Toda vez que a ondulação da via faz o carro trepidar, o solavanco é mapeado e classificado. Os dados são enviados para uma central de controle, onde são analisados e priorizados para reparos. Anteriormente, o mapeamento era feito manualmente, o que era mais demorado e menos preciso. O sistema já conseguiu verificar 100% da malha viária da capital paulista, de 17 mil quilômetros e 196 milhões de metros quadrados de vias, em 57 mil ruas e avenidas asfaltadas.
Segundo a SMSUB, de junho de 2022 – quando começou o programa de recapeamento, a outubro de 2024 foram realizados 17,2 milhões de metros quadrados de recapeamento.
Considerando o recapeamento, a pavimentação e manutenção de pavimento rígido, foram recuperados 20,3 milhões de metros quadrados de janeiro de 2021 a outubro de 2024.
“O investimento em tecnologia de ponta para implementação de melhorias na prestação de serviços de zeladoria melhorou todos os indicadores do tempo médio de atendimento para a execução de serviços, com queda em mais de 90%”.
Além do Sistema Gaia, a prefeitura também utiliza equipamentos chamados PavScan, que utilizam raios laser e câmeras de alta definição para gerar imagens 3D dos buracos. Essa combinação de tecnologias permite um monitoramento mais eficiente e preciso da condição das vias.