O analista do mercado displays Ross Young foi ao X (ex-Twitter) hoje compartilhar mais alguns detalhes sobre o especulado iPad Air de 12,9 polegadas, cujo lançamento é esperado para o mês que vem.
Segundo ele, o novo tablet da Apple, que estreará uma opção maior de tamanho na linha Air, contará com uma tela retroiluminada por Mini-LED — assim como o atual iPad Pro de 12,9″.
Como Young não mencionou o modelo menor de 10,9″, tudo indica que ela continuará com uma tela LCD tradicional — repetindo, mais uma vez, o que é visto hoje com a linha Pro, já que o modelo de 11″ também não conta com a tecnologia Mini-LED.
Ainda de acordo o analista, esse é um movimento da Apple para reaproveitar as telas que sobraram do atual iPad Pro de 12,9″. Ainda não está claro, porém, se o novo iPad Air também contará com a tecnologia ProMotion (taxa de atualização de até 120Hz), assim como o modelo mais caro.
Como a Apple nunca chegou a produzir telas Mini-LED para o iPad Pro de 11″, não seria possível implementar essa novidade também no modelo mais compacto da linha Air. A tela do atual Air também é ligeiramente menor (10,9″), o que pode ser outro empecilho.
As telas LCD retroiluminadas por Mini-LED, vale notar, conseguem exibir cores pretas bem mais profundas que aquelas com LEDs tradicionais, sendo também mais brilhantes e mais bem preparadas para conteúdos em HDR . De certa forma, elas se assemelham aos displays OLED , embora não sejam capazes de desligar pixels individuais para alcançar o chamado “preto perfeito”.
Vários rumores indicam que os novos iPads Pro, cujo lançamento também é esperado para maio, ganharão telas OLED pela primeira vez desde a introdução da linha, ocorrida em 2015. Assim sendo, faz sentido que a Apple esteja levando um recurso antigo dos seus tablets mais caros para uma linha mais em conta.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.