A maioria dos sites carrega razoavelmente rápido quando visitados por seu número médio de usuários. No entanto, o desempenho se deteriora rapidamente quando um site é sobrecarregado pelo tráfego de pico (os horários em que o tráfego do site é o mais alto) e durante picos de tráfego. Em uma busca para aprender sobre a arte e a ciência da estimativa de tráfego de pico, comecei a estudar alguns dados disponíveis publicamente para ver se eu poderia tentar descobrir uma conexão entre o tráfego de pico e o tráfego médio de um site, bem como o tipo de tráfego que ele pode receber.
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Resumo e Dados
Os dados para análise de pico e tráfego médio do site vieram da Quantcast. Aqui está um gráfico de tráfego típico da Quantcast:
Para o propósito deste estudo, olharemos apenas para dados de tráfego dos EUA. Também obtivemos o tráfego diário médio e máximo em um período de 6 meses.
Esses dados foram recuperados pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2011. Somente dados credenciados pelo MRC foram usados. O seguinte resume os dados obtidos.
Sites de alta classificação (cerca de 400.000 visitantes mensais)
Classificação | URL | Visitantes mensais | Média de visitantes diários | Máximo de visitantes diários | *Fator |
---|---|---|---|---|---|
4.988 | collegecandy.com | 409.400 | 13.647 | 61.700 | 5 |
4.912 | meuplick.com | 415.400 | 13.847 | 39.900 | 3 |
4.908 | djbooth.net | 415.600 | 13.854 | 29.500 | 3 |
5.009 | wndu.com | 407.500 | 13.584 | 104.000 | 8 |
4.937 | joycemeyer.org | 413.600 | 13.787 | 53.000 | 4 |
4.978 | mapmyrun.com | 410.200 | 13.674 | 50.600 | 4 |
4.964 | techdirt.com | 411.700 | 13.724 | 80.800 | 6 |
5.010 | curezone.com | 407.400 | 13.580 | 18.700 | 2 |
5.072 | vídeos estúpidos.com | 403.000 | 13.434 | 25.300 | 2 |
*Fator é o máximo de visitantes diários dividido pela média de visitantes diários. Observe que o máximo de visitantes diários é 2-8 vezes maior do que a média de visitantes diários.
Isso é proveniente de um tráfego mensal na faixa de 400.000 visitantes.
Sites de classificação média (cerca de 190.000 visitantes mensais)
Classificação | URL | Visitantes mensais | Média de visitantes diários | Máximo de visitantes diários | *Fator |
---|---|---|---|---|---|
9.938 | koinlocal6.com | 195.300 | 6.510 | 56.400 | 9 |
9.943 | charitynavigator.org | 195.300 | 6.510 | 28.900 | 5 |
9.948 | fivestaralliance.com | 195.200 | 6.507 | 10.400 | 2 |
9.952 | justapinch.com | 195.100 | 6.504 | 12.600 | 2 |
9.967 | futilitycloset.com | 194.800 | 6.494 | 26.300 | 5 |
9.969 | profootballweekly.com | 194.800 | 6.494 | 21.700 | 4 |
9.973 | schaeffersresearch.com | 194.700 | 6.490 | 22.900 | 4 |
9.978 | temptalia.com | 194.600 | 6.487 | 19.100 | 3 |
9.916 | clatl. com | 195.900 | 6.530 | 18.300 | 3 |
10.155 | famososencontros.com | 191.200 | 6.374 | 62.900 | 10 |
Note que nesta faixa de tráfego, o número máximo de visitantes diários é agora 2-10 vezes maior do que a média de visitantes diários. O tráfego mensal que cada site recebeu foi de cerca de 190.000.
Sites de classificação inferior
Classificação | URL | Visitantes mensais | Média de visitantes diários | Máximo de visitantes diários | *Fator |
---|---|---|---|---|---|
19.895 | miamiandbeaches.com | 89.900 | 2.997 | 5.100 | 2 |
20.146 | michaelmoore.com | 88.700 | 2.957 | 110.000 | 38 |
17.722 | talenthouse.com | 103.200 | 3.440 | 88.300 | 26 |
19.996 | nmh.org | 89.500 | 2.984 | 6.100 | 3 |
20.025 | campusgrotto.com | 89.300 | 2.977 | 7.400 | 3 |
19.920 | times-standard.com | 89.800 | 2.994 | 16.200 | 6 |
20.181 | slantmagazine.com | 88.500 | 2.950 | 6.700 | 3 |
19.904 | ldoceonline.com | 89.900 | 2.997 | 8.600 | 3 |
19.763 | yipit.com | 90.600 | 3.020 | 13.200 | 5 |
20.173 | pregnancyguideonline.com | 88.500 | 2.950 | 6.500 | 3 |
Você pode notar que o número máximo de visitantes diários é maior do que a média de visitantes diários por um fator entre 2-38 vezes. A variância aumentou drasticamente.
