Como o SGE do Google afetará o tráfego orgânico? (E como responder em 2024)

Como o SGE do google afetará o tráfego orgânico (E como responder em 2024)

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Conheça o Search Generative Experience (SGE) SGE do Google , um experimento que prevê um grande impacto no tráfego orgânico. Com alguns sites esperando uma redução de até 60% no tráfego orgânico, tornou-se imperativo que as empresas entendam como o SGE afeta o tráfego orgânico – e como responder.

Continue lendo para saber mais sobre o impacto do tráfego orgânico da SGE e as medidas proativas a serem tomadas agora!

O que é a experiência generativa da Pesquisa SGE do Google?

O SGE do Google é uma experiência de pesquisa orientada por IA que utiliza IA generativa para responder às dúvidas dos usuários por meio de instantâneos, perguntas de acompanhamento, experiências verticais e muito mais. SGE aprimora as experiências de pesquisa, permitindo que os usuários naveguem pelos resultados com a ajuda de ferramentas generativas baseadas em IA.

Veja um exemplo no vídeo abaixo e aproveirte para se inscrever em nosso canal para receber novas atualizações e participar de nossos conteúdos exclusivos para seguidores e clientes.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube!

Participe da nossa comunidade no YouTube!

Clique no link abaixo para visitar nosso canal e se inscrever. Você terá acesso a conteúdo exclusivo e atualizações regulares. Não perca!

Inscreva-se agora!
O que é SGE e como ele mudará o SEO

Dê uma olhada em algumas das novas maneiras pelas quais a IA na Pesquisa pode fazer o trabalho pesado para que você não precise fazê-lo. Basta perguntar.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube!

Participe da nossa comunidade no YouTube!

Clique no link abaixo para visitar nosso canal e se inscrever. Você terá acesso a conteúdo exclusivo e atualizações regulares. Não perca!

Inscreva-se agora!

Como o SGE do Google afetará o tráfego orgânico?

Na pesquisa, o posicionamento é tudo. Estudos repetidos mostram que classificações mais altas aumentam o número de tráfego – 68% dos usuários clicam nos primeiros cinco resultados de pesquisa. Com a estimativa de que o SGE crie uma redução de 140% na visibilidade orgânica, isso diminuirá naturalmente o tráfego orgânico do site.

Por que o SGE do Google afetará o tráfego orgânico?

Os instantâneos SGE têm uma altura média de 1764 pixels. Para efeito de comparação, a resolução média da tela é de 1920 x 1080 pixels.

A Experiência Gerativa de Pesquisa afetará o tráfego orgânico por alguns motivos, incluindo os seguintes:

  • Objetivo: embora o Google queira “continuar conectando as pessoas à riqueza e vibração do conteúdo da web”, ele também deseja que a SGE “ajude as pessoas a obter rapidamente uma visão geral sobre um tópico, com fatores a serem considerados e informações úteis”, o que altera a típica jornada do usuário na web.
  • Posicionamento: os instantâneos da experiência generativa de pesquisa aparecem antes dos resultados da pesquisa orgânica. Em alguns casos, esses instantâneos aparecem antes ou depois dos anúncios pagos (além disso, o Google está desenvolvendo anúncios baseados em SGE ).
  • Tamanho: o Google desenvolveu o SGE para “ajudar [as pessoas] a obter mais com uma única pesquisa”. Portanto, os instantâneos SGE têm uma altura média de 1764 pixels . Para efeito de comparação, a resolução média da tela é de 1920 x 1080 pixels.

Com posicionamento prioritário, além de um tamanho imenso que resume e orienta a jornada do usuário, o Search Generative Experience atua mais como um mecanismo de resposta do que como um mecanismo de busca, o que afeta o tráfego orgânico – algo que é mais do que uma métrica para as empresas, mas uma tábua de salvação para os negócios.

Como o SGE do Google afetará outras métricas orgânicas?

A Search Generative Experience fará mais do que diminuir o tráfego orgânico – também diminuirá as métricas associadas ao tráfego orgânico, como a receita orgânica. Com menos visitantes do site, menos pessoas podem se converter em seguidores, leads ou clientes.

Devido a este impacto esperado, as empresas devem considerar:

  1. Otimizando para experiência generativa de pesquisa para maximizar o tráfego potencial
  2. Investir na otimização da taxa de conversão (CRO) para melhorar as taxas de conversão no site
  3. Construindo estratégias omnicanal para aproveitar vários canais para gerar receita online

É claro que essas mudanças exigem a adesão da liderança, e é por isso que é tão importante começar a educar os líderes sobre a Experiência Gerativa de Pesquisa. Com uma melhor compreensão disso e de seu impacto potencial nos canais de marketing digital, como a pesquisa, os líderes podem aprovar as próximas etapas.

Quanto o SGE do Google afetará meu tráfego orgânico?

