Um experiente em ChatGPT cria um assessor virtual que resolve tuas dúvidas com a Agência Tributária

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A relação dos contribuintes espanhóis (e de certos estrangeiros acaudalados, como Shakira ou Neymar) com a Agência Tributária não é sempre singela. A olhos de alguns, o sistema fiscal espanhol resulta bastante complexo, com numerosos regulamentos, excepções e mudanças de um ano para outro. Por isso, o temor a cometer erros na declaração da renda ou em outros trâmites é uma causa de preocupação e de estrés.

Agora, um experiente em ChatGPT tem criado um assessor virtual que ajuda a resolver as dúvidas dos cidadãos com esta temida entidade.

Orientação legal em temas fiscais

É uma ferramenta totalmente gratuita e, segundo descrevem seus criadores, é capaz de prestar orientação legal em temas fiscais e tributários espanhóis: “consultas sobre IRPF, IVA, Imposto sobre Sociedades, gestão de dívidas, trâmites aduaneiros e mais, em base às directrizes da Agência Tributária Espanhola”, definem.

A julgamento dos internautas, trata-se de uma ferramenta verdadeiramente útil. “Fiz-lhe uma pergunta e respondeu-me em três segundos com uma informação que demorei horas em reunir entre consultas à DGT, leis e regulamentos. Eu diria que é uma maravilha”, valorizava um utente na rede social X.

La vicepresidenta primera del Gobierno y ministra de Hacienda, María Jesús Montero / EUROPA PRESS- ROCÍO RUZ Rocío Ruz / Europa Press
A vice-presidenta primeira do Governo e ministra de Fazenda, María Jesús Montero / EUROPA PRESS- ROCÍO RUZ

“Utilidade imensa”

“Buenísimo. Segue o critério da AEAT (normal), mas resulta de uma utilidade imensa”, dizia outro. Conquanto também há quem apontam que a ferramenta “dá erros“, já que não está do todo actualizada, em termos gerais pode ser muito aprovechable para orientar aos cidadãos e lhes oferecer um ponto de partida.

Ademais, a diferença de um assessor humano, este assessor virtual está disponível as 24 horas do dia, os 7 dias da semana.

Contacto com a Agência Tributária

Por sua vez, a Agência Tributária tem operativo o telefone 915548770 para resolver as dúvidas gerais dos cidadãos e brindar-lhes informação tributária básica. O horário é de segunda-feira a sexta-feira, de 9 a 19 horas (até as 15 horas em agosto).

Un contribuyente habla por teléfono / FREEPIK - KamranAydinov
Um contribuinte fala por telefone / FREEPIK – KamranAydinov

O serviço telefónico de informação tributária básica facilita informação sobre questões tributárias e aduaneiras, sobre impostos que configuram o sistema tributário estatal, prazos, modelos, serviços de ajuda ou programas informáticos para preencher declarações, apresentação telemática, ou as questões técnicas que proponham:

  • Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas e Imposto sobre o Património
  • Imposto sobre Sociedades, Imposto sobre a Renda de Não Residentes, Imposto sobre Sucessões e Doações de Não Residentes, Imposto sobre Transmissões Patrimoniais e Actos Jurídicos Documentados de Não Residentes e taxas
  • Imposto sobre o Valor Acrescentado
  • Imposto sobre Actividades Económicas e censos
  • Impostos Especiais. Impostos Meio ambientais. Intrastat
  • Aduanas
  • Questões informáticas, portal de Internet ou programas de ajuda
  • Outras questões sobre o sistema tributário estatal

Devoluções

Quanto às últimas devoluções, no passado mês de julho a Agência Tributária informou de que tinha devolvido 9.042 milhões de euros a quase 13 milhões de contribuintes ao termo da campanha de declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas de 2023 (IRPF 2023).

Una oficina de la Agencia Tributaria / EP
Um escritório da Agência Tributária / EP

Assim, por essas datas a entidade já tinha abonado quase o 79% das devoluções solicitadas em número e o 66,6% em custo. A fechamento de campanha tinham-se apresentado 24.013.000 declarações, um 4,9% mais que no ano anterior. Delas, um 67% (16.229.000) com resultado a devolver.

Assistência digital

Assim mesmo, os dois canais de assistência digital habilitados, o ‘Assistente virtual de Renda‘ e o ‘Informador’ de Renda ofereceram aos contribuintes que propuseram dúvidas quase 800.000 respostas “com linguagem natural”, segundo a entidade.

De igual forma, a Agência Tributária recordava que os contribuintes com dúvidas mais específicas ou complexas tiveram a possibilidade de se ligar com especialistas da Administração Digital Integral (ADI), que atenderam mais de 38.000 chats (um 45,7% mais que no ano anterior), e também contaram com o tradicional canal telefónico de resolução de dúvidas tributárias, que durante a campanha atendeu mais de 2,4 milhões de telefonemas de contribuintes.

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