Seu guia para expandir seu negócio local

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O marketing local é um conjunto de estratégias que você utiliza para promover sua empresa em uma área específica. Se você administra uma empresa local, convém usar o marketing local para alcançar os clientes com maior probabilidade de comprar com você.

E se você impulsionar as vendas online e pessoalmente? O marketing local ainda é perfeito! Uma estratégia robusta integra o marketing online local com táticas offline para gerar resultados mais eficientes.

Pronto para aprender mais? Continue lendo para descobrir 12 maneiras de usar o marketing local para expandir seus negócios!

E se você quiser saber mais sobre estratégias de marketing digital que geram resultados, confira nossa biblioteca de guias gratuitos! Cobrimos tudo, desde otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) até mídias sociais, para ajudá-lo a alavancar estratégias orientadas a resultados que farão seu negócio crescer.

12 maneiras de usar o marketing local

A chave para qualquer estratégia de marketing local envolve táticas de marketing digital que complementam sua abordagem offline. Doze das estratégias de marketing local online e offline mais eficazes para aumentar o alcance local da sua empresa são:

  1. Otimizando seu site para SEO local
  2. Reivindicando seu perfil comercial do Google
  3. Gerenciando suas citações
  4. Envolvendo-se no marketing de mecanismo de pesquisa local
  5. Marketing para moradores locais nas redes sociais
  6. Mostrando o quanto você se preocupa com sua comunidade
  7. Participação em eventos locais
  8. Ganhar backlinks de meios de comunicação locais
  9. Unificando seus canais de marketing
  10. Construindo relacionamentos com empresas próximas
  11. Comprando a cultura local
  12. Acompanhamento de SEO local em vários locais

Vá direto para a estratégia que você mais deseja aprender ou continue lendo para ver como você pode aproveitar todas as 12 dicas para uma estratégia de marketing local robusta!

1. Otimize seu site para SEO local

O marketing digital local permite que você alcance consumidores por meio de pesquisas “perto de mim”, que aumentaram mais de 500% nos últimos anos.

Para alcançar esses clientes, você precisará investir em SEO local. SEO local é o processo de otimização do seu site para aparecer em uma posição superior nos resultados de pesquisa para consultas baseadas em localização e pesquisadores perto de você.

Para otimizar seu site para SEO local, você deve:

  • Projete um site otimizado para celular: Por que? Porque muitos proprietários de smartphones usam seus telefones para encontrar empresas locais, com pesquisas baseadas em localização representando 30% de todas as pesquisas em dispositivos móveis.
  • Encontre palavras-chave locais para segmentar: A pesquisa de palavras-chave constitui a base para todas as táticas de SEO. Se quiser ter uma classificação elevada em pesquisas locais específicas, você precisará saber quais são essas pesquisas para responder de acordo.
  • Crie conteúdo orientado localmente: Depois de ter essas palavras-chave locais, crie a segmentação de conteúdo. Você vai querer páginas e postagens que centralizem sua localização para mostrar aos pesquisadores – e ao Google – que você faz parte da comunidade.
  • Deixe sua localização e informações de contato claras: Garanta que qualquer visitante do site possa ver rapidamente onde você está e como pode contatá-lo.

2. Reivindique (e use) seu perfil comercial do Google

Você já pesquisou no Google por uma empresa próxima e encontrou uma caixa com listagens de empresas locais nos resultados da pesquisa?

Pacote local de Harrisburg para lanchonetes

Este resultado usa o perfil comercial da empresa no Google. O Google frequentemente apresenta esses perfis em um “pacote local” de empresas para muitas pesquisas orientadas à localização. Você vai querer reivindicar o seu e atualizá-lo com informações precisas para aparecer em pesquisas locais relevantes.

Para começar, você deve garantir que seu perfil comercial do Google tenha:

  • Nome
  • Endereço
  • Horas
  • Número de telefone
  • Descrição do negócio

Perfil da empresa do Google Burger Yum

Se quiser aproveitar ao máximo seu perfil, você também deve incluir fotos de sua localização física e publicar postagens orientadas para localização em sua página.

3. Gerencie suas citações

O Google gosta de confirmar se as empresas locais estão onde dizem que estão e usa outros sites para garantir a credibilidade do seu site. Você pode facilitar esse processo reivindicando e gerenciando suas citações locais, que envolvem quaisquer páginas que mencionem as principais informações da sua empresa, como localização e horário de funcionamento.

O perfil da sua empresa no Google e o site são ótimos pontos de partida, mas você também pode criar citações locais:

  • Colocar sua empresa em sites de avaliação
  • Reivindicar perfis de negócios em outros mecanismos de pesquisa, como o Bing
  • Incluir seu endereço e número de telefone em seus perfis de mídia social

Dica profissional: Use nosso software LocalMP para gerenciar suas citações em mais de 100 diretórios. Nosso software irá ajudá-lo a encontrar listagens desatualizadas e atualizá-las com facilidade!

4. Envolva-se no marketing de mecanismo de busca local

Embora o SEO local ajude sua empresa a impulsionar suas classificações orgânicas, o marketing de mecanismo de pesquisa permite que você pague pela colocação nos resultados de pesquisa. Você pode até pagar por anúncios nos resultados de pesquisa locais!

