Os produtos assados de Johan sempre fizeram sucesso entre seus clientes. Todo mês de janeiro, porém, seu negócio de panificação enfrenta uma queda nas vendas. Depois de conversar com frequentadores, ele descobre que a maioria de seus clientes resolve comer menos doces no início do ano, após as festas de fim de ano.
Devido a esta descoberta, ele quer desenvolver ofertas sazonais sem carboidratos e com baixas calorias no início de cada ano. Johan precisa de uma estratégia de produto sólida para começar.
Se você é como Johan e precisa de ajuda para desenvolver uma estratégia de produto, esta postagem do blog é para você. Discutiremos o seguinte:
- O que é estratégia de produto?
- Por que a estratégia de produto é importante?
- 3 elementos de uma estrutura de estratégia de produto
- 5 tipos de estratégia de produto
- Como criar uma estratégia de produto
O que é estratégia de produto?
Estratégia de produto é um plano de negócios que detalha como desenvolver um produto que possa atender às necessidades do cliente e como você comercializará o produto. Também explica como o produto pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios.
As estratégias de produto são um guia para a idealização, desenvolvimento e lançamento de um produto e têm ajudado inúmeras empresas a ter sucesso. Uma estratégia de produto robusta ajuda sua empresa a permanecer no caminho certo para progredir e executar um roteiro de produto.
Por que a estratégia de produto é importante?
Uma estrutura de estratégia de produto é crucial para o sucesso do seu produto, orientando você na criação e lançamento de sua oferta para seu mercado-alvo. Ele fornece os seguintes benefícios:
- Identificando o nicho do seu produto
- Fornecendo uma direção clara para suas equipes
- Definindo uma base para o roteiro do seu produto
Vamos discutir cada benefício:
Identificando o nicho do seu produto
Seu produto não é para todos. No nosso exemplo anterior, os produtos de baixas calorias de Johan não se destinam a todos os seus clientes. Os produtos, no entanto, destinam-se a um segmento específico de clientes .
Uma estratégia de produto pode ajudar Johan e empresas como a sua a definir claramente o nicho do seu produto. Ao compreender claramente o nicho do seu produto, sua equipe de desenvolvimento de produto pode tomar decisões tendo em mente o seu público-alvo.
Fornecendo uma direção clara para suas equipes
Uma estratégia de produto alinha diferentes equipes em sua organização. Equipada com conhecimento sobre o nicho e a estratégia do seu produto, sua equipe de vendas sabe como discutir as propostas de venda exclusivas (USPs) e o valor do seu produto com seus clientes potenciais.
Sua equipe de marketing pode elaborar um plano e lançar campanhas que alcancem o público certo com mensagens de marketing que tenham repercussão neles.
Como seu produto funciona e como ele aborda os pontos fracos do cliente? Quando sua equipe de pós-venda sabe as respostas para essas perguntas, ela pode responder melhor às perguntas de seus clientes. Além disso, eles podem antecipar dúvidas e se preparar com antecedência.
Definindo uma base para o roteiro do seu produto
Sua estratégia de produto mostra claramente o que sua empresa deseja realizar com seu produto. Também define as funções das diferentes equipes da sua organização e as diferentes fases de desenvolvimento do produto.
Uma estratégia de produto estabelece uma base sólida para o roteiro de seu produto. Assim, será mais fácil criar um roteiro de produto que detalhe como você executará seu plano.
3 elementos de uma estrutura de estratégia de produto
Diferentes empresas terão suas próprias estruturas de estratégia de produto. Cada estrutura de estratégia de produto, entretanto, sempre terá estes elementos:
- Visão de mercado
- Metas
- Iniciativas
Vamos discutir cada um:
1. Visão de mercado
Qual é a oportunidade de negócio que seu produto está aproveitando? Como seu produto atenderá seus clientes?
Estas são algumas das questões que a sua visão de mercado deve enfrentar. Além disso, sua visão de mercado define seus clientes-alvo e detalha como você posiciona seu produto no mercado.
2. Metas
O que você deseja realizar com seu produto? Definir metas dá às diferentes equipes do seu negócio um cronograma para o desenvolvimento, lançamento e outras iniciativas do produto dentro da sua estratégia de produto.
