncio. Não importa quantas vezes o seu anúncio é exibido ou quantas pessoas o veem – você paga apenas pelos cliques reais.
Você pode usar diversas plataformas para veicular seus anúncios, e as duas maiores e mais conhecidas são Google e Facebook.
Cada anúncio que você vê acima dos resultados de pesquisa do Google e a maioria dos anúncios que você vê no Facebook são anúncios PPC. Os anúncios de compras do Google, por exemplo, são uma das aplicações mais comuns de PPC de comércio eletrônico.
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Leia os estudos de caso
Como funciona o PPC para comércio eletrônico?
PPC para comércio eletrônico é bastante simples. Existem algumas etapas diferentes que você precisará seguir para lançar uma campanha:
Criação de anúncio
A criação de anúncios é muito simples para a maioria das campanhas PPC de comércio eletrônico. Esses anúncios tendem a ser menores (embora algumas plataformas ofereçam tamanhos de anúncio maiores) e normalmente são compostos por um título, algumas linhas de texto do anúncio e, em alguns casos, uma imagem.
Se você está lidando apenas com a plataforma de anúncios do Google, nem precisa de imagens – apenas um link para sua página de destino, um título e duas linhas de texto!
Seleção de palavras-chave
Com o modelo PPC do Google Ads, você seleciona quais palavras-chave irão acionar seu anúncio.
Por exemplo, se você tem uma loja de comércio eletrônico que vende equipamentos de camping, pode escolher palavras-chave como “melhor barraca para o inverno” ou “melhor saco de dormir para clima quente”. Seu anúncio só será exibido quando os usuários pesquisarem essas palavras-chave ou variações aproximadas delas.
Licitação
Depois de criar seus anúncios e selecionar suas palavras-chave, você poderá decidir quanto deseja “dar um lance” para que seu anúncio seja exibido.
O lance padrão varia dependendo da competitividade das palavras-chave selecionadas. Se for uma palavra-chave lucrativa e de alto volume que muitas empresas estão almejando, você acabará pagando mais por clique do que pagaria por palavras-chave de menor volume.
Esta é uma das razões pelas quais a pesquisa adequada de palavras-chave é extremamente importante para o PPC de comércio eletrônico!
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3 Razões para usar PPC para sites de comércio eletrônico?
PPC é um excelente modelo de publicidade para empresas de comércio eletrônico por vários motivos. O PPC para comércio eletrônico funciona bem para gerar vendas porque tem como alvo compradores que estão prontos para comprar. Você pode controlar seu orçamento e materiais de marketing e direcioná-los às pessoas com maior probabilidade de comprar.
Existem ainda mais motivos para usar PPC para comércio eletrônico, incluindo:
1. Ele se encaixa no modelo de negócios de comércio eletrônico
O comércio eletrônico é baseado em dados. Na maior parte, todo o modelo de negócios pode ser representado por números em uma planilha. Os principais objetivos de qualquer negócio de comércio eletrônico são:
- Vendendo mais produtos
- Alcançando mais membros do público-alvo
- Criando uma experiência de marca perfeita
- Incentivando compras repetidas
O principal problema com esses objetivos (e outros que você possa ter) é a falta de reconhecimento da sua marca e a saturação do mercado. As empresas de comércio eletrônico dependem de dados para ver onde estão perdendo clientes, como está o desempenho de seus concorrentes e quais produtos estão indo bem.
PPC é um modelo fantástico para empresas de comércio eletrônico, porque é também incrivelmente baseado em dados. Você tem espaço ilimitado para otimização, teste e escalonamento, que complementam perfeitamente um modelo de negócios de comércio eletrônico. Você pode acompanhar suas campanhas publicitárias exaustivamente, até o último centavo.
Além disso, o processo de otimização de uma loja de comércio eletrônico para conversões é bastante semelhante à otimização de uma campanha PPC para mais cliques, o que significa que muitas vezes isso ocorre naturalmente para os proprietários de lojas de comércio eletrônico.
2. Você define seu próprio orçamento
O PPC também é uma excelente escolha para empresas de comércio eletrônico porque suas campanhas podem ser de pequena ou grande escala, conforme você desejar. Você não precisa de um orçamento enorme para colher os benefícios da publicidade PPC de comércio eletrônico.
Embora a publicidade tradicional normalmente exija um pagamento adiantado grande ou total, antes de ver os resultados, o PPC é exatamente o oposto. Você não paga até você começa a ver resultados e, mesmo assim, pode ajustar seus gastos rapidamente.
Digamos que você queira atingir usuários que procuram um determinado tipo de chá. Em vez de veicular uma campanha publicitária em grande escala para esse tipo de chá, você pode usar uma campanha publicitária PPC menor para atingir os usuários que já procuram esse item. Você pode evitar gastos com usuários que não têm interesse em seu produto.
3. Você pode ser muito granular em seus anúncios
Talvez o aspecto mais benéfico do PPC para empresas de comércio eletrônico seja o quão incrivelmente direcionado você pode obter com suas campanhas. Você pode escolher exatamente o que está anunciando e para quem está anunciando.
Digamos que você administre uma loja de comércio eletrônico de roupas. Se você adquirir uma nova linha de suéteres, poderá criar um grupo de anúncios especificamente para esses novos suéteres.
Talvez os suéteres sejam resistentes à água e feitos de caxemira. Você poderia ter uma série de anúncios com “suéteres de caxemira resistentes à água” no texto e, em seguida, definir lances para palavras-chave como “melhor suéter de caxemira resistente à água” e assim por diante.
Isso significa que seus anúncios só serão exibidos para pessoas que você saber estão procurando exatamente o que você está anunciando.
Você realmente não pode ser mais específico do que com PPC de comércio eletrônico.
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joabe antonio de oliveira