Nunca há um momento de tédio nas mídias sociais. Todos os dias, novos tópicos são tendência, memes são criados e conteúdo relacionável é compartilhado. Os usuários podem rolar para baixo em uma toca de coelho de mídia social, e as empresas podem fazer o mesmo enquanto tentam acompanhar tudo e construir uma ótima campanha.
Hoje, vamos discutir como você pode evitar cair nessa armadilha e se manter no topo do seu jogo nas redes sociais com 10 truques de mídia social para empresas.
- Não se espalhe
- Experimente enquetes e questionários
- Use linguagem coloquial
- Reutilize o conteúdo para obter mais impressões e engajamento
- Otimize o conteúdo para diferentes plataformas
- Não ignore o poder dos microinfluenciadores
- Agende suas postagens
- Invista em chatbots
- Crie conteúdo de vídeo para comer rapidamente
- Aproveite as histórias do Facebook e do Instagram
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1. Não se espalhe
Existem muitas plataformas de mídia social, do Facebook e Pinterest ao Snapchat e TikTok. Com milhões de usuários ativos mensais em cada uma, você provavelmente está dizendo a si mesmo: “Preciso colocar minha marca nessas plataformas, imediatamente”. Mas segure firme, porque entrar em todas as plataformas de mídia social pode fazer mais mal do que bem.
Administrar um negócio e uma conta de mídia social pode ser trabalhoso, quanto mais administrar várias contas. Evite se espalhar muito nas mídias sociais priorizando apenas as plataformas sociais mais populares ou aquelas que fazem mais sentido para sua marca.
Por exemplo, se você é um negócio de empresa para empresa (B2B) empresa, seja ativo em sites como LinkedIn e Facebook para começar a se conectar com outras empresas e clientes em potencial. Ou, se seu público-alvo for mais jovem, priorize plataformas populares entre a Geração Z, como TikTok, Snapchat e Instagram.
2. Experimente enquetes e questionários
Não deixe que seu feed social fique obsoleto — para apimentar seus perfis sociais, envolva seu público realizando enquetes e questionários que incentivem os usuários a interagir com sua página:
Seja uma enquete divertida para fazer a seção de comentários ficar animada, como perguntar “Coca-Cola ou Pepsi?” ou uma pergunta que diz respeito diretamente à sua marca ou público (como a acima), enquetes e questionários de mídia social são uma ótima maneira de reacender o interesse na página da sua marca e aumentar a visibilidade.
3. Use uma linguagem coloquial
A mídia social é um lugar onde as pessoas podem ser elas mesmas, se divertir e se conectar com suas marcas favoritas. Não se esqueça de participar da diversão entre suas postagens promocionais!
Grande parte do marketing de mídia social é centrado em empresas promovendo seus produtos e serviços, e isso pode ser irritante para os usuários.
Conecte-se com seu público iniciando e participando de conversas. Responda aos comentários dos usuários, use sua plataforma para expandir seus esforços de atendimento ao cliente e construir relacionamentos significativos com seu público para incentivar a fidelidade à marca e reter mais clientes.
4. Reutilize o conteúdo para mais impressões e engajamento
Sente que está ficando sem novas ideias de conteúdo para suas páginas sociais? Aqui está um hack fácil de conteúdo de mídia social que não pode ser batido: reutilizar conteúdo. Sim, é simples assim.
Compartilhar e republicar conteúdo é um hack de mídia social inestimável por dois motivos principais. Primeiro, tira um pouco da pressão da sua equipe de conteúdo. Em vez de se esforçar para criar algo novo, eles podem relaxar e compartilhar novamente.
Segundo, compartilhar novamente o conteúdo pode aumentar as chances de atrair mais olhares para o seu conteúdo, porque ele volta a aparecer nas linhas do tempo das pessoas. Além disso, ele o mostra para aqueles que podem ter perdido seu conteúdo na primeira vez.
5. Otimize o conteúdo para diferentes plataformas
Criar conteúdo para vários perfis sociais pode ser cansativo. Combata a fadiga criativa otimizando o conteúdo para outras plataformas. Também conhecido como postagem cruzada esse truque de mídia social economiza seu tempo e ajuda seu conteúdo a ganhar mais exposição.
Ao compartilhar o mesmo conteúdo em outras plataformas, você pode aumentar o alcance do seu conteúdo em vez de limitá-lo a uma plataforma. Lembre-se, porém, de que nem todo conteúdo funcionará em todas as plataformas. Se você estiver compartilhando uma postagem de blog, provavelmente não a promoverá no TikTok. Em vez disso, vá para lugares como Facebook, LinkedIn, Twitter ou até mesmo Instagram.
