O assistente pessoal inteligente da Google para o Android, o Gemini Live, já está disponível em português de Portugal, anunciou a empresa esta quinta-feira. A novidade pode não ser visível para todos os utilizadores imediatamente, mas nos próximos dias a atualização será feita, garante a Google.
O Gemini Live tinha sido apresentado no evento Made by Google. Numa primeira fase só conseguia responder a interações em inglês e tinha acesso pago. Em setembro, a empresa anunciou que o acesso passava a ser gratuito para utilizadores Android. Revela também agora que passa a acomodar o português de Portugal.
O Gemini Live tem por base um modelo de linguagem generativa, que faz dele uma ferramenta conversacional, capaz de rapidamente aceder a todo o conhecimento da internet e formatá-lo em respostas às perguntas que o interlocutor fizer.
O assistente é útil, por exemplo, para pedir sugestões sobre um determinado tema, planear eventos, resumir informação histórica, desmistificar conceitos científicos ou explicar as regras de um jogo de xadrez, exemplifica a Google. Tem 10 vozes distintas, que o utilizador pode escolher para personalizar a interação no tom que mais gostar.
Recorde-se que o assistente permite conservas até dois idiomas no mesmo dispositivo, um limite que a Google quer aumentar no futuro. Para ter acesso é preciso instalar a aplicação Gemini, um processo que o SAPO TEK já tinha detalhado num How To.
Outra novidade revelada pela Google é que o Gemini vai também passar a poder ligar-se a mais aplicações Google em português de Portugal, facilitando o acesso a mais informações e agilizando tarefas que implicam a utilização de outros serviços Google.
As Extensões no Gemini que nos próximos dias ganham integração com português PT-PT são o Calendário, Tarefas, Keep e Utilitários (tipo lanterna, controlos de volume, relógio, etc). De sublinhar que as Extensões ainda não estão disponíveis no Gemini Live.Esta é no entanto outra aposta da forte da empresa, que diz que desde que trouxe extensões diretamente para o Gemini, “as pessoas têm feito mais coisas com as aplicações e serviços que já utilizam, como o Gmail, o Maps e o YouTube”.
Estas ligações permitem, por exemplo, pedir ao assistente para descobrir uma receita de lasanha que recebeu no Gmail e adicionar os ingredientes à lista de compras no Keep. Outro exemplo, se tirar uma foto do folheto de um espetáculo pode usá-la para pedir ao assistente que verifique se há bilhetes à venda para esse dia e para criar um lembrete para comprar um.