Você usa métodos tradicionais de marketing há alguns anos, mas sente que eles não são mais tão eficazes para você. Você está procurando diversificar e encontrar novas maneiras de alcançar leads qualificados para o seu negócio. Com o marketing digital para pequenas e médias empresas (PMEs), você pode fazer exatamente isso.
Nesta página, explicaremos o marketing digital, por que você deseja usar o marketing digital para PMEs, além de compartilhar estratégias para comercializar sua PME online, que incluem:
- Otimize sua presença nos mecanismos de pesquisa
- Crie conteúdo informativo
- Executar anúncios de pesquisa paga
- Crie uma estratégia de e-mail marketing
Continue lendo para aprender mais!
Por que usar o marketing digital para PMEs
Se você não conhece muito sobre marketing digital, pode estar hesitante em investir nele. Existem inúmeras razões para investir em marketing online para PMEs.
Aqui estão algumas razões pelas quais você deseja investir em marketing digital para PMEs:
1. O marketing digital para PMEs ajuda você a aumentar o reconhecimento da marca
Uma das maiores razões para usar o marketing digital para PMEs é aumentar o conhecimento da marca. Construir o reconhecimento da marca é um componente crítico para os negócios da sua empresa porque ajuda você a ganhar mais leads e conversões no futuro. Quando as pessoas estão familiarizadas com sua marca, é mais provável que escolham você quando estiverem prontas para converter.
Quando você faz marketing online para pequenas empresas, cria oportunidades para que as pessoas se familiarizem com sua empresa. A execução de anúncios pay-per-click (PPC), por exemplo, pode aumentar o conhecimento da marca em 80%. Quer o sigam nas redes sociais ou vejam os seus anúncios através da pesquisa, as pessoas ficam expostas à sua marca e conhecem a sua empresa.
2. O marketing digital para PMEs ajuda você a fornecer às pessoas acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, à sua empresa
Um dos maiores benefícios de usar o marketing digital para PMEs é que você dá às pessoas acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao seu negócio. Se você não tem presença online, as pessoas têm acesso limitado à sua empresa. Eles só podem comprar seus produtos ou fazer perguntas durante o horário de funcionamento.
Com o marketing digital, você oferece aos seus clientes em potencial acesso consistente ao seu negócio. Eles podem visitar seu site ou suas páginas de mídia social sempre que quiserem comprar um produto ou fazer perguntas. Você pode até usar coisas como chatbots do Facebook para ajudar a responder às perguntas de alguns usuários quando você não estiver disponível.
Esse acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, significa que as pessoas podem descobrir e aprender sobre sua PME, independentemente da hora do dia ou do dia da semana.
3. O marketing digital para PMEs ajuda a obter leads mais qualificados
Uma das maiores dificuldades com o marketing tradicional é atingir seu público-alvo. Quando você veicula um anúncio em outdoor ou spot de rádio, está veiculando seu anúncio para muitas pessoas que não estão interessadas em sua empresa. Pode parecer que você não está maximizando seu orçamento para aproveitá-lo ao máximo.
No entanto, com o marketing digital para PMEs, você comercializa diretamente para as pessoas interessadas em seus negócios. Quer eles pesquisem uma empresa como a sua ou vejam um anúncio enquanto procuram por um produto específico, você pode ter certeza de que está colocando sua empresa na frente das pessoas mais interessadas no que você oferece. Essas estratégias também geram mais leads do que o marketing tradicional.
O marketing de conteúdo, por exemplo, gera 54% mais leads do que os métodos tradicionais de marketing. Assim, se pretende obter leads mais qualificados para a sua PME, o marketing digital é a resposta.
4. O marketing digital para PMEs ajuda você a aumentar as vendas do seu negócio
Quando você investe em marketing digital para pequenas empresas, está criando uma oportunidade para sua empresa ganhar mais vendas. As pessoas já estão navegando online, procurando os produtos ou serviços que sua empresa oferece. Ao criar sua presença on-line, você ajuda as pessoas a encontrarem sua empresa primeiro.
