Suspeito de Cybertruck-bomba usou ChatGPT para planejar explosão, diz polícia

Suspeito de Cybertruck-bomba usou ChatGPT para planejar explosão, diz polícia

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

WASHINGTON (Reuters) – O suposto motorista da picape elétrica Tesla Cybertruck que explodiu do lado de fora do Trump International Hotel, em Las Vegas, no dia de Ano Novo, usou o chatbot ChatGPT para planejar a explosão, disseram autoridades a  jornalistas na terça-feira (07).

O suspeito usou o ChatGPT para tentar calcular a quantidade de explosivo necessária para desencadear a explosão, disseram as autoridades.

Na semana passada, as autoridades identificaram a pessoa encontrada morta dentro do Cybertruck como Matthew Livelsberger, 37 anos, um soldado do Exército dos Estados Unidos em serviço ativo de Colorado Springs, e disseram que ele agiu sozinho. A polícia federal norte-americana, FBI, afirma que a explosão pareceu ter sido um caso de suicídio.

Suspeito de Cybertruck-bomba usou ChatGPT para planejar explosão, diz polícia

O Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas disse na terça-feira que a explosão da Cybertruck foi o primeiro incidente em solo norte-americano em que o ChatGPT foi usado para construir um dispositivo explosivo.

Os críticos da inteligência artificial tem advertido que a tecnologia pode ser utilizada para fins prejudiciais, e o ataque em Las Vegas pode reforçar esta visão.

“É importante ressaltar que agora também temos evidências claras nesse caso de que o suspeito usou a inteligência artificial ChatGPT para ajudar a planejar seu ataque”, disse o xerife Kevin McMahill, do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, a jornalistas.

Continua depois da publicidade

“Este é o primeiro incidente de que tenho conhecimento em solo americano em que o ChatGPT é utilizado para ajudar um indivíduo a construir um dispositivo específico”, acrescentou McMahill.

A OpenAI, criadora do ChatGPT, disse que a empresa está “comprometida em ver as ferramentas de IA usadas com responsabilidade” e que seus “modelos são projetados para recusar instruções prejudiciais”.

“Nesse caso, o ChatGPT respondeu com informações já disponíveis publicamente na Internet e forneceu avisos contra atividades prejudiciais ou ilegais”, disse a empresa.

Continua depois da publicidade

O FBI diz que não houve ligação definitiva entre um ataque em Nova Orleans que matou mais de uma dúzia de pessoas e a explosão do Cybertruck, que deixou sete pessoas com ferimentos leves. A polícia federal dos EUA acrescentou que o suspeito não tinha nenhuma animosidade contra o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e provavelmente tinha transtorno de estresse pós-traumático.

O celular de Livelsberger continha um manifesto de seis páginas que as autoridades estão investigando, disse a polícia.

Source link

Leia mais sobre

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

Amplificando ativos de marketing digital com email marketing
Estratégias de marketing

Amplificando ativos de marketing digital com email marketing
Estratégias de marketing

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!