O webinar “IA Generativa na Prática“, promovido pela TI Inside no final de julho, trouxe discussões sobre o uso da inteligência artificial (IA) generativa no cotidiano das empresas, com destaque para segurança de dados, governança e inovação.
Marcaram presença os especialistas Paulo Henrique Andrade, CEO da IturanMob, Guilherme Kato, CTO do dr. consulta, José Roberto de Oliveira, diretor de engenharia da Zenvia, e Igor Freitas, vice-presidente de tecnologia da Cogna Educação.
Todos eles refletiram sobre o impacto da IA generativa em suas áreas de atuação, abordando oportunidades de inovação e mudanças que essa tecnologia trará para o mercado e a sociedade em geral.
Pontos de atenção ao implementar a tecnologia
Durante sua participação, Paulo Henrique Andrade destacou a importância da governança e de construir processos bem definidos, especialmente no caso de empresas que trabalham dados sensíveis. “Não tem como implementar IA ou criar uma automação sem ter processos bem definidos e sem treinar os usuários internos. Por exemplo, nossos colaboradores [da IturanMob] têm que participar de treinamentos, em que tratamos muito de governança e segurança da informação”, diz.
A IturanMob, startup de mobilidade urbana e tecnologia aplicada em veículos, usa IA para prever furtos, por meio de mapas de calor e algoritmos, explica o CEO da empresa: “Usamos IA generativa para fazer esses mapas de calor e entender, por meio de um algoritmo, onde, pelo perfil de condução, pode ocorrer um roubo”.
Ferramentas da Amazon, como Bedrock e CodeWhisperer, têm sido usadas pela IturanMob para facilitar a adoção de IA. Embora existam diferentes recursos disponíveis no mercado, muitas vezes é necessário adaptá-los para maximizar sua eficiência, sendo isso “a chave para extrair o máximo dessas ferramentas”, diz o especialista.
Quanto aos custos, é preferível escolher soluções que ofereçam bom retorno sobre o investimento, priorizando eficiência e processos de segurança da organização.
No que se refere à governança, empresas devem revisar constantemente suas políticas para garantir que a implementação da tecnologia seja segura e eficiente.
IA generativa na saúde
A dr.consulta emprega IA para melhorar processos internos, como automação de prontuários médicos, sumarização de atendimentos e gestão de consultas e reembolsos, além de realizar simulações e otimizações em tempo real com “digital twins” de operações.
A rede de centros médicos que oferece consultas médicas, exames e serviços de saúde optou por desenvolver seu próprio Large Language Model (LLM), treinado com sua base de dados utilizando um modelo open source para reduzir custos.
“A IA generativa é como você democratiza a inteligência artificial dentro da companhia. Se consigo montar uma estrutura base bem feita, posso usar diversas soluções em diferentes áreas da empresa”, afirma Guilherme Kato.
O CTO da empresa mencionou, ainda, a necessidade de desenvolver uma boa engenharia de prompt para garantir que as respostas da IA sejam precisas e úteis.
É possível, segundo ele, melhorar a qualidade do atendimento médico com a IA, permitindo que médicos passem mais tempo interagindo com os pacientes em vez de se preocupar com tarefas administrativas.
Um olhar para a sustentabilidade
A Zenvia, empresa que oferece soluções para a comunicação entre organizações e clientes, utiliza IA em diversas frentes para melhorar a eficiência e a experiência do cliente, a partir de chatbots simples e eficientes, assistentes virtuais e automação de processos repetitivos (por exemplo, emissão da segunda via de boletos e reembolsos).
A ferramenta também é aplicada para aumentar a capacidade e a velocidade do desenvolvimento de software, elevando a produtividade de suas equipes de engenharia.
No webinar, José Roberto de Oliveira abordou a relação entre inovação e crescimento sustentável. “A inovação é o motor do crescimento, mas precisamos garantir que esse crescimento seja sustentável a longo prazo. Parcerias entre o setor privado, governos e ONGs são essenciais para avançarmos na agenda de sustentabilidade”.
Segundo o diretor de engenharia da Zenvia, essas colaborações são fundamentais para gerar soluções sustentáveis e aumentar seu impacto.
“Adotar práticas sustentáveis pode, a longo prazo, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional”, conta.
Melhorias na educação
A Cogna Educação, companhia que atua no setor educacional, usa IA para personalizar o aprendizado dos estudantes, ajustando o conteúdo e o ritmo de ensino de acordo com o desempenho e necessidades individuais de cada aluno.
Além disso, a tecnologia ajuda a automatizar processos administrativos, como a gestão de matrículas, processamento de pagamentos e análise de dados operacionais. Recorre-se a ela, também, para analisar grandes volumes de dados, identificando padrões de desempenho, retenção de alunos e áreas de melhoria nos currículos.
“As soluções que construímos para eficiência, como correção de provas e matrículas, são gerenciadas e coordenadas por IA generativa. Ainda estamos no início dessa jornada, mas já conseguimos observar melhorias significativas na eficiência e redução de tempo”, diz Igor Freitas.
O vice-presidente de tecnologia da Cogna Educação salientou a importância de empresas estarem abertas às novas ferramentas, abraçando a inovação e mudanças necessárias para a transformação digital.