Publicidade Subliminar: Conceito e Exemplos – Guia Completo

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A idéia de mensagens subliminares tem sido amplamente usada na cultura popular. Em um episódio de Salvo pelo sino, O personagem Zack o usa para obter uma data para a dança da escola, enquanto um episódio de Os arquivos X. Apresenta que está sendo usada em uma conspiração para incentivar o assassinato em uma pequena cidade.

Por causa dessas tramas na mídia popular de cinema e televisão, você provavelmente já ouviu falar de mensagens subliminares antes. Mas você já ouviu falar sobre isso sendo usado na publicidade do mundo real? Raramente é tão exagerado quanto nos programas de TV, mas existe publicidade subliminar.

Neste ponto, você pode se perguntar o que é publicidade subliminar, assim como você pode ou não – ou deve usá -lo em seu marketing. Para encontrar as respostas para essas perguntas, continue lendo.

O que é publicidade subliminar?

A publicidade subliminar refere -se a mensagens sutis incluídas em campanhas de publicidade projetadas para provocar uma reação subconsciente nos espectadores.

A idéia por trás das mensagens subliminares é que a maioria das tomadas de decisão humana acontece no subconsciente e não no consciente. Portanto, as mensagens subliminares são tão sutis que as pessoas não as notarão conscientemente, mas evidentes o suficiente para que seu subconsciente o compreenda.

Por exemplo, você pode incluir um logotipo, símbolo ou palavra específica em algum lugar de uma fotografia. Um espectador não notará conscientemente o símbolo, mas seu cérebro o processará subconscientemente, tornando -o mais propenso a se envolver com qualquer palavra ou símbolo que represente.

Embora seja frequentemente retratado como malicioso em lotes de TV exagerados, não é inerentemente assim na vida real. Muitas vezes, é uma tática de marketing bastante padrão. Por exemplo, é particularmente comum em Logos da empresafazendo com que as pessoas associem uma idéia específica à marca toda vez que vêem seu nome.

5 exemplos de marketing subliminar

Quer saber como é o marketing subliminar na prática? Aqui estão cinco exemplos do mundo real de publicidade subliminar em ação!

1. Amazon

Um dos primeiros (e mais conhecidos) exemplos de marketing subliminar é Amazon’s Logotipo da marca. A maioria do logotipo simplesmente consiste na palavra “Amazon”, mas embaixo das letras está uma seta amarela que se move da esquerda para a direita.

Logotipo da Amazon

Em um nível, a seta é simplesmente uma seta – sugere a frase “de A a Z” porque se move entre essas duas letras em nome da Amazon. Mas há também uma mensagem subliminar diferente incluída lá: a seta se assemelha a um sorriso, fazendo com que os espectadores associassem a Amazon a emoções positivas.

Nos últimos anos, a Amazon começou a ser menos sutil com esta mensagem, chegando ao ponto de descrever deliberadamente a flecha como um sorriso em alguns de seus anúncios. Eles até têm uma estrutura de URL baseada em caridade conhecida como smile.amazon.com.

Amazon Garage AD

2. Tostitos

Outro exemplo de mensagens subliminares nos logotipos da marca é o Tostitos. Se você não conhece esta marca, a Tostitos vende vários tipos de tortilhas e mergulhos. Seus comerciais geralmente apresentam reuniões felizes de pessoas que compartilharão uma tigela de salsa para seus chips tostitos.

Mas você não precisa assistir aos comerciais deles para ver essas imagens. Está certo no logotipo deles – se você sabe procurá -lo, pode identificar o fato de que os dois “T” no meio da palavra são formatados para parecer com pessoas que seguram um chip, enquanto o ponto acima do “eu” Parece uma tigela de salsa.

tostitos logo

É difícil perceber se você não sabe que está lá, mas simplesmente olhando o logotipo, sua mente subconsciente ainda provavelmente faz a conexão entre tostitos e reuniões felizes.

3. FedEx

Nosso próximo exemplo de mensagens subliminares está em mais um logotipo, este da FedEx. Se você prestar atenção, notará que o logotipo da FedEx apresenta uma seta criada pelo espaço negativo entre o “E” e o “X” no final do logotipo.

Logotipo da FedEx

A seta representa o fato de que a FedEx transporta mercadorias de um local para outro e se destina a significar que eles fazem isso rapidamente.

Este é um dos exemplos mais sutis de publicidade subliminar na lista, mas de muitas maneiras o torna mais eficaz, já que as pessoas nem percebem que estão fazendo a conexão entre a FedEx e a entrega rápida.

