A aposta em recursos de inteligência artificial nos celulares da linha S está ajudando a Samsung a ganhar share no segmento premium no Brasil. Nos primeiros nove meses do ano passado, enquanto esse segmento cresceu 29% em vendas no país em comparação com o mesmo período de 2023, a Samsung cresceu 81%. São classificados como premium os modelos com preço acima de R$ 3 mil. Os dados são da IDC e foram compartilhados pelo gerente sênior de produtos de experiência móvel da fabricante sul-coreana, Renato Citrini, durante evento realizado no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 6.
Considerando o mercado de smartphones como um todo, a Samsung deteve 48,7% das vendas no Brasil de janeiro a setembro de 2024, informou o executivo. Ou seja, praticamente metade dos aparelhos vendidos no país nesse período eram da marca sul-coreana.
Fabricação local protege contra alta do dólar
A recente alta do dólar, que ultrapassou R$ 6 algumas semanas atrás, assustou todos os players de eletroeletrônicos que atuam no Brasil. Contudo, aqueles com fabricação local, como a Samsung, são menos impactados, pois boa parte dos seus custos estão em Reais, ressaltou o executivo. Além disso, a Samsung está presente no mundo todo e tem experiência para lidar com essas flutuações cambiais, argumentou. No Brasil, a marca conta com plantas fabris em Manaus e Campinas
S25 e IA
O novo flagship da Samsung é a recém-anunciada família S25, cujas principais novidades são recursos de inteligência artificial, como a possibilidade de fazer comandos que combinem vários apps, a partir de um botão lateral que aciona o Gemini, assistente de IA do Google. Funciona com todos os apps da Samsung e do Google instalados no telefone, além de Spotify e WhatsApp.
Em sua apresentação, Citrini deu alguns exemplos de casos de uso. Pode-se pedir para pesquisar as datas de um festival de música ou de jogos de um time de futebol em um campeonato e adicionar como eventos em sua agenda. Ou tirar uma foto de uma comida e pedir a receita. Outro exemplo: pedir para resumir o conteúdo de um vídeo no YouTube e enviar o texto por WhatsApp para um contato.
Gemini X Bixby na Samsung
Apesar de ter sido preterida pelo Gemini no botão lateral do S25, a assistente Bixby da Samsung não foi abandonada. Ela continua funcionando e executando tarefas especialmente dentro de soluções e dispositivos da fabricante, como o SmartThings, app de controle de Internet das Coisas (IoT). Citrini lembrou que a Bixby recentemente ganhou até seu próprio LLM
O Gemini, por sua vez, passa a ser o assistente de IA nos smartphones da Samsung para tarefas externas, ou seja, para a consulta de recursos e dados fora do aparelho, na Internet.
Foto no alto: Entrada do evento do S25 no Rio (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)
*********************************
Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!