A criação de uma estratégia de marketing digital permite que você promova seus negócios, capture leads e promova conversões 24 horas por dia, 7 dias por semana.
5. O marketing digital para PMEs ajuda você a obter um melhor retorno do seu investimento
Quando você investe dinheiro em métodos de marketing, deseja obter um ótimo retorno sobre o investimento (ROI) com eles. Você não quer gastar muito dinheiro no marketing de sua empresa apenas para obter um retorno mínimo. Com o marketing tradicional, é difícil saber se você está obtendo retorno do seu investimento.
A menos que você pergunte a cada cliente como eles encontraram sua empresa, não há uma maneira real de rastrear o ROI de seus métodos tradicionais. Por outro lado, os métodos de marketing on-line têm um histórico documentado de fornecer às empresas um ótimo ROI. Aqui estão alguns exemplos:
- A publicidade PPC tem um ROI de US$ 8 para cada US$ 1 gasto
- O marketing por e-mail tem um ROI de US$ 44 para cada US$ 1 gasto
- O marketing de conteúdo gera seis vezes mais conversões para empresas que o utilizam do que empresas que não o utilizam
Um plano de marketing digital para PMEs não apenas ajudará você a alcançar leads mais qualificados, mas também a convertê-los.
6. O marketing digital para PMEs ajuda você a obter mais informações sobre a eficácia de seu marketing
Quando você investe em estratégias de marketing, quer saber se elas são eficazes e estão funcionando para o seu negócio. Você quer saber o que está funcionando e o que não está. Com os métodos tradicionais, essa tarefa pode ser desafiadora porque, novamente, é difícil rastrear o que traz as pessoas para o seu negócio.
Com o marketing digital, você nunca fica no escuro. Você pode acompanhar suas campanhas de marketing para ver se elas são eficazes com seu público. Você obtém informações valiosas sobre métricas críticas e pode tomar medidas para alterar e melhorar sua campanha.
Marketing digital PME: 4 estratégias para o marketing do seu negócio empresarial
Pronto para mergulhar no marketing online para pequenas empresas?
Aqui estão quatro estratégias que sua empresa vai querer usar para crescer online:
1. Otimize sua presença nos mecanismos de pesquisa
Você não pode fazer marketing digital para PMEs sem envolver a otimização de mecanismo de busca (SEO) como parte de sua estratégia. SEO é o processo de otimizar sua presença nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para obter uma classificação mais alta. Quando você classifica mais alto, direciona tráfego mais qualificado para sua página, o que aumenta os leads e as conversões para sua empresa.
Veja o que você pode fazer para otimizar sua presença nos mecanismos de pesquisa:
- Otimize para palavras-chave relevantes
Se você deseja que sua empresa apareça em resultados de pesquisa relevantes, você precisa escolher as palavras-chave certas para suas páginas. Palavras-chave acionam seu site para aparecer em resultados relevantes, então você vai querer conduzir pesquisas de palavras-chave usando uma ferramenta como Rapidtags para ajudá-lo a encontrar as palavras-chave certas.
Quando alguém pesquisa no Google, a primeira coisa que vê em sua listagem é sua tag de título e meta descrição . Essas duas tags ajudam seu público a determinar se sua listagem é relevante. Fique dentro do limite de 60 caracteres para sua tag de título e no limite de 155 caracteres para sua meta descrição para otimizá-los.
Esses limites garantem que sua tag não seja cortada nos resultados da pesquisa. Além disso, use suas principais palavras-chave em suas tags, para que os usuários saibam que seu site é relevante.
- Construir backlinks
Se você deseja aumentar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa, concentre-se na criação de backlinks , que são links para o seu site em sites confiáveis. Os backlinks são importantes no SEO porque ajudam a aumentar a confiança e a autoridade do seu site aos olhos dos mecanismos de pesquisa. A melhor maneira de ganhar backlinks é criar conteúdo de alta qualidade.
Abordaremos isso mais a seguir, mas, em geral, a criação de conteúdo informativo de alto nível pode ajudá-lo a receber links de sites confiáveis e aumentar a confiança e a autoridade de sua empresa.
