As empresas não são construídas da noite para o dia. É preciso tempo, trabalho e planejamento para levar seu negócio aos seus ideais. É por isso que uma estratégia de crescimento empresarial pode fazer toda a diferença na sua empresa.
Uma estratégia de crescimento de negócios é um plano para melhorar sua empresa, obter mais receitas e construir sua reputação. Se você deseja ter a melhor chance de sucesso com sua empresa, precisa planejar antes de agir.
Esta página cobrirá os seguintes tópicos para ajudá-lo a compreender as estratégias de crescimento da empresa e criar as suas próprias:
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O que é uma estratégia de crescimento empresarial?
Uma estratégia de crescimento de negócios é um plano para expandir seus negócios para ganhar mais clientes e receitas. Toda empresa provavelmente tem metas de expansão para se manter funcionando, mas um plano de crescimento dedicado pode ajudar a prepará-lo para o sucesso.
Digamos que você administre uma padaria local. Embora o objetivo geral possa ser vender o máximo de produtos possível para continuar a obter lucro, um plano de crescimento poderia delinear formas de expandir a sua base de clientes, abrir novos locais e ter um impacto maior na comunidade com a sua marca.
O que torna uma estratégia de crescimento eficaz?
Uma estratégia de crescimento deve ser exclusiva do negócio que pretende ajudar. No entanto, todas as empresas podem se beneficiar seguindo algumas etapas básicas para criar uma estratégia de crescimento sólida.
Sua estratégia de crescimento deve realizar o seguinte para ter sucesso:
- Considere metas de curto e longo prazo para sua empresa.
- Trabalhe dentro do seu orçamento, tecnologia existente e recursos de pessoal.
- Evite táticas de expansão arriscadas que possam ser prejudiciais à sua empresa.
- Inclua metas pequenas e alcançáveis que o coloquem mais perto da expansão.
Tipos de crescimento de negócios
As empresas podem buscar alguns tipos diferentes de crescimento empresarial, incluindo
- Orgânico
- Estratégico
- interno
- Parceria/fusão/aquisição
Vamos detalhar cada um abaixo.
Orgânico
Definição: Crescimento alcançado através do aumento da produção e das vendas internamente, sem aquisições externas.
O crescimento orgânico é a forma mais ideal de crescimento que ocorre naturalmente ao longo do tempo. Se você experimentar um crescimento orgânico, isso geralmente significa que os negócios estão indo bem, sem grande planejamento ou influência externa.
Estratégico
Definição: Crescimento que provém de uma iniciativa estratégica e não de forças de mercado incontroláveis.
O crescimento estratégico faz parte de qualquer estratégia de crescimento. Embora o crescimento orgânico seja natural, o crescimento estratégico acontece quando você planeja e cria oportunidades de negócios potenciais.
interno
Definição: Crescimento alcançado a partir da expansão de atividades, como o lançamento de novos produtos e serviços ou o teste de novos mercados.
O crescimento interno analisa o que você pode fazer dentro da sua empresa para obter mais receita. Criar novos produtos e oportunidades internas pode ajudá-lo a atrair mais clientes para sua empresa.
Parceria/fusão/aquisição
Definição: Crescimento alcançado a partir da colaboração ou absorção de outro negócio.
Trabalhar ou adquirir novos negócios pode ajudar ambas as empresas a obter sucesso. Em muitos casos, as empresas escolherão empresas relacionadas ou adjacentes para colaborar e obter mais receitas.
Tipos de estratégias de crescimento
Junto com os diferentes tipos de crescimento, existem diferentes tipos de estratégias de crescimento que você pode aproveitar. As seguintes estratégias de crescimento da empresa podem ajudá-lo a moldar seu plano de expansão:
- Cliente: Um plano para aumentar a aquisição de clientes durante um determinado período.
- Produtos: Uma estratégia para impulsionar compras ou inscrições de produtos e expandir linhas de produtos.
- Marketing: Um plano para aumentar o mercado total disponível da empresa e expandir para outros mercados.
- Receita: Um plano para aumentar a receita durante um determinado período.
