A Apple já lançou a primeira versão beta do iOS 18.2 para desenvolvedores, trazendo assim uma nova série de recursos mais avançados que prometem adicionar mais criatividade na experiência de quem tem um iPhone.
O beta traz alguns destaques e entre eles estão por exemplo a segunda geração das funcionalidades da Apple Intelligence, que agora conta com ferramentas de geração de imagens, integração com o ChatGPT na Siri e melhorias nas Ferramentas de Escrita. Confira!
Leia também:
Donos de iPhones 16 reclamam que novo iOS está drenando a bateria
iPhones lançados há 6 anos receberão atualização para o iOS 18
Geração de imagens garante mais criatividade no iOS 18.2
Um dos grandes atrativos do iOS 18.2 é a chegada dos recursos de geração de imagens, que são ótimas ferramentas para aumentar a personalização e a criatividade dos usuários. Uma delas é o Image Playground, que permite que os usuários possam criar imagens personalizadas do zero a partir de prompts de texto e sugestões de temas, tudo com um estilo visual cartunesco.
Além disso, tem também o Image Wand, que permite transformar esboços simples feitos com o Apple Pencil em imagens renderizadas com um nível de detalhe maior, como se feito por profissionais.
Outro recurso inovador é o Genmoji, que garante a criação de emojis personalizados para deixar as conversas ainda mais interessantes. Esse recurso é integrado diretamente no teclado de emojis do sistema, o que facilita com que o Genmoji permita que os usuários expressem suas emoções de forma única, criando novos emojis para compartilhar em suas conversas.
Integração entre Siri e ChatGPT deixa assistente mais inteligente
O iOS 18.2 também marca um passo importante na integração de inteligência artificial com o assistente virtual Siri. A partir dessa versão, a Siri poderá passar pedidos complexos para o ChatGPT, que, contanto com sua grande base de conhecimento, vai conseguir responder a solicitações que a assistente, sozinha, não seria capaz de atender.
Por exemplo, ao pedir à Siri para criar um itinerário detalhado, ela poderá utilizar os modelos de conhecimento mundial do ChatGPT para garantir uma resposta completa e contextualizada.
Porém é importante destacar que, para garantir a privacidade dos usuários, a Apple exige que o uso do ChatGPT na Siri seja previamente autorizado pelos mesmos. Dessa forma, a Siri só utilizará o ChatGPT depois desse consentimento explícito para garantir que o usuário está ciente dessa integração.
Ferramentas de escrita garantem edição com mais flexibilidade
As ferramentas de escrita do iOS 18.2 também estão recebendo melhorias significativas. Agora, além das transformações predefinidas, como alterar o tom ou o estilo de um texto, o beta traz também um novo campo que permite descrever livremente as mudanças que o usuário deseja aplicar no texto. Por exemplo, você pode pedir que seu texto “soe mais entusiasmado”, e a ferramenta vai ajustar automaticamente o conteúdo para atender a esse pedido.
Além disso, a integração do ChatGPT também estará presente nas ferramentas de escrita, com uma nova interface chamada Compor com ChatGPT, que oferece mais opções criativas e dinâmicas na hora de gerar ou ajustar textos.
Visual Intelligence permite identificar o mundo ao seu redor
Outra novidade do iOS 18.2 é a Visual Intelligence, que estará disponível exclusivamente para os proprietários do iPhone 16 e iPhone 16 Pro. Esse recurso permite que os usuários acessem uma nova interface de visualização ao manter pressionado o Controle da Câmera na tela de bloqueio.
Com essa funcionalidade, é possível tirar fotos rapidamente para obter informações detalhadas sobre os objetos ou cenários que são capturados na imagem, oferecendo uma nova maneira de interagir com o mundo ao redor.
Disponibilidade e expansão de localidades do iOS 18.2
Inicialmente, o iOS 18.1, previsto para ser lançado publicamente na próxima semana, terá suporte à Apple Intelligence apenas para o inglês dos EUA. No entanto, o iOS 18.2 expande essa disponibilidade para outras localidades de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido.
Para usuários fora dessas regiões, é possível experimentar os novos recursos mudando o idioma do dispositivo para um dos idiomas compatíveis.
Vale destacar que, apesar dessa expansão, a Apple Intelligence ainda está desativada na China e na União Europeia devido a questões regulatórias, o que pode limitar o acesso a essas funcionalidades em algumas regiões.
Enquanto o iOS 18.2 traz uma série de novidades empolgantes, a Apple já prepara outros recursos avançados para lançamento em 2025. Entre as funcionalidades mais aguardadas estão o reconhecimento de contexto pessoal e ações dentro de aplicativos para a Siri, além de uma nova seção de notificações prioritárias, aprimorada com inteligência artificial, diretamente na tela de bloqueio do iPhone.
Fontes: 9to5mac e Phones and Drones