2. Crie conteúdo informativo
O marketing de conteúdo é um componente crítico do marketing digital para PMEs. Com o marketing de conteúdo, você compartilha informações que seu público deseja. Ele ajuda você a direcionar tráfego confiável para sua página enquanto se estabelece como uma autoridade experiente em seu campo.
O conteúdo vem em várias formas, incluindo:
- Postagens no blog
- Infográficos
- Vídeos
- E-books
- podcasts
Você vai querer usar uma variedade de formatos de conteúdo para manter sua estratégia atualizada. O uso de vários tipos de conteúdo facilita o apelo a diferentes membros do público que consomem conteúdo de maneiras diferentes. Veja o que você pode fazer para criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz:
- Concentre-se em fornecer as informações mais críticas
Ao criar conteúdo para o seu público, você deseja verificar se corresponde à intenção de pesquisa do seu tópico. Se você não estiver atendendo à intenção de pesquisa do seu termo-chave, as pessoas não clicarão no seu conteúdo, o que significa que ele não será classificado. Quando você tiver suas palavras-chave, faça uma pesquisa rápida no Google e veja o que já está classificado nos resultados de pesquisa desse conteúdo.
Isso o ajudará a determinar o que as pessoas encontram para que você possa fornecer as informações solicitadas e formatar seu conteúdo de maneira semelhante.
- Escreva para o seu público, não para os mecanismos de pesquisa
Um dos maiores erros que as empresas cometem é escrever para os mecanismos de pesquisa sobre seu público, na tentativa de obter uma classificação mais alta. No entanto, os mecanismos de pesquisa fornecem o melhor conteúdo para o seu público, portanto, ao criar um conteúdo amigável, você está criando um conteúdo amigável para os mecanismos de pesquisa. Ao escrever seu conteúdo, concentre-se em torná-lo compreensível e fácil de seguir.
Não abuse do jargão ou de longos parágrafos de informações sem quebrá-los. O uso de tags de cabeçalho ajudará a organizar sua página e facilitará a leitura.
- Crie conteúdo com frequência
Se você deseja que sua estratégia de conteúdo seja eficaz, precisa criar conteúdo com frequência. A criação de conteúdo geralmente mostra que você é atual e ativo em seu setor. Além disso, criar mais conteúdo cria mais oportunidades para as pessoas encontrarem sua empresa.
Para garantir que você crie conteúdo com frequência, use um calendário de marketing de conteúdo. Este calendário permite que você veja quando está criando e publicando conteúdo para que possa identificar lacunas e garantir que está postando com frequência suficiente.
3. Exiba anúncios de pesquisa paga
Em seguida, em nossa lista de estratégias de marketing digital para PMEs, está a exibição de anúncios de pesquisa paga. A publicidade de pagamento por clique (PPC) é uma ótima estratégia para ajudar você a colocar sua empresa na frente de leads mais qualificados. Com o PPC, seus anúncios aparecem no topo dos resultados de pesquisa com a palavra “anúncio” marcada neles.
Esses anúncios são uma excelente maneira de fazer com que sua empresa apareça no topo dos resultados de pesquisa. Isso pode ajudá-lo a superar seus concorrentes e gerar leads mais qualificados que se transformam em conversões. Aqui está o que você pode fazer para lançar uma campanha PPC de sucesso:
- Concentre-se em palavras-chave de cauda longa
Ao executar uma campanha PPC, você precisa selecionar palavras-chave para determinar onde seu anúncio será exibido. Assim como o SEO, você deve se concentrar em palavras-chave de cauda longa para seus anúncios PPC. Palavras-chave de cauda longa são melhores para seus anúncios PPC porque direcionam tráfego mais qualificado para seu site.
Como as palavras-chave de cauda longa são específicas, elas têm menos concorrência, o que leva a um menor custo por clique (CPC) . Como resultado, você pode obter mais do seu orçamento de publicidade.
