A corrida à inteligência artificial continua a ganhar novos capítulos. Esta semana foi a vez da xAI, startup fundada pelo empresário Elon Musk, apresentar o Grok 3, um chatbot desenvolvido para rivalizar com modelos de inteligência artificial concorrentes como o norte-americano ChatGPT ou os da chinesa DeepSeek.
Na apresentação do novo modelo, num evento que foi transmitido na rede social X, a startup norte-americana alegou que o Grok 3 já ultrapassou a performance dos rivais (em particular o Gemini da Google, o GPT-4o da OpenAI, o Claude 3.5 da Anthropic e o V3 da DeepSeek) em algumas áreas, como ciência, matemática e código. Ainda assim, alerta a CNN, não ficou claro como é que o chatbot se compara a outros modelos de raciocínio, como o OpenAI 03-mini ou o DeepSeek R1.
Primeiro escreve, depois apaga. A censura da chinesa DeepSeek em tempo real e como contorná-la
PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR
Inicialmente, o Grok 3 está apenas disponível para subscritores do plano Premium Plus da rede social X, que também é detida por Elon Musk. O multimilionário afirmou que este novo modelo é sobre “a compreensão do universo” e que a inteligência artificial da xAI “procura a verdade tanto quanto possível, mesmo que essa verdade esteja por vezes em desacordo com o que é politicamente correto”.
Ao apresentar o novo chatbot, Musk disse também que se tratava da “inteligência artificial mais inteligente da Terra” e avisou os utilizadores que devem esperar “algumas imperfeições no início”, mas prometeu que serão “melhoradas rapidamente”, “literalmente todos os dias”. Por outro lado, o empresário afirmou que uma ferramenta de interação por voz (um “modo de voz” semelhante aos de concorrentes como o ChatGPT) deverá ser lançada nos próximos dias.
Segundo o site Cnet, o Grok 3 foi treinado com 200 mil processadores H100 da Nvidia, o dobro do modelo anterior (o Grok 2). O lançamento do chatbot chega numa altura em que Elon Musk é um dos grandes aliados de Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, e em que ocupa a liderança do Departamento de Eficiência Governamental do governo norte-americano.
A xAI foi lançada em 2023 e estava, em novembro do ano passado, avaliada em cerca de 50 mil milhões de dólares (aproximadamente 47,9 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual). Para esse valor contribuíram as rondas de investimento que fechou, incluindo uma de seis milhões de dólares no passado mês de dezembro.