Neste primeiro momento, o Apple Intelligence vai funcionar apenas em inglês nos modelos profissionais do iPhone 15 (Pro e Pro Max) e no novo iPhone 16. A expectativa é que a versão em português chegue no próximo ano.
Além dos iPhones 15 Pro e Pro Max, o Apple Intelligence estará disponível também em iPads e Macs equipados com o chip M1 ou posterior. Atualmente, o novo recurso de inteligência artificial está disponível apenas para as versões beta de desenvolvedores do iOS 18, anunciado em junho. Para testá-lo, os aparelhos precisam estar configurados para a região dos EUA.
O Apple Intelligence conta com recursos da Siri integrados ao ChatGPT, da OpenAI. A Apple explicou que qualquer usuário poderá acessar o ChatGPT gratuitamente, sem a necessidade de criar uma conta.
Principais novidades de IA:
Reescrever textos: Com o Apple Intelligence, é possível reescrever, revisar e resumir textos em diversos aplicativos do iPhone, como Mail (e-mail), Notas, Pages, entre outros. Basta selecionar o texto e escolher o comando desejado. Também é possível escolher o tipo de tom do texto, como um estilo mais formal (profissional) ou informal (chamado de “friendly”, em inglês). Além disso, há a opção “conciso”.
Gerar imagens: O aplicativo “Image Playground”, que vem pré-instalado, permite criar imagens em segundos com base em três estilos: animação, ilustração ou esboço. Além de gerar imagens com base em descrições aleatórias, é possível selecionar uma pessoa presente em uma das fotos da galeria do iPhone e incluí-la na geração da imagem.
Esboços: O novo sistema permite transformar um esboço em uma imagem com o recurso “Image Wand” no aplicativo Notas. Basta desenhar um círculo ao redor do esboço. Outra função é circular um espaço vazio para produzir uma imagem. Nesse caso, o Image Wand analisará o conteúdo ao redor para gerar a imagem.
Vídeos: É possível criar vídeos a partir de fotos da galeria do iPhone com base na descrição do usuário.
Fotos: Mesmo com centenas de fotos na galeria, o usuário pode pesquisar imagens específicas, como “caminhando em frente à praia” ou “comendo em um restaurante”. Há também uma nova ferramenta para apagar pessoas e objetos de uma foto ou de um momento específico em vídeos.
Memórias: As “Memórias” no app Fotos permitem criar a história que o usuário deseja ver, apenas digitando uma descrição. De forma automática, o sistema seleciona fotos e vídeos de acordo com a descrição, montando uma narrativa em capítulos.
Gravação: Ao usar os aplicativos Notas e Telefone, é possível gravar, transcrever e resumir áudios. Após a gravação, o Apple Intelligence gera um resumo com os principais pontos.
Falar com a Siri: Com a IA, é possível interagir com a Siri (assistente inteligente da Apple) de forma alternada entre texto e áudio, já que há uma integração com o ChatGPT que permite a compreensão de imagens e documentos. Assim, a Siri pode executar comandos mais complexos, como adicionar contatos na agenda quando o usuário receber uma mensagem de um novo remetente. A Siri acessa as informações no dispositivo para buscar diferentes tipos de dados, com base nas perguntas dos usuários, como “quem me enviou a receita?” ou “onde está o meu passaporte?”.
Para acionar o comando, basta dar um toque duplo na parte inferior da tela do iPhone.
Notificações: Quando bloqueado, o iPhone exibe notificações importantes de forma prioritária. Elas podem ainda ser resumidas para uma leitura mais rápida. A IA também prioriza notificações, mesmo se o aparelho estiver com o modo “Foco” ativado, exibindo informações como consultas médicas ou compromissos familiares.
O Apple Intelligence faz parte do novo iOS 18, que traz também uma série de mudanças. Entre as novidades, estão o novo visual dos aplicativos, mais recursos de segurança e a possibilidade de navegar pela tela apenas com o movimento dos olhos. No iOS 18, todas as funções estarão disponíveis a partir do iPhone XS, exceto o Apple Intelligence.