Quanto mais 5G, mais Inteligência Artificial e maior será a economia digital no Brasil – ConvergenciaDigital

Quanto mais 5G, mais Inteligência Artificial e maior será a economia digital no Brasil – ConvergenciaDigital

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Por Carlos Cunha*

Os ganhos prometidos pela IA para a economia digital do Brasil exigem que, primeiramente, outra instância digital seja equacionada: a disseminação das redes 5G. Trata-se de um quadro em que a prosperidade e a nova infraestrutura de rede precisam avançar juntas. Uma análise do Fundo Monetário Internacional indica que, até 2035, a disseminação do binômio IA/5G pode fazer o PIB brasileiro aumentar em 5%.

Em relação à IA, especificamente, o que entra em cena é um novo nível de produtividade do trabalhador. Embora o índice PTF (Produtividade Total dos Fatores) contabilize os ganhos trazidos pela IA, vai muito além disso. No setor industrial, por exemplo, inclui o uso de tecnologias avançadas de IA, IoT, OT e fatores como custos e qualidade de insumos. O estudo do FMI indica que a IA distribuída com altíssima performance e baixa latência pela rede 5G pode contribuir para acelerar o PTF brasileiro nos próximos 10 anos entre 4 e 8%.

Sinergia entre IA e 5G

A forte sinergia entre IA e 5G é facilmente explicável. A carga de trabalho da IA, embora muito maior em escala, é muito semelhante à do 5G em termos de gestão de dados e exigências de eficiência. Os dois modelos são inteiramente baseados na nuvem hibrida – escalabilidade e distribuição por vários pontos geográficos e em vários formatos (Edge, Cloud, Fog) são a regra.

Outra característica em comum é a ênfase no modelo ‘Software Defined”. Sim, o novo hardware desenvolvido pela NVIDIA e por outros líderes em inovação é o que tem permitido que o High Performance Computing torne-se realidade em data centers de todos os portes em todo o mundo. Mas a forma como as aplicações IA navegam neste universo físico é totalmente Software Defined. Um mar de dados é 24×7 processado nos dois tipos de IA, o treinamento de IA – em que a aplicação aprende e não atende o usuário – e a inferência de IA – que responde diretamente ao acesso do usuário.

O casamento entre a IA e a 5G exige cuidados tanto com a camada de aplicação e APIs (os dados da IA) como de infraestrutura de rede. O setor de telecomunicações brasileiro sabe disso, e tem buscado soluções para o dilema de simultaneamente ampliar sua presença 5G e interiorizar o que há de mais avançado em IA tanto em seus processos administrativos como em suas ofertas para o mercado.

Do ponto de vista de infraestrutura, trata-se de um mix de data centers principais (Cloud Computing) operando em conjunto com uma miríade de data centers na borda (Edge Computing), tudo baseado num modelo que ou já é 5G ou está pronto para o 5G. Cresce a cada dia, também, o interesse das operadoras pelas soluções que integram perfeitamente o hardware HPC – como NVIDIA – com a gestão e proteção de todas as camadas dessa rede ultra distribuída e complexa. Isso é o que o mercado conhece por Telco Cloud. Há casos em que o core de nuvem da Telco ainda é sua nuvem privada, com apenas algumas aplicações rodando na nuvem pública.

Presença da nuvem nas Telcos e nas organizações usuárias

De uma forma ou de outra, porém, a nuvem é uma realidade nas Telcos brasileiras e ainda mais no mundo corporativo brasileiro – o mercado usuário. A velocidade dos negócios, em especial a velocidade de atualização e entregas de Apps e APIs responsáveis por fazer o negócio girar, tem lançado luzes sobre o desafio de levar a rede IA/5G o mais próximo possível do ponto de consumo de dados, do ambiente do cliente.

É neste contexto que começa a ser analisado o conceito de Customer Edge, em que uma instância da nuvem hibrida – com a possibilidade de ser a nuvem da Telco – está instalada dentro da organização usuária. No Brasil, um diferencial da adoção do modelo Customer Edge é o fato de integrar na visão única da nuvem até mesmo ambientes on-premises. É algo essencial num mercado baseado em estruturas heterogêneas e de gerações variadas.

Em todas as suas configurações, o Customer Edge tem de ser parte de uma nuvem global 5G que se destaque pelo forte foco em entrega segura de aplicações e de APIs. É algo essencial para o sucesso desta proposta. Um estudo recente revela que os ataques contra a nuvem cresceram 75% entre 2023 e 2024.

Essa abordagem é baseada em algumas colunas de funcionamento:

  1. Latência reduzida: Ao processar os dados mais perto de onde eles são gerados e consumidos, o Customer Edge reduz o tempo que os dados levam para viajar pela rede. Outro ganho é a melhor experiência do usuário. O carregamento dos Apps é mais curto, cativando os usuários finais, sejam clientes ou colaboradores.
  2. Segurança no Edge: A mplantação de funções de segurança neste modelo permite políticas de segurança mais localizadas e personalizadas, o que reduz a superfície de ataque e limita o impacto de possíveis violações, incluindo as baseadas em IA.
  3. Eficiência de custos: Uma meta primordial dos líderes brsileiros é economizar na largura de banda contratada com terceiros. Ao processar e filtrar dados no Edge, a quantidade de dados que precisa atravessar a rede principal é minimizada.
  4. Escalabilidade: As implementações de borda podem ser dimensionadas para atender à demanda local, permitindo que as empresas adicionem ou removam capacidade conforme necessário. Num momento de pico, é possível escalar para nuvens globais 5G preparadas para receber essa carga de forma customizada para o cliente. Isso aumenta a velocidade e a segurança dos negócios.

Na prática, o Customer Edge “traz para casa” avançados recursos de IA, ML e análise comportamental, em escala e numa rede 5G. A meta é defender a empresa usuária contra ataques baseados nestas mesmas inteligências. A proteção de dados críticos rodando em Apps e APIs passa a ser feita de modo local e global. Neste modelo, soma-se as equipes do cliente aos times de experts em fraudes e segurança digital determinados a defender de maneira preditiva os ativos digitais em geral e os criados pela IA – a nova superfície de ataque. Para a economia brasileira, trata-se de fortalecer a resiliência dos negócios que dependem de Apps, APIs, IA e 5G para, em 2025, atingir sua plenitude.

*Carlos Cunha é Gerente de Vendas para Service Providers da F5 Brasil.

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!