Compreender o quanto o SGE afetará o tráfego orgânico da sua organização começa com a conclusão de uma avaliação de impacto do SGE. No entanto, a pesquisa mostrou que alguns setores sofrerão um impacto mais significativo da Experiência Gerativa de Pesquisa, incluindo:

INDÚSTRIA% DE CONSULTAS COM SGE
Assistência médica76%
Comércio eletrônico49%
Tecnologia48%
Seguro45%
Educação44%
Restaurantes36%
Entretenimento36%
Viagem30%
Finança17%

Ao visualizar os dados acima, lembre-se de que o Google Search Generative é um experimento e continua passando por atualizações rápidas, o que significa que os setores afetados podem mudar rapidamente. Alguns SEOs prevêem que o Search Generative Experience nem será lançado.

Portanto, embora recomendemos a preparação para o SGE, não recomendamos deixá-lo dominar suas escolhas.

Como se preparar para a experiência generativa da Pesquisa Google

Agora que você entende como o SGE afetará o tráfego orgânico, saiba como se preparar para o SGE do Google:

1. Gerencie as expectativas

Primeiro, prepare-se para gerenciar as expectativas da liderança quando se trata de tráfego de busca.

Conclua uma avaliação de impacto SGE para entender melhor como a Search Generative Experience afetará seus negócios. Concentre-se nas palavras-chave mais valiosas da sua organização para gerar uma avaliação precisa.

Com base na avaliação, crie novos benchmarks de desempenho, como o crescimento orgânico do tráfego.

Lembre-se de incluir recursos visuais ao apresentar essas informações à liderança – alguns podem nunca ter ouvido falar de Search Generative Experience. Esses recursos visuais podem ajudar a demonstrar o “porquê” do impacto do tráfego orgânico da SGE.

Você também vai querer descrever como a equipe planeja responder (confira as dicas abaixo para orientação).

2. Melhore as classificações de SEO

Sites que praticam otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) tendem a aparecer na Search Generative Experience e a ter uma boa classificação nos resultados da Pesquisa Google. É por isso que é fundamental continuar investindo em SEO e aumentando seus rankings de SEO .

A SGE “está enraizada em nossos principais sistemas de classificação e qualidade de pesquisa [do Google]”.

Para confirmação, o Google afirma que o SGE “está enraizado em nossos principais sistemas de classificação e qualidade de pesquisa [do Google]”. Esses sistemas incluem fatores de classificação novos e conhecidos , como PageRank, conteúdo útil e experiência na página .

Direcione SEO on-page , off-page e técnico com otimizações como:

  • Criação de conteúdo útil e original que se alinhe ao seu público-alvo
  • Melhorar a experiência do usuário na página, como por meio de melhorias na velocidade da página
  • Desenvolver ferramentas, pesquisas ou estudos exclusivos e compartilháveis ​​que atraiam backlinks

Saiba mais sobre como melhorar o SEO com nossa lista de verificação gratuita de SEO na página !

3. Otimize para experiência geradora de pesquisa

As empresas com um programa de SEO bem otimizado também devem começar a otimizar para Search Generative Experience. Essas otimizações geralmente se alinham à otimização de mecanismos de pesquisa; portanto, mesmo que o SGE não seja lançado, elas ainda beneficiarão sua estratégia de SEO .

As otimizações SGE eficazes que descobrimos incluem o seguinte:

  • Adquira um Painel de conhecimento do Google
  • Torne o conteúdo mais fácil de ler (nossa ferramenta de teste de legibilidade pode ajudar!)
  • Use dados estruturados , como LocalBusiness, Produto, Perguntas frequentes e Como fazer
  • Fortalecer os sinais EEAT no conteúdo, como citações, estatísticas e citações
  • Suporte conteúdo com multimídia original, como vídeos personalizados e infográficos
  • Junte-se ao Google Merchant Center (se relevante)
  • Aumente as menções de terceiros, como em sites de diretórios ou outros sites confiáveis

Saiba mais sobre como aparecer em snapshots SGE com nosso passo a passo sobre como se classificar no SGE!

4. Aproveite a otimização da taxa de conversão

Com a expectativa de que a Search Generative Experience diminua o tráfego orgânico, melhorar as taxas de conversão do site é ainda mais importante. A otimização da taxa de conversão pode ajudar. Com um programa CRO eficaz , é possível obter ganhos rápidos para gerar mais leads e receitas, como:

  • Melhorar a usabilidade do site ou página
  • Otimizando o processo de checkout
  • Incorporando sinais de confiança, como certificações e avaliações
  • Simplificando mensagens para maior clareza

Existem muitas ferramentas de otimização de taxa de conversão disponíveis, bem como serviços profissionais de otimização de taxa de conversão, se você estiver procurando por ajuda profissional. Lembre-se que trabalhar com um profissional muitas vezes resulta em ganhos mais rápidos devido à sua experiência.

5. Diversifique os canais de marketing

Em seguida, concentre-se na criação de uma estratégia de marketing omnicanal , que possa alavancar canais como:

  • Pago
  • E-mail
  • Social
  • Mercados on-line

Estabelecer uma campanha de marketing omnicanal exige tempo e conhecimento, mas é fundamental quando se considera a descontinuação de cookies de terceiros e o desenvolvimento da Experiência Gerativa de Pesquisa.