Estabeleça metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado (SMART) para determinar rapidamente se você atingiu seus objetivos. Aqui estão alguns exemplos de metas SMART para os doces de baixa caloria de Johan:
- Gerar vendas de 3.000 doces de baixa caloria no primeiro mês de lançamento
- Aumentar as vendas de doces de baixa caloria em 3% mês após mês
3. Iniciativas
As iniciativas são a área de foco e investimento do seu negócio com base nos objetivos que você traçou em sua estratégia. Eles normalmente exigem que diferentes equipes dentro de uma empresa colaborem para alcançar o sucesso.
Por exemplo, digamos que você possui um estúdio de balé e uma de suas metas é aumentar a retenção de clientes da sua empresa em 10% até o final do ano.
Suas iniciativas envolvem que sua equipe de marketing entenda melhor seus clientes para fornecer ofertas que lhes interessem. Além disso, sua equipe de vendas também pode aproveitar oportunidades de upsell . Se eles se inscreverem nas aulas de primavera e outono, obterão mais valor com seu dinheiro.
5 tipos de estratégia de produto
Negócios diferentes exigem estratégias diferentes. Afinal, cada um tem um conjunto de objetivos empresariais únicos. Aqui estão diferentes tipos de estratégias de produtos que as empresas podem explorar:
- Custo: Existe uma oportunidade para uma oferta que custe menos que os produtos existentes? As empresas que criam necessidades diárias, como papel higiênico, podem usar essa estratégia. Esses produtos são construídos de forma econômica para competir com os produtos existentes, com a vantagem de um preço mais baixo.
- Serviço: Esta estratégia de produto oferece excelente atendimento ao cliente, além de possuir um conjunto de recursos que atende às necessidades do cliente. Ao fornecer suporte pós-venda incomparável, você promove a fidelidade à marca entre os clientes existentes.
- Diferenciação: Seu produto ou serviço possui uma característica única não vista nas soluções atuais? Esta estratégia de produto capitaliza recursos especiais à medida que atraem clientes. Os fabricantes de celulares têm usado essa estratégia de produto para introduzir novos recursos a cada lançamento.
- Foco: se você está apresentando um produto que atende a uma buyer persona específica , você está empregando esse tipo de estratégia de produto. Concentrar seus esforços em um conjunto específico de clientes ajuda a criar ofertas personalizadas que cultivam a fidelidade à marca.
- Qualidade: As marcas de luxo empregam esse tipo de estratégia de produto, pois seus clientes se preocupam mais com a qualidade do produto do que com o preço. Esta estratégia de produto utiliza materiais ou ingredientes de alta qualidade para satisfazer seus clientes.
Como criar uma estratégia de produto (+ perguntas a serem feitas)
Usando os elementos de nossa estrutura de estratégia de produto anteriormente, você pode criar a estratégia de produto da sua empresa por meio destas etapas:
- Tenha uma visão de mercado
- Estabeleça metas para o seu produto
- Planeje suas iniciativas
Vamos examinar cada um:
1. Tenha uma visão de mercado
Identifique a oportunidade de negócio que você está almejando com seu produto. Certifique-se de responder às seguintes perguntas:
- Qual dos seus concorrentes está dominando o mercado?
- Quais são os desafios que sua empresa está enfrentando?
- Quais são os pontos fortes do seu negócio?
- Quem é seu cliente-alvo?
- Como é o mercado?
- Como você promoverá seu produto?
2. Estabeleça metas para o seu produto
As metas SMART podem ajudá-lo a monitorar seu sucesso. Você também pode usar estas perguntas guia:
- O mercado é volátil?
- Quais métricas você deve acompanhar regularmente?
- O que sua empresa deve alcançar com o produto?
- Quão envolvidas estão as diferentes equipes em cada objetivo?
3. Planeje suas iniciativas
Suas iniciativas exigem que diferentes equipes de sua empresa colaborem para alcançar o sucesso, portanto, você precisa se alinhar com todas as partes interessadas. Você precisa se perguntar estas perguntas:
- Quais são suas prioridades?
- Quais são as buyer personas que você está almejando?
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