Sam Altman afirma estar “ansioso para apoiar os esforços [de Trump] para assegurar que os EUA permaneçam à frente”
Um porta-voz da OpenAI, dona do ChatGPT, afirmou nesta 6ª feira (13.dez.2024) que o diretor-executivo da empresa, Sam Altman, planeja doar US$ 1 milhão ao fundo de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano).
“O presidente Trump liderará nosso país na era da IA, e estou ansioso para apoiar seus esforços para garantir que a América permaneça à frente”, disse Altman em comunicado.
O anúncio se dá depois de a Meta, big tech de Mark Zuckerberg, declarar que realizou uma doação do mesmo valor para o fundo. Segundo a Associated Press, a Amazon também estuda contribuir com US$ 1 milhão.
Apesar de uma disputa legal entre Altman e o dono do X, Elon Musk, o CEO da OpenAI diz que “não está preocupado” com a influência do empresário no governo de Trump. Musk processou a empresa de inteligência artificial no início deste ano. Afirma que a OpenAI traiu seus objetivos fundadores de beneficiar o bem público a fim de buscar lucros.
Elon Musk foi indicado por Donald Trump para assumir o Doge (Departamento de Eficiência Governamental) em seu governo. Vivek Ramaswamy, que deixou disputa pela nomeação do Partido Republicano para apoiar Trump, trabalhará com Musk no órgão.