Uma explicação simples seria que sites de classificação mais alta com alta média de visitantes mensais têm menos probabilidade de serem afetados por picos repentinos de tráfego. Grandes sites como CNN, TechCrunch e Mashable têm alta e estável visitação, e o impacto de uma notícia popular, como protestos no Egito ou um novo produto da Apple, seria muito menor em comparação a um site com baixa média de visitação. Por outro lado, um site como michaelmoore.com pode ser inundado com tráfego se uma notícia específica sobre o proprietário do site se tornar viral.
Vamos analisar mais de perto.
Três tipos de padrões de tráfego
Existem três tipos principais de padrões de tráfego.
Tráfego alto estável e crescente
O WordPress.com tem um tráfego estável alto de 44,1 milhões de visitantes mensais nos EUA. Tem um pico de tráfego diário de 2,2 vezes do seu tráfego médio diário.
A extrapolação da tendência crescente coloca o pico de tráfego diário estimado em cerca de 4 milhões até junho de 2011.
Tráfego de pico sazonal
Alguns sites apresentam picos de tráfego devido a promoções sazonais ou ciclos comerciais normais.
Vamos dar uma olhada nos dados do Holidays Central.
Observe que há picos sazonais de tráfego. Neste caso, podemos estimar com base em dados passados, mas também precisamos levar em consideração o crescimento do tráfego.
Tráfego estável baixo
Vamos dar uma olhada no gráfico para michaelmoore.com.
Em 14 de dezembro de 2010, Michael Moore decidiu contribuir com $20.000 para a fiança de Julian Assange, resultando em muita cobertura da imprensa, o que coincide com o aumento drástico no tráfego do site do proprietário do site. Esta notícia foi relatada nos principais canais de notícias, causando um pico de tráfego 38 vezes maior que o normal.
Defenda-se contra picos repentinos de tráfego
É sempre difícil prever o pico de tráfego para sites como michaelmoore.com porque sempre há a possibilidade de que parte do seu conteúdo se torne viral.
De acordo com Scott Galloway, professor clínico associado de marketing na NYU, há 3 elementos de conteúdo viral:
- Autenticidade
- Humor
- Debate Social
No caso de Michael Moore, podemos ver esses elementos entrando em jogo. O que é interessante, porém, é que na maioria das vezes, tornar-se viral normalmente pega as pessoas de surpresa. Elas não estão preparadas para fama repentina.
Nem seus sites. Imagine seu site sendo atingido por 100.000 visitantes em uma hora — você deveria estar muito feliz, certo? Mas muitos proprietários de sites na verdade têm uma experiência ruim porque o site é lento ou indisponível.
Se o seu site se enquadra na categoria de tráfego baixo e estável, com chance de se tornar viral, você não deve hesitar em estimar que suas necessidades seriam mais de 30 vezes maiores que o tráfego médio.
Picos de tráfego controlado
Além de ser viral, o marketing e a promoção normais também podem causar um pico de tráfego. Como proprietário de um site, esse pico de tráfego deve ser mais previsível para você e é mais provável que aconteça do que atingir acidentalmente níveis de tráfego viral do site. Por exemplo, o site corpo completo recentemente fizemos uma promoção no Groupon.
Isso resultou em um pico de tráfego de 150 visitantes diários regulares para 7.000 em um dia. Isso é mais de 46 vezes mais do que o tráfego normal.
Conclusão
Podemos seguir estas diretrizes para estimar o tráfego de pico:
- Se você não tem dados de pico de tráfego anterioresse o seu site tem baixa visitaçãoe tem conteúdo que pode se tornar viralrepresentam o pico de tráfego que pode chegar a 30 vezes seu tráfego diário médio.
- Se o seu o site tem uma visitação alta e estávelo pico de tráfego pode ser de até 5 vezes seu tráfego diário médio.
- Se você ter dados de pico de tráfego anteriores e tempo de o pico de tráfego é previsível (tráfego sazonal e picos de tráfego controlados), use dados anteriores e adicione uma porcentagem de crescimento no tráfego para chegar ao número final.
Os desenvolvedores e proprietários de sites devem determinar a capacidade de seus sites usando ferramentas de teste de carga, como Impacto de carga (divulgação completa: Eu trabalho para a Load Impact) para simular tráfego para o site deles. Dessa forma, eles conseguirão entender como o site funciona sob tráfego alto e ajustar o site antes que o pico de tráfego chegue.