4. Disney

A Disney não é mais conhecida por sua sutileza – a maior parte de sua publicidade apresenta cores vivas e visuais chamativos. Mas isso não significa que não pode usar mensagens subliminares quando escolhe.

O Piratas do Caribe O logotipo – apresentando um crânio e dois itens cruzados (espadas, tochas ou ossos) – foi observado como se parecer com o logotipo do Mickey da Disney.

O crânio forma a cabeça e os dois itens cruzados formam as orelhas. Já que a Disney possui Piratas, Isso faz sentido como um marca mover.

Piratas dos logotipos do Caribe

Não há nenhuma confirmação oficial de que essa mensagem subliminar foi intencional, mas considerando a propensão da Disney para escondendo logotipos do Mickey Em torno de seus parques temáticos, não parece improvável. Se for verdade, é uma maneira sutil, mas eficaz de ajudar a conectar -se Piratas para a marca maior da Disney.

5. Baskin-Robbins

Nosso exemplo final de publicidade subliminar é de Baskin-Robbins, aparecendo novamente em seu logotipo principal. O logotipo geralmente aparece como as iniciais “BR”, que são formatadas em uma fonte específica.

Logotipo Baskin Robbins

O que você pode não ter notado, no entanto, é que a fonte forma o número 31 usando peças das duas letras. Esse número é uma referência aos 31 sabores de Baskin-Robbins, usados ​​originalmente para promover a variedade de sabores de sorvete sem precedentes oferecida pela empresa.

Às vezes, a empresa é encaminhada usando o número no lugar do nome – pessoas que antes eram chamadas de empresa de “31 sabores” e, no Japão, a empresa ainda é chamada com o nome “31”.

Ao referenciar esse número no logotipo, Baskin-Robbins lembra sutilmente os espectadores de sua variedade de sabores sem precisar usar o próprio slogan.

Você pode usar mensagens subliminares em seus anúncios?

A essa altura, você pode estar se perguntando: você pode usar o marketing subliminar em suas próprias campanhas publicitárias? Além disso, deve você?

Não há resposta simples para essa pergunta. Na verdade, muito depende de como você faz isso. Uma coisa que você certamente vai querer evitar é comunicar qualquer coisa enganosa. Isso pode levá -lo a problemas legais se alguém o percebesse.

Mesmo que algo não seja enganoso, você ainda não quer fazer nada que irrite os usuários.

A maioria dos exemplos listados acima envolve simplesmente opções de design gráfico em logotipos. Além disso, nenhum desses logotipos mostra nada enganador, malicioso ou inapropriado – apenas um rosto sorridente, uma cabeça de Mickey ou algumas pessoas comendo batatas fritas.

Se você ficar com material inocente e não enlouquecedor, poderá experimentar algumas mensagens subliminares. No entanto, se você estiver preocupado em fazer qualquer coisa que possa causar uma questão legal, é melhor conversar com um advogado primeiro.

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Perguntas frequentes sobre mensagens subliminares na publicidade

O que é publicidade subliminar?

A publicidade subliminar refere -se a mensagens sutis incluídas em campanhas de publicidade projetadas para provocar uma reação subconsciente nos espectadores. Essas mensagens são tão sutis que as pessoas não as notarão conscientemente, mas seu subconsciente as compreenderá.

Quais são alguns exemplos de marketing subliminar?

Amazon: O logotipo da Amazon possui uma seta amarela que se move da esquerda para a direita, representando um sorriso.

  • Tostitos: O logotipo da Tostitos apresenta duas pessoas segurando um chip e uma tigela de salsa.
  • FedEx: O logotipo da FedEx possui uma seta criada pelo espaço negativo entre as letras “E” e “X”.
  • Disney: O logotipo de Piratas do Caribe da Disney se assemelha ao logotipo do Mickey.
  • Baskin-Robbins: O logotipo da Baskin-Robbins forma o número 31, representando os 31 sabores de sorvete.

Posso usar mensagens subliminares em meus anúncios?

Você pode usar mensagens subliminares em suas campanhas publicitárias, desde que não sejam enganosas ou inapropriadas. É importante manter as mensagens sutis e não irritar os espectadores. Se estiver preocupado com questões legais, é aconselhável consultar um advogado antes de incluir mensagens subliminares em seus anúncios.

O marketing subliminar é eficaz?

O marketing subliminar pode ser eficaz para influenciar as percepções e associações dos espectadores com uma marca. No entanto, é importante usar essa técnica com cuidado e ética, evitando qualquer forma de manipulação ou engano.

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