A relação dos contribuintes espanhóis (e de certos estrangeiros acaudalados, como Shakira ou Neymar) com a Agência Tributária não é sempre singela. A olhos de alguns, o sistema fiscal espanhol resulta bastante complexo, com numerosos regulamentos, excepções e mudanças de um ano para outro. Por isso, o temor a cometer erros na declaração da renda ou em outros trâmites é uma causa de preocupação e de estrés.
Agora, um experiente em ChatGPT tem criado um assessor virtual que ajuda a resolver as dúvidas dos cidadãos com esta temida entidade.
Orientação legal em temas fiscais
É uma ferramenta totalmente gratuita e, segundo descrevem seus criadores, é capaz de prestar orientação legal em temas fiscais e tributários espanhóis: “consultas sobre IRPF, IVA, Imposto sobre Sociedades, gestão de dívidas, trâmites aduaneiros e mais, em base às directrizes da Agência Tributária Espanhola”, definem.
Uma jovem e privilegiada cabeça pensante tem criado este agente experiente em ChatGPT, que se conhece o site da Agência Tributária de acima a abaixo, para que lhes atenda de mil amores no momento, a qualquer hora do dia, e o compartilha https://t.co/s739ltb6vd
— Sebastián Puig ⚓ (@Lentejitas) November 5, 2024
A julgamento dos internautas, trata-se de uma ferramenta verdadeiramente útil. “Fiz-lhe uma pergunta e respondeu-me em três segundos com uma informação que demorei horas em reunir entre consultas à DGT, leis e regulamentos. Eu diria que é uma maravilha”, valorizava um utente na rede social X.
“Utilidade imensa”
“Buenísimo. Segue o critério da AEAT (normal), mas resulta de uma utilidade imensa”, dizia outro. Conquanto também há quem apontam que a ferramenta “dá erros“, já que não está do todo actualizada, em termos gerais pode ser muito aprovechable para orientar aos cidadãos e lhes oferecer um ponto de partida.
Ademais, a diferença de um assessor humano, este assessor virtual está disponível as 24 horas do dia, os 7 dias da semana.
Contacto com a Agência Tributária
Por sua vez, a Agência Tributária tem operativo o telefone 915548770 para resolver as dúvidas gerais dos cidadãos e brindar-lhes informação tributária básica. O horário é de segunda-feira a sexta-feira, de 9 a 19 horas (até as 15 horas em agosto).
O serviço telefónico de informação tributária básica facilita informação sobre questões tributárias e aduaneiras, sobre impostos que configuram o sistema tributário estatal, prazos, modelos, serviços de ajuda ou programas informáticos para preencher declarações, apresentação telemática, ou as questões técnicas que proponham:
- Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas e Imposto sobre o Património
- Imposto sobre Sociedades, Imposto sobre a Renda de Não Residentes, Imposto sobre Sucessões e Doações de Não Residentes, Imposto sobre Transmissões Patrimoniais e Actos Jurídicos Documentados de Não Residentes e taxas
- Imposto sobre o Valor Acrescentado
- Imposto sobre Actividades Económicas e censos
- Impostos Especiais. Impostos Meio ambientais. Intrastat
- Aduanas
- Questões informáticas, portal de Internet ou programas de ajuda
- Outras questões sobre o sistema tributário estatal
Devoluções
Quanto às últimas devoluções, no passado mês de julho a Agência Tributária informou de que tinha devolvido 9.042 milhões de euros a quase 13 milhões de contribuintes ao termo da campanha de declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas de 2023 (IRPF 2023).
Assim, por essas datas a entidade já tinha abonado quase o 79% das devoluções solicitadas em número e o 66,6% em custo. A fechamento de campanha tinham-se apresentado 24.013.000 declarações, um 4,9% mais que no ano anterior. Delas, um 67% (16.229.000) com resultado a devolver.
Assistência digital
Assim mesmo, os dois canais de assistência digital habilitados, o ‘Assistente virtual de Renda‘ e o ‘Informador’ de Renda ofereceram aos contribuintes que propuseram dúvidas quase 800.000 respostas “com linguagem natural”, segundo a entidade.
De igual forma, a Agência Tributária recordava que os contribuintes com dúvidas mais específicas ou complexas tiveram a possibilidade de se ligar com especialistas da Administração Digital Integral (ADI), que atenderam mais de 38.000 chats (um 45,7% mais que no ano anterior), e também contaram com o tradicional canal telefónico de resolução de dúvidas tributárias, que durante a campanha atendeu mais de 2,4 milhões de telefonemas de contribuintes.