A final da Conmebol Libertadores de 2024 se aproxima. Neste sábado, 30 de novembro, Atlético-MG e Botafogo vão se enfrentar no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, às 17h (de Brasília), em uma grande e aguardada decisão aos olhos da América do Sul. É “tudo ou nada” e apenas uma equipe vai alcançar a Glória Eterna.
A finalíssima da Libertadores é disputada em jogo único e, portanto, quem vencer, fica com o troféu. Em caso de empate, o Glorioso e o Galo vão continuar o confronto na prorrogação e, se necessário, avançarão em uma batalha final na marca da cal.
Diante das expectativas e palpites, o 90min Brasil decidiu perguntar ao “ChatGPT”, famoso chatbot de Inteligência Artificial (IA) capaz de interagir com seres humanos, qual será o grande campeão da Libertadores 2024. Confira:
O ChatGPT indica uma final de Libertadores disputada e equilibrada e diz que tanto o Atlético-MG quanto o Botafogo podem reivindicar a Glória Eterna. Porém, mesmo considerando impossível prever o resultado com 100% de precisão, acompanha os prognósticos de especialistas e casas de aposta e coloca o Glorioso como leve favorito.
A IA defende o favoritismo do Alvinegro do Rio de Janeiro citando a campanha sólida e consistente da equipe, que superou times como Palmeiras e São Paulo e atropelou o Peñarol, a força do elenco e o bom 2024 do clube.
Apesar da inclinação maior para o lado carioca, o ChatGPT não aponta o Atlético-MG como azarão. Muito pelo contrário. A equipe de Belo Horizonte tem chances concretas de título, segundo a IA, considerando o plantel experiente e cascudo em decisões e a trajetória segura na Libertadores, além da bagagem na própria copa.
O chatbot ainda reforça que o Galo é um “adversário extremamente perigoso” e que tem condições de superar o favoritismo do Botafogo no dia da decisão.
Outra IA, o “Gemini”, desenvolvido pelo Google, destaca o equilíbrio esperado para o jogo e não aponta um favorito na final da Libertadores.