Com o marketing omnicanal, é possível criar uma jornada de compra mais fluida (e eficaz) .

Adapte-se ao SGE do Google com especialistas premiados

A Search Generative Experience promete grandes mudanças no tráfego de pesquisa, desde a diminuição da visibilidade online até a redução do tráfego de pesquisa. Porém, com uma abordagem proativa, as empresas podem se preparar agora, melhorando as classificações de SGE e expandindo suas fontes de tráfego.

Comece com as dicas acima! Ou comece a trabalhar com especialistas premiados entrando em contato conosco online hoje mesmo! Com nossos serviços de otimização Google SGE, desenvolvemos uma abordagem proprietária para melhorar a visibilidade da Experiência Gerativa de Pesquisa.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube!

Participe da nossa comunidade no YouTube!

Clique no link abaixo para visitar nosso canal e se inscrever. Você terá acesso a conteúdo exclusivo e atualizações regulares. Não perca!

Inscreva-se agora!
SGE CHEGOU!!! Será que agora é o FIM DO SEO?

Quem trabalha com SEO e produção de conteúdo está, com certeza, roendo as unhas, desde que o Google anunciou oficialmente a implementação do SGE (Search Generative Experience), a partir do dia 14/05/24.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube!

Participe da nossa comunidade no YouTube!

Clique no link abaixo para visitar nosso canal e se inscrever. Você terá acesso a conteúdo exclusivo e atualizações regulares. Não perca!

Inscreva-se agora!

Perguntas Frequentes

O que é Google SGE?

O SGE do Google é uma experiência de pesquisa orientada por IA que utiliza IA generativa para responder às dúvidas dos usuários por meio de instantâneos, perguntas de acompanhamento, experiências verticais e muito mais. SGE aprimora as experiências de pesquisa, permitindo que os usuários naveguem pelos resultados com a ajuda de ferramentas generativas baseadas em IA.

Como o SGE afetará o tráfego orgânico?

Na pesquisa, o posicionamento é tudo. Estudos repetidos mostram que classificações mais altas aumentam o número de tráfego – 68% dos usuários clicam nos primeiros cinco resultados de pesquisa. Com a estimativa de que o SGE crie uma redução de 140% na visibilidade orgânica, isso diminuirá naturalmente o tráfego orgânico do site.

Por que o SGE afetará o tráfego orgânico?

A Experiência Gerativa de Pesquisa afetará o tráfego orgânico por alguns motivos, incluindo os seguintes:

  • Objetivo: embora o Google queira “continuar conectando as pessoas à riqueza e vibração do conteúdo da web”, ele também deseja que a SGE “ajude as pessoas a obter rapidamente uma visão geral sobre um tópico, com fatores a serem considerados e informações úteis”, o que altera a típica jornada do usuário na web.
  • Posicionamento: os instantâneos da experiência generativa de pesquisa aparecem antes dos resultados da pesquisa orgânica. Em alguns casos, esses instantâneos aparecem antes ou depois dos anúncios pagos (além disso, o Google está desenvolvendo anúncios baseados em SGE ).
  • Tamanho: o Google desenvolveu o SGE para “ajudar [as pessoas] a obter mais com uma única pesquisa”. Portanto, os instantâneos SGE têm uma altura média de 1764 pixels . Para efeito de comparação, a resolução média da tela é de 1920 x 1080 pixels.

Como o SGE afetará outras métricas orgânicas?

A Search Generative Experience fará mais do que diminuir o tráfego orgânico – também diminuirá as métricas associadas ao tráfego orgânico, como a receita orgânica. Com menos visitantes do site, menos pessoas podem se converter em seguidores, leads ou clientes.

Devido a este impacto esperado, as empresas devem considerar:

  1. Otimizando para experiência generativa de pesquisa para maximizar o tráfego potencial
  2. Investir na otimização da taxa de conversão (CRO) para melhorar as taxas de conversão no site
  3. Construindo estratégias omnicanal para aproveitar vários canais para gerar receita online

Quanto o SGE afetará meu tráfego orgânico?

Compreender o quanto o SGE afetará o tráfego orgânico da sua organização começa com a conclusão de uma avaliação de impacto do SGE. No entanto, a pesquisa mostrou que alguns setores sofrerão um impacto mais significativo da Experiência Gerativa de Pesquisa, incluindo:

INDÚSTRIA % DE CONSULTAS COM SGE
Assistência médica 76%
Comércio eletrônico 49%
Tecnologia 48%
Seguro 45%
Educação 44%
Restaurantes 36%
Entretenimento 36%
Viagem 30%
Finança 17%

Quando você faz parceria conosco para nossos serviços de marketing digital, ajudaremos você a aumentar suas classificações de pesquisa, tráfego do site, vendas e muito mais. Interessado em trabalhar com MidiaPro? Basta ligar para 21 97322-1936 ou entrar em contato on-line hoje mesmo!

assinatura jaobe antonio de oliveira e junior vargas

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!