Suspeito de explodir Tesla Cybertruck teve ajuda do ChatGPT

Suspeito de explodir Tesla Cybertruck teve ajuda do ChatGPT

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Autoridades americanas revelaram que o suposto motorista responsável pela explosão de um Tesla Cybertruck na frente do Trump International Hotel, em Las Vegas, no dia do Ano Novo teve uma ajuda especial: o ChatGPT. O homem teria usado o chatbot para planejar o ataque e construir o dispositivo explosivo.

O caso está sendo investigado nos Estados Unidos como uma tentativa de suicídio.

Cybertruck
Explosão ainda está sob investigação (Imagem: Divulgação/ Tesla)

Explosão do Tesla Cybertruck no Ano Novo teve ajuda do ChatGPT

A pessoa encontrada morta dentro do Tesla Cybertruck é Matthew Livelsberger, soldado de Exército dos EUA de 37 anos. Ele é o principal e único suspeito da explosão até agora, no que tem sido considerado um suicídio.

O Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, que investiga o caso, disse a jornalistas nesta semana que Livelsberger recorreu ao ChatGPT para calcular a quantidade necessária de explosivos e construir o dispositivo. As autoridades afirmam que é o primeiro incidente em solo estadunidense que o chatbot é usado para construir um dispositivo explosivo.

ChatGPT 4o e um smartphone
Ataque é o primeiro caso comprovado de uso de ChatGPT para construir explosivo nos EUA (Imagem: mundissima/Shutterstock)

IA pode ser usada para fins prejudiciais

O caso da explosão do Tesla Cybertruck mostra como a IA pode ser manipulada para servir a fins prejudiciais. O xerife Kevin McMahill, do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, reforçou como, agora, há evidências claras de que o ChatGPT ajudou o suspeito a planejar o ataque.

A OpenAI, criadora do chatbot, respondeu que está comprometida em fazer com que as ferramentas de IA sejam usadas com responsabilidade e que seus “modelos são projetados para recusar instruções prejudiciais”.

Leia mais:

Explosão está sob investigação

  • A explosão ainda está sob investigação. Por ora, as autoridades estão analisando um manifesto de seis páginas encontrado no celular de Matthew Livelsberger;
  • O FBI acrescentou que o suspeito provavelmente não tinha transtorno de estresse pós-traumático devido aos serviços no Exército e não tinha nenhuma contrariedade ao presidente eleito Donald Trump;
  • A polícia federal dos EUA confirmou que o caso não tem relação com o atropelamento em massa em Nova Orleans, também no dia no Ano Novo.



Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!