Universidade gaúcha terá centro de inteligência artificial para monitorar qualidade do leite 

Universidade gaúcha terá centro de inteligência artificial para monitorar qualidade do leite 

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.

É com um recurso de R$ 7 milhões que a Universidade de Passo Fundo (UPF) vai tirar do papel três projetos neste ano. Um deles, que leva o nome de Laboratório de Serviços de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle), é a criação de um centro de inteligência artificial para monitoramento da qualidade do leite. Algo que ainda não existe no Brasil.

A ideia, explica Carlos Bondan,  coordenador do curso de Medicina Veterinária da UPF e um dos líderes do projeto, é construir um espaço para o monitoramento da qualidade da matéria-prima desde a propriedade até a indústria. Do leite, será possível gerar dados de bem-estar do animal, informações meteorológicas, características do solo e até a alimentação do rebanho.

— O equipamento tem como novidade a possibilidade de identificar componentes que não são do leite, assim, será possível diagnosticar fraudes também — detalha o professor.

No Brasil, ainda não existe essa tecnologia. No entanto, em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Uruguai e Argentina, já há.

— Para a profissionalização da cadeia leiteira, nós não podemos ficar para trás nestes avanços tecnológicos — acrescenta Bondan.

O centro de monitoramento será coordenador pelo professor Ricardo Zanella e terá uma equipe multidisciplinar, formada por pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação da UPF. O projeto também conta com o apoio de entidades, sindicatos e associações ligadas ao setor bovino e leiteiro, que serão diretamente impactados.

Os outros dois projetos que foram agraciados com o recurso são para a modernização de outros laboratórios e a criação de bolsas de pesquisa. O montante será disponibilizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia mais colunas de Gisele Loeblein

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!