Publicidade ilegal: Meta e Google direcionaram anúncios para menores de idade em segredo

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O Google tem algumas regras para evitar problemas com a lei, uma delas é nunca direcionar anúncios para menores de idade, mas segundo o Financial Times, a própria empresa a quebrou esta diretriz em 2024. A empresa é acusada de mostrar propagadas da Meta dentro do YouTube para menores de 18 anos.



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O relatório diz que o Google pode ter utilizado atividades online e downloads de aplicativos para identificar com “alto nível de confiança” jovens com idade entre 13 e 18 anos, contornando as próprias políticas da empresa.

Para isto, os funcionários do Google criaram um grupo para segmentação de anúncios nomeado como “desconhecidos” em seus sistemas de publicidade para alcançar públicos que não são permitidos oficialmente.

Publicidade ilegal: Meta e Google direcionaram anúncios para menores de idade em segredo

A campanha de marketing ilegal teria começado entre fevereiro e abril de 2024 antes de testar os anúncios direcionados para “desconhecidos” nos EUA em maio. O Google teria contado com o apoio da Spark Foundry, subsidiária da Publicis, uma das maiores empresas de propaganda dos EUA.

Por que Google e Meta fizeram isto?

Segundo o Financial Times, o Google iniciou a campanha durante uma queda nos seus ganhos com publicidade, enquanto a Meta via usuários do Instagram e Facebook migrarem para o TikTok.

Desta forma, o Google ajudaria a divulgar as redes da Meta para jovens enquanto ampliava seus ganhos com marketing direcionado, mesmo que quebrando suas próprias regras.

Resposta do Google


Publicidade ilegal: Meta e Google direcionaram anúncios para menores de idade em segredo

Após a denúncia do Financial Times, o Google cancelou a sua campanha de marketing com o grupo “desconhecido” e iniciou uma investigação sobre as acusações. A seguinte nota foi emitida:

Proibimos que os anúncios sejam personalizados para menores de 18 anos, ponto final. Também tomaremos medidas adicionais para reforçar com os representantes de vendas que eles não devem ajudar anunciantes ou agências a veicular campanhas tentando contornar nossas políticas.

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