7 etapas para criar uma estratégia de crescimento de negócios
Abaixo estão sete etapas para criar o plano de crescimento ideal para o seu negócio:
- Avalie sua posição atual
- Selecione sua área de crescimento alvo
- Pesquise o mercado e a indústria
- Descrever metas
- Crie um cronograma e uma estratégia
- Reúna quaisquer ferramentas ou recursos
- Execute seu plano e avalie os resultados
1. Avalie sua situação atual
Antes de começar a desenvolver um plano de crescimento, você deve entender como sua empresa está operando atualmente. Você deve observar os seguintes fatores para ver a posição de sua empresa:
- Receita
- Vendas
- Clientes existentes
- Avaliações de Clientes
- Canais de comercialização
- Orçamento
Certifique-se de investigar tendências ao longo do tempo e procurar padrões em seu histórico de vendas. Você também pode observar os concorrentes para ver sua posição no mercado.
2. Selecione sua área de crescimento alvo
Depois de obter uma visão geral da situação do seu negócio, você pode selecionar uma área-alvo de crescimento.
Você pode descobrir que não está ganhando nenhuma venda de determinados produtos, mesmo que esteja pagando para anunciá-los. Ou você pode perceber que a receita cai durante certas épocas do ano. Independentemente disso, você deve basear seu crescimento nas necessidades realistas do seu negócio.
3. Pesquise o mercado e a indústria
Depois de estabelecer uma área de necessidade, observe o mercado para ver se esse crescimento é viável. Compreender a saúde do mercado pode evitar perda de tempo com crescimento inatingível.
Você pode realizar grupos focais com seus próprios clientes ou usar outras pesquisas baseadas em dados de nomes do setor. Esta etapa o ajudará a ver onde sua empresa pode preencher lacunas no mercado e fortalecer seus ativos.
4. Descreva metas
A criação de metas definirá sua estratégia por enquanto. Idealmente, essas metas devem estar onde você se vê no início, meio e fim de sua estratégia de crescimento.
Tenha cuidado com os objetivos que você definiu para si mesmo. Esta etapa é onde definir metas SMART pode ajudá-lo a obter maior sucesso:
5. Crie um cronograma e uma estratégia
Escolha um cronograma para quando você gostaria de ver os melhores resultados do seu plano. Certifique-se de dar tempo suficiente para permitir que suas mudanças e abordagens tenham efeito.
Divida seu cronograma e estratégia no seguinte:
- Itens de ação com prazos
- Equipes ou responsáveis
- Recursos relacionados
6. Reúna quaisquer ferramentas ou recursos
Antes de executar seu plano, você precisará coletar as ferramentas, os recursos e a assistência que seu plano exige. Algumas dessas coisas incluem:
- Programas: Você precisa rastrear e armazenar dados? Avalie a tecnologia e o software disponíveis para você e pesquise as opções que podem ser úteis para o seu projeto.
- Financiamento: Descreva seu orçamento antes de começar a investir. Esta etapa ajuda a determinar quanto você pode gastar em seu plano.
- Serviços: Você tem todo o pessoal necessário para concluir cada tarefa? Algumas tarefas – como design, por exemplo – podem ser melhor executadas quando terceirizadas.
7. Execute seu plano e avalie os resultados
Depois de concluir as etapas acima, é hora de lançar sua estratégia!
Ao seguir as etapas de sua estratégia, avalie seu progresso e seja flexível ao longo do caminho. Se não estiver vendo os resultados desejados, você pode dar um passo atrás e avaliar os pontos fracos do seu plano, para que possa reotimizá-lo para ser mais eficaz.
Bônus: 3 dicas para o sucesso
Agora que você viu algumas estratégias de crescimento com exemplos e aprendeu como criar a sua própria, está quase pronto. Aqui estão mais algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver sua estratégia de crescimento:
- Use um modelo de estratégia: Ter um modelo para sua estratégia pode facilitar o início. Existem muitos modelos gratuitos online que você pode usar para delinear sua abordagem!
- Avalie seu progresso regularmente: O progresso não é linear ou estagnado – você precisa monitorar as principais métricas de desempenho (KPIs) que mostram o desempenho do seu negócio.
- Faça uma análise da concorrência: Uma análise do concorrente pode ajudá-lo a ver como está o desempenho de sua concorrência em um determinado momento. Você pode aprender com o sucesso deles e começar a implementar mudanças em sua própria empresa.
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