Desenvolvedor do PixelExperience anuncia o fim do desenvolvimento do projeto após cerca de seis anos no ar
12 abr
2024
– 15h03
(atualizado às 19h12)
O PixelExperience, uma versão alternativa do Android que leva recursos do Google Pixel para celulares de outras marcas, chegou ao fim. No blog oficial do projeto, o desenvolvedor José Henrique informou a decisão de encerrar o desenvolvimento da ROM customizada. As versões antigas do software, contudo, permanecerão disponíveis para download.
PixelExperience chega ao fim
A decisão impacta uma das ROMs customizadas mais populares do Android na atualidade. Caso não esteja a par, trata-se de uma variante do sistema operacional do Google feita por desenvolvedores independentes, com a proposta de entregar recursos extras aos celulares e tablets.
No caso do PixelExperience, o software leva os destaques da interface da linha Pixel a celulares de outras fabricantes, como Samsung, Motorola, Xiaomi, Asus e afins. A ROM customizada foi criada em 2017, quase junto com a estreia do primeiro aparelho da família do Google.
Contudo, a versão paralela do Android não terá mais novidades. Nesta quarta-feira (10), o desenvolvedor responsável informou que tomou a decisão de encerrar o projeto, sem esclarecer os motivos.
“Ao nos despedirmos do desenvolvimento ativo, quero expressar meu mais profundo agradecimento a todos os membros da nossa comunidade, testadores, colaboradores e todos os apoiadores”, afirmou. “Sua paixão e comprometimento têm sido a força motriz por trás de cada marco que alcançamos.”
Site permanecerá no ar
Apesar do encerramento do desenvolvimento, as versões já existentes permanecerão disponíveis para download, assim como o site do projeto. “Isso significa que você ainda terá acesso para baixar versões mais antigas”, disse José Henrique.
Ainda não está claro se outras pessoas vão manter o projeto de pé e vão distribuir atualizações aos dispositivos que têm suporte atualmente ao PixelExperience. Contudo, você pode procurar por outras ROMs disponíveis ao público, como o LineageOS, ou retornar à versão oficial do Android no seu celular, caso esteja disponível para reinstalação.
Trending no Canaltech:
Source link