Anúncios de pesquisa local de vestidos em Harrisburg

O marketing de mecanismo de busca local é um tipo de publicidade paga por clique (PPC) que tem como alvo pesquisas locais. Ao direcionar seus anúncios da Rede de Pesquisa para clientes locais, você gasta seu orçamento de publicidade com mais eficiência.

Além disso, você está dando aos pesquisadores o que eles desejam! Quando fazem pesquisas online, 80% das pessoas gostam de ver anúncios direcionados localmente.

5. Marketing para moradores locais nas redes sociais

Já mencionei a inclusão de seu endereço e número de telefone em seus perfis de mídia social, mas você também pode dedicar sua estratégia de mídia social para alcançar clientes locais. Como? Por meio de anúncios pagos, direcionando e promovendo conteúdo local que atrairá clientes próximos.

Você participou recentemente de um evento na cidade? Compartilhe! Há alguma curiosidade sobre a cidade relevante para o seu negócio? Você também pode compartilhá-los!

Você também pode verificar sua localização para check-ins do Facebook para que os usuários possam “fazer check-in” em sua empresa quando postarem.

Check-in do Facebook no Walt Disney World

Os check-ins darão a você uma visibilidade valiosa no Facebook porque mostrarão a todos os seguidores do postador que estavam em sua empresa.

Você também pode veicular anúncios em aplicativos como o Nextdoor, que servem como plataformas de mídia social local para as pessoas interagirem com outras pessoas em sua vizinhança. É uma ótima oportunidade para você alcançar os moradores da sua comunidade.

6. Mostre o quanto você se preocupa com sua comunidade

Uma grande parte do marketing consiste em construir relacionamentos com seu público. Quando você opera em um local específico, muitos clientes apreciarão ver você ajudando a comunidade.

Como você pode mostrar o quanto se preocupa com sua cidade? Seja voluntário em eventos locais e patrocine atividades relevantes para o seu negócio! Por exemplo, uma loja de animais poderia ser voluntária no evento de adoção de um abrigo de animais local.

7. Participe de eventos locais

Você também deve participar de outros eventos locais, como feiras e conferências de negócios. Você pode até hospedar eventos em sua empresa.

À medida que as pessoas passam por esses eventos, elas verão seu nome pela cidade com mais frequência, aumentando sua visibilidade para o público local. Além disso, você pode escrever sobre essas feiras e conferências e aproveitar esse conteúdo local de primeira linha para suas redes sociais e site!

Dica profissional: Ao organizar um evento em sua empresa, tente usar uma hashtag de marca e incentive os visitantes a compartilharem sobre o evento nas redes sociais. Essas postagens farão com que sua empresa seja vista pelos amigos e familiares de seus clientes que moram na região.

8. Ganhe backlinks de meios de comunicação locais

Como o Google gosta de confirmar a autoridade de um site, os backlinks são o principal fator de classificação de SEO. Mas o que são backlinks? Backlinks são qualquer link de outro site para seu site.

Para SEO local, você deseja obter backlinks de:

  • Mídia local, como sites de notícias locais
  • Listagens de empresas no escritório de visitantes da sua cidade
  • Eventos locais dos quais você participou, como eventos voluntários ou conferências
  • Escolas e universidades próximas, se você oferecer descontos para estudantes

9. Unifique seus canais de marketing

À medida que os consumidores interagem com as empresas através de dispositivos e pessoalmente, o marketing omnicanal está se tornando mais predominante. Adapte-se à forma como os clientes compram, unificando seus canais de marketing, tanto presenciais quanto on-line.

Por exemplo, você pode oferecer opções de “compre online, retire na loja” e forneça cupons aos visitantes do seu site para uso na loja ou online. Você também pode usar uma plataforma de marketing omnicanal para organizar seus canais e mantê-los consistentes.

10. Construa relacionamentos com empresas próximas

Encontre empresas próximas com as quais você possa fazer parceria para eventos ou promoções conjuntas. Você atrairá uma multidão do público deles e do seu, ampliando seu alcance.

Além disso, essa estratégia de marketing local ajuda você a ganhar mais backlinks. Quando outras empresas locais souberem sobre o seu evento, elas poderão criar um link para ele em seus sites. O algoritmo do Google adorará ver seu site ganhando backlinks de empresas relevantes na área.

11. Adquira a cultura local

Sua cidade tem uma história divertida? Eventos anuais populares? Alguma característica única? Se sim, use esses elementos culturais locais!

Talvez essas informações locais inspirem um evento, uma postagem em um blog ou uma postagem nas redes sociais. Ao falar sobre esses fatos online, você impulsionará sua estratégia de marketing digital local com conteúdo natural e relevante e fortalecerá seu relacionamento com os moradores da cidade.

Muitos que moram perto de sua empresa amam sua cidade, então vão gostar de ver você participar das peculiaridades e personalidade divertidas da cidade.

12. Rastreie o SEO local em vários locais

Com qualquer estratégia de marketing, você precisa acompanhar seus resultados para otimizar continuamente sua abordagem.

Para SEO local, você pode usar o Google Analytics para coletar dados do site e de anúncios de pesquisa de acordo com a localização do usuário. Use esses insights para avaliar até que ponto seu site alcança usuários locais e se esses usuários realizam conversões.

Os insights obtidos podem ajudá-lo a adaptar sua estratégia de marketing local daqui para frente, para que você possa gerar mais leads para sua empresa.

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