Uma declaração de intenções. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, a primeira geração do SEAT Leon fez uma estreia impressionante, assinalando o regresso da SEAT ao segmento dos automóveis compactos. E que melhor forma de deixar a sua marca do que ser o primeiro modelo da marca a oferecer tração integral, uma caixa de seis velocidades e até 180 cv de potência?
Uma evolução constante. A segunda geração chegou em 2005, com um design mais arrojado e aerodinâmico, fruto da criatividade de Walter de Silva, que revolucionou um segmento tradicionalmente clássico, introduzindo detalhes como os puxadores das portas traseiras embutidos, que conferiam ao modelo a aparência de um automóvel de duas portas. Este modelo combinava uma estética marcante, com motores mais eficientes. O seu sucessor, a terceira geração do SEAT Leon, representou um marco na história da marca, definindo um “antes e depois”.
A utilização de tecnologia de ponta em sistemas de infotainment, assistência à condução e o facto de ter sido o primeiro automóvel compacto a integrar iluminação Full LED, foram algumas das chaves do seu sucesso. Esta combinação de engenharia avançada e design elegante consolidou-o como um dos modelos mais destacados do seu segmento, tornando-se a geração mais vendida do SEAT Leon até hoje, com mais de um milhão de unidades entregues.
Na vanguarda da mudança. A quarta geração do SEAT Leon é a mais tecnologicamente avançada da história da marca. Conta com cinco tipos diferentes de motorizações, incluindo o e-HYBRID, que na época foi o primeiro híbrido plug-in elétrico da SEAT. O compromisso da marca foi ainda mais longe com a mais recente atualização, apresentada para celebrar o 25.º aniversário do modelo. Esta versão inclui um novo motor 1.5 e-HYBRID com 133 km de autonomia elétrica, permite carregamento rápido em apenas 26 minutos e melhora os sistemas de segurança e iluminação, graças aos inovadores faróis Matrix LED, que permitem conduzir com os máximos ligados sem encandear outros condutores. É um modelo que continua a demonstrar a sua liderança e é sinónimo de mobilidade inteligente.
Reconhecimento internacional. Desde a sua estreia, o SEAT Leon recebeu dezenas de prémios, incluindo os títulos de “Carro do Ano” em Espanha, em 2014 e 2021, “Carro do Ano” e “Carro Familiar do Ano” em Portugal, em 2021 e, “Carro Importado do Ano” na Argentina, no mesmo ano. No entanto, as distinções não se limitam ao desempenho na estrada. A sua aptidão desportiva também brilhou nas pistas: a segunda geração do SEAT Leon conquistou títulos consecutivos no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) em 2008 e 2009, tornando-se a primeira marca na história, com um motor diesel, a vencer um título mundial da FIA (Federação Internacional do Automóvel).
Deixando a sua marca. O sucesso do SEAT Leon vai além das vendas, com participações de destaque em filmes como 3 Days to Kill e Men in Black: International, ou em séries como Dark e Sherlock. A sua popularidade também deu origem a versões únicas e criativas, como o SEAT Leon Trencadís em 2020, uma homenagem ao arquiteto Antonio Gaudí.
Este modelo apresentava uma camuflagem exterior única, inspirada na técnica artística de reutilizar azulejos partidos para criar mosaicos. Já o SEAT Leon Cristobal, um carro-conceito criado em 2018, foi equipado com até 16 assistentes de segurança, projetados para prevenir o máximo de acidentes de trânsito possível. Ao longo destes 25 anos, o SEAT Leon tem sido protagonista de momentos inesquecíveis, deixando um legado que continua a abrir caminho para o futuro.