“Queríamos revigorar a cena e sentimos que era a hora certa”, diretor e produtor de de Street Fighter 6 falam sobre chegadas de Terry Bogard e Mai Shiranui

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Franquia mais importante da história dos jogos de luta, Street Fighter sempre se notabilizou por seus jogos contarem sempre exclusivamente com personagens da Capcom, ao menos nos títulos numerados da série a na trilogia prequel Street Fighter Alpha. A Capcom já até fez jogos focados em crossovers, como os clássicos X-Men vs. Street Fighter, Marvel Super Heroes vs. Street Fighter, Capcom vs. SNK e Street Fighter X Tekken, mas os jogos principais de SF nunca trouxeram personagens de outros estúdios, mas isso mudou em Street Fighter 6.

Com o surpreendente anúncio da segunda temporada de DLCs, foi revelado que Terry Bogard e Mai Shiranui, personagens clássicos de franquias como Fatal Fury e The King of Fighters, farão parte do elenco de Street Fighter 6. Para se ter uma ideia, esta é a primeira vez em mais de 35 anos que um jogo principal da série da Capcom traz personagens de outro estúdio. Isso significa, por exemplo, que Terry e Mai agora deverão fazer parte do cânone de Street Fighter dentro do modo World Tour, o que abre espaço inclusive para colaborações futuras entre Capcom e SNK.

Em entrevista ao repórter Enrico Carnevalli durante o Summer Game Fest 2024, o diretor Takayuki Nakayama e o produtor Shuhei Matsumoto falaram sobre as motivações por trás da inclusão de Terry e Mai no elenco de Street Fighter 6, destacando que sentiram ser o momento certo para revitalizar a cena de jogos de luta.

“A resposta simples é que fizemos isso porque queríamos ver a comunidade de jogos de luta empolgada”, destacou Matsumoto. “Queríamos revigorar a cena e sentirmos que este era o momento certo de fazermos isso”, complementou Nakayama.

Histórico de colaborações entre Capcom e SNK

Não é novidade que de antigas rivais no começo e meados dos anos 90, Capcom e SNK passaram a ter uma relação bem mais próxima a partir do começo dos anos 2000, período em que foram lançados dois jogos da série Capcom vs SNK, desenvolvidos pela Capcom, e o único jogo da franquia SvC Chaos, feito pela SNK.

Nesses dois jogos, personagens originais de The King of Fighters, com destaque para Kyo Kusanagi e Iori e Yagami, tinham presença de destaque, e naturalmente ambos pareciam candidatos fortes a estrelar como personagens de DLC em um game principal de Street Fighter. No entanto, a escolha da Capcom acabou sendo por Terry e Mai, principais personagens masculino e feminina de Fatal Fury, e que em KOF ocupam mais um posto de coadjuvantes de luxo. Takayuki Nakayama e Shuhei Matsumoto também explicaram como a parceria com a SNK foi fechada.

“Cerca de dois anos atrás, quando a EVO voltou a ser realizada após a pandemia, conversamos com nossos amigos da SNK e realmente queríamos celebrar este momento porque fazia muito tempo que não acontecia um grande evento nos jogos de luta”, frisa Matsumoto.

“E a partir daí, continuamos tendo mais conversas, de que talvez fosse possível trazer um personagem de Fatal Fury para Street Fighter 6. Antigamente, havia designers da Capcom que foram trabalhar na SNK e vice-versa. E então, da perspectiva de ambas as equipes, as séries Fatal Fury e Street Fighter têm uma afinidade muito forte, são quase como irmãs de certa forma, embora não sejam diretamente conectadas. Então, sabendo dessa afinidade, sentimos esse desejo, fazia sentido esses personagens aparecerem em SF6”, completou Nakayama, indicando que novos crossovers podem vir em SF6, inclusive com personagens de outras franquias e estúdios.

"Queríamos revigorar a cena e sentimos que era a hora certa", diretor e produtor de de Street Fighter 6 falam sobre chegadas de Terry Bogard e Mai Shiranui

De fato, há uma ligação histórica entre Street Fighter e Fatal Fury, visto que o game Takashi Nishiyama foi diretor tanto de Street Fighter 1 quanto do primeiro Fatal Fury. Na sequência da carreira, Nishiyama foi produtor de todos os The King of Fighters entre KOF 94 e KOF 99, além dos jogos da série Real Bout, que dá continuidade ao universo de Fatal Fury. Pela Dimps, co-desenvolvedora de Street Fighter IV, Nishiyama atuou como produtor executivo do jogo que resgatou a franquia da Capcom.

No entanto, embora Street Fighter 6 tenha iniciado uma possível era de colaborações, a escolha por Fatal Fury para iniciar essa nova era se dá também pelo fato de as duas franquias compartilharem elementos de gameplay em comum desde os anos 90, o que torna a adaptação da gameplay de personagens como Terry e Mai mais fácil.

“Não é como se não estivéssemos pensando nisso estrategicamente, estamos pensando também no contexto do sistema de jogo de Street Fighter 6, e em quais personagens (convidados) fariam mais sentido dentro dele. E sendo Fatal Theory uma série de jogos de luta 2D, apenas neste caso, fazia muito sentido trazer personagens como Terry e Mai para o jogo”, destacou Matsumoto.

Sobre a estratégia de escolha de potenciais personagens convidados, Takayuki Nakayama elencou os elementos que mais são considerados na escolha de quem pode fazer parte do elenco de Street Fighter 6 em futuros passes de temporada.

“Nós nos sentimos seguros de que, os personagens convidados que entram em nosso jogo manterão o apelo. Eles precisam fazer sentido e você sabe, se encaixarem perfeitamente no sistema de jogo Street Fighter. Assim protegemos ambas as marcas (Street Fighter a franquia convidada)”, pontua o diretor.

Takayuki Nakayama e Shuhei Matsumoto falaram ainda sobre os desafios de agradar tanto fãs de longa data quanto novos jogadores. Para a dupla, esse era um dos objetivos principais durante o desenvolvimento de Street Fighter 6.

“É realmente uma questão de fazer o equilíbrio entre coisas que vão agradar os fãs old school e também os novos jogadores. Sabemos como fazer ambas as coisas”, disse Matsumoto.

“Fazemos o possível para garantir que tanto os fãs mais dedicados quanto os novos fãs fiquem satisfeitos com o jogo, trouxemos modos de jogo que atendem a ambos os públicos e, você sabe, e tentamos refletir isso nas artes e na estética geral do jogo”, complementa Nakayama.

Street Fighter 6 está disponível para PlayStation 5, Xbox Series, PC e PlayStation 4.


Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga Gabriel Sales no Twitter.




Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!