6. Não ignore o poder dos microinfluenciadores
Não há como negar o poder de marketing de influenciadores de mídia social — sete em cada dez os consumidores dizem que confiam nas recomendações dos influenciadores tanto quanto na opinião de amigos do mundo real, e 66% dizem que os influenciadores determinam suas decisões de compra.
Mas, embora ir atrás de mega-influenciadores com milhões de seguidores possa parecer a melhor maneira de divulgar sua marca, eles nem sempre são a solução. Em vez de tentar fazer parceria com mega-influenciadores, faça parceria com micro-influenciadores que existam na comunidade do seu público ou no nicho da indústria.
Os microinfluenciadores podem não ter um milhão de seguidores atentos a cada palavra que dizem, mas eles fazer tenha um grande número de seguidores que podem causar um grande impacto na visibilidade e no reconhecimento da sua marca, caso estejam dentro do seu público-alvo.
7. Programe suas postagens
Isso pode parecer um truque de mídia social para empresas que é muito falado, mas vale a pena repetir: programe suas postagens sociais usando plataformas e ferramentas de gerenciamento de mídia social para economizar tempo e esforço valiosos.
Agendar suas postagens alivia a pressão das suas mídias sociais de postar conteúdo exatamente na hora certa todos os dias e permite que você planeje o conteúdo futuro com bastante antecedência.
Ferramentas de agendamento de mídia social como Buffer, Later e Hootsuite ajudam você a gerenciar todas as suas contas de mídia social a partir de uma plataforma fácil de navegar. Em vez de pular de plataforma em plataforma toda vez que você precisa postar algo, você pode agendar todas as suas postagens para cada plataforma com antecedência, tudo a partir de um só lugar.
8. Invista em chatbots
Mesmo com uma equipe dedicada de mídia social, responder a mensagens diretas e consultas de suas páginas sociais pode ser um desafio. Se você deixar os usuários esperando muito tempo por uma resposta, eles seguirão em frente sem pensar duas vezes. Para evitar perder esses leads valiosos, invista em um robô de bate-papo que podem responder suas perguntas rapidamente.
Os chatbots são uma ótima escolha para empresas com públicos espalhados pelo mundo, porque podem trabalhar 24 horas por dia respondendo a perguntas básicas em tempo hábil. Se os chatbots chegarem a um ponto em que não podem mais ajudar os usuários com solicitações, eles podem entregá-los a um de seus representantes de atendimento ao cliente ou gerentes de mídia social para ajudá-los.
9. Crie conteúdo de vídeo para ser consumido rapidamente
Ao falar sobre dicas de marketing de mídia social, um dos melhores conselhos que podemos dar é criar conteúdo de vídeo que seja fácil de ler.
Conteúdo de vídeo que pode ser consumido em sessões rápidas, geralmente de 30 a 60 segundos. Vídeo de curta duração o conteúdo é rei nas mídias sociais porque atrai a atenção curta dos usuários e vai direto ao ponto.
Bons exemplos de conteúdo de vídeo para comer incluem TikTok e Instagram ou Reels do Facebookonde os usuários podem navegar por centenas de vídeos curtos todos os dias.
10. Aproveite as histórias do Facebook e do Instagram
Instagram e Histórias do Facebook são as ferramentas perfeitas para se comunicar com seguidores de uma forma nova e divertida que não obstrua os feeds dos usuários. As histórias consistem em vídeos ou fotos que aparecem no topo do feed inicial dos usuários e desaparecem após 24 horas.
As empresas podem tornar suas histórias mais envolventes adicionando adesivos, hashtags e outros efeitos interativos que incentivam os seguidores a interagir com a postagem e atrair novos públicos.
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Perguntas frequentes sobre estratégias de mídia social
1. Como evitar se espalhar demais nas mídias sociais?
Para evitar se sobrecarregar e perder o foco, priorize as plataformas de mídia social mais populares ou aquelas que fazem mais sentido para sua marca.
2. Qual a importância de enquetes e questionários nas redes sociais?
Enquetes e questionários são uma ótima maneira de envolver seu público, aumentar a interação com sua página e reacender o interesse dos seguidores.
3. Por que usar uma linguagem coloquial nas postagens de mídia social?
Usar uma linguagem mais informal e participar de conversas com seu público pode ajudar a construir relacionamentos significativos, incentivar a fidelidade à marca e reter mais clientes.
4. Como reutilizar o conteúdo para obter mais impressões e engajamento?
Reutilizar conteúdo é uma estratégia eficaz para aliviar a pressão da criação constante de novos materiais, além de aumentar a visibilidade do conteúdo ao fazê-lo reaparecer nas linhas do tempo das pessoas.
5. Como otimizar o conteúdo para diferentes plataformas de mídia social?
Ao otimizar o conteúdo para diferentes plataformas, você pode aumentar o alcance e a exposição do seu conteúdo, adaptando-o ao formato e estilo de cada rede social específica.