- Use extensões de anúncio para aprimorar seus anúncios
Se você deseja ter anúncios PPC bem-sucedidos, convém usar extensões de anúncio para levá-los ao próximo nível. As extensões de anúncio permitem que você adicione mais informações ao seu anúncio que estimulem o público a clicar. De extensões de sitelink a extensões de frase de destaque, há várias extensões que você pode usar para aprimorar seu anúncio e oferecer uma experiência melhor.
- Crie páginas de destino personalizadas
Se você deseja obter o máximo de seus anúncios PPC, deve criar uma página de destino personalizada para cada uma de suas campanhas. Uma página de destino personalizada ajuda a manter seu público focado no produto ou serviço que você está anunciando. O design de sua página de destino personalizada deve refletir sua empresa para que as pessoas se familiarizem com sua empresa corporativa.
Você também deve garantir que está utilizando o espaço em branco e se concentrando apenas em informações críticas para manter sua página de destino organizada e focada. Essa abordagem ajudará você a obter mais conversões.
4. Crie uma estratégia de e-mail marketing
O último item da nossa lista de estratégias de marketing digital para PME é elaborar uma estratégia de marketing por e-mail. Quando você faz marketing on-line para pequenas empresas, deseja se concentrar na construção de relacionamentos com clientes em potencial para poder alimentá-los em direção à conversão. O marketing por e-mail é uma estratégia primordial para nutrir esses leads para comprar seu produto ou usar seu serviço.
Com o email marketing, você se concentra em enviar informações e promoções diretamente para as caixas de entrada do seu público. Para começar com essa estratégia, você precisa ter uma lista de assinantes. Você pode obter assinantes adicionando uma barra de inscrição de e-mail ao seu site, usando formulários de inscrição pop-up ou perguntando pessoalmente.
Para ajudá-lo a criar uma estratégia de marketing por e-mail matadora, siga estas práticas recomendadas:
- Segmente seus assinantes
Se você deseja que sua estratégia de email marketing seja bem-sucedida, comece segmentando seus assinantes. Nem todo mundo está interessado no seu negócio pelos mesmos motivos, então você quer segmentá-los para entregar apenas os e-mails mais relevantes. Você pode segmentar assinantes com base em dados demográficos, interesses em sua empresa e muito mais.
Depois de criar esses segmentos, você pode fornecer informações relevantes para cada um.
- Personalize a experiência
Além de segmentar seus assinantes, você também deseja personalizar a experiência de seu público. A personalização aumenta a probabilidade de seu público se envolver com seus e-mails porque você adapta as informações a eles. A personalização pode ser qualquer coisa, desde usar o nome deles em seus e-mails até adaptar o conteúdo do e-mail e as páginas de destino do marketing por e-mail aos hábitos de compras e compras.
- Use ferramentas para ajudar a gerenciar seus e-mails
Quando você executa uma campanha de marketing por e-mail, pode ficar rapidamente sobrecarregado com tudo o que precisa fazer para gerenciar suas campanhas de e-mail. É por isso que é fundamental que você invista em ferramentas de e-mail marketing para ajudá-lo a gerenciar seus e-mails. Uma ferramenta como o MyEmailFX facilita a criação, o envio e o monitoramento de seus e-mails em um só lugar.
Isso facilita o gerenciamento de sua estratégia de e-mail à medida que você ganha mais assinantes e envia mais e-mails.
Comece hoje mesmo com o marketing digital para PMEs
Investir em marketing digital para pequenas empresas é uma ótima maneira de ajudar sua PME a prosperar online. Você verá um aumento no tráfego, leads e vendas de sua empresa ao criar uma estratégia de marketing. Se você não sabe por onde começar com seu marketing online, o MidiaPro está aqui para ajudar.
Temos uma equipe de especialistas em marketing que podem ajudá-lo a criar o plano de marketing digital perfeito. Nossa equipe de especialistas em marketing sabe como criar campanhas de marketing que geram resultados.
Você pode ter certeza de que criaremos uma campanha que gere resultados para os negócios da sua empresa. Pronto para começar com marketing digital para PMEs? Entre em contato conosco on-line para falar com um estrategista sobre nossos serviços de marketing digital!