Você pode fazer SEO sozinho?
Sim, você pode fazer SEO sozinho! DIY (faça você mesmo) SEO envolve o gerenciamento interno de todos os aspectos do SEO, incluindo tarefas como pesquisa de palavras-chave, otimização do seu site, monitoramento de classificações, configuração de análises e muito mais.
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) nem sempre requer a ajuda de um especialista. Qualquer pessoa pode estudar as melhores práticas de SEO e usar ferramentas de SEO para otimizar seu site internamente.
Na verdade, a maioria dos especialistas em SEO começou com SEO do tipo faça você mesmo (faça você mesmo). E com algum tempo, algumas ferramentas de SEO gratuitas e este guia sobre como fazer SEO sozinho, você também pode se tornar um especialista em SEO.
Como fazer SEO você mesmo
Pronto para aprender como fazer SEO sozinho? Confira estas oito etapas para aprender como fazer SEO você mesmo:
- Configure análises : configure ferramentas essenciais para o seu site, como Google Analytics 4, Google Search Console e Gerenciador de tags do Google, para rastrear a visibilidade, o tráfego e o envolvimento do seu site ao longo do tempo.
- Conclua uma auditoria de SEO : use uma ferramenta gratuita como o Screaming Frog para auditar o SEO do seu site e descobrir problemas críticos relacionados ao rastreamento, indexação, otimização na página e muito mais. Configure um processo recorrente de auditoria do seu site para maximizar (e manter) suas classificações.
- Palavras-chave de pesquisa : encontre e segmente palavras-chave de cauda longa relevantes para o seu público que geram conversões. Ferramentas gratuitas como KeywordsFX, Google Search, Google Keyword Planner e FAQ Fox podem ajudá-lo a dominar esta etapa essencial no DIY SEO.
- Otimize o conteúdo do site : ajude o conteúdo do seu site a dominar os resultados de pesquisa com otimizações na página, como adicionar palavras-chave, criar novo conteúdo, escrever tags de título atraentes e projetar multimídia compartilhável.
- Melhore os links internos : use o poder dos links internos para melhorar o rastreamento do site, as jornadas do usuário e as classificações. Práticas como adicionar de três a cinco links internos ao conteúdo e usar texto âncora descritivo podem ajudá-lo a maximizar o impacto dos links internos.
- Atraia backlinks : enfrente uma das partes mais desafiadoras do DIY SEO com diversas táticas, como compartilhamento de mídia social, divulgação por e-mail e conteúdo viral. Ferramentas como Google Trends, Quora e FAQ Fox podem ajudá-lo nessa etapa.
- Acompanhe classificações de SEO, conversões e muito mais : elimine a lacuna entre marketing e vendas com plataformas como Marketo e MarketingCloudFX, que o ajudarão a medir o retorno real do investimento ao fazer SEO por conta própria.
- Continue aprendendo SEO : use podcasts, blogs e canais do YouTube para aumentar seu conhecimento de SEO e melhorar seus resultados. Se você mesmo faz SEO, precisa se comprometer em aprender e evoluir com a otimização de mecanismos de pesquisa.
Vamos mergulhar nessas dicas de SEO DIY com mais detalhes!
1. Configure análises
Classificações. Tráfego. Conversões.
Você precisa de ferramentas analíticas para medir todas essas métricas de SEO , e é por isso que o DIY SEO começa com a configuração de suas plataformas analíticas. Mesmo que sua empresa já tenha plataformas de análise de sites como o Google Analytics configuradas, você deve verificar a configuração antes de começar a usar o SEO.
Para obter os melhores resultados, comece com estas plataformas:
- Google Analytics 4 (GA4 )
- Console de pesquisa do Google
- Gerenciador de tags do Google
Com o Google Analytics 4, você terá acesso ao seguinte:
- Visualizações de página
- Conversões
- Métricas de engajamento, como taxa de rejeição
- Eventos do site, como porcentagem de rolagem
- E mais
Com o Google Search Console, você terá acesso ao seguinte:
- Sua posição média nos resultados de pesquisa
- Suas impressões e taxa de cliques para consultas
- Seu status de indexação
- Seu desempenho do Core Web Vitals
- E mais
Com o Gerenciador de tags do Google, você terá acesso ao seguinte:
- Acompanhamento de eventos
- Rastreamento analítico
- E mais
Revise os guias de instalação de cada plataforma para configurar seu site:
- Guia de configuração do GA4
- Guia de configuração do Google Search Console
- Guia de configuração do Gerenciador de tags do Google
Se o seu site já possui essas plataformas configuradas, revise as configurações.
Por exemplo, use o modo de visualização do Gerenciador de tags do Google para confirmar seu Google Analytics: a tag de configuração do GA4 é acionada – essa tag é crítica porque alimenta sua conta do Google Analytics 4! Você também deseja verificar se há erros no Google Search Console, especialmente aqueles relacionados à indexação .
A próxima etapa em nossa lista de verificação de SEO faça você mesmo também ajudará você a detectar problemas, então continue lendo!
2. Conclua uma auditoria de SEO
A segunda etapa para fazer SEO por conta própria é usar uma ferramenta de SEO gratuita como o Screaming Frog para auditar o SEO do seu site e descobrir o seguinte:
- Problemas de SEO na página, como tags de título ausentes
- Problemas técnicos de SEO, como URLs canônicos
- Problemas de branding, como menções de marca desatualizadas
Use o guia de instalação do Screaming Frog para executar o primeiro rastreamento do site. Assim que o rastreamento terminar – o que pode levar de alguns minutos a algumas horas, dependendo das configurações de rastreamento – você poderá revisar sua auditoria.
Como você está fazendo SEO DIY, você precisará escolher quais questões de SEO chamam sua atenção.
As seguintes perguntas podem ajudá-lo a priorizar:
- O problema está impedindo que o site ou URL(s) apareçam nos resultados de pesquisa?
- O problema afeta todo o site ou afeta um grande número de URLs?
- O problema está afetando um URL de fundo de funil (BOFU)?
- Quanto tempo o problema levará para ser corrigido?
- Quem é necessário para resolver o problema?
Por exemplo, digamos que você tenha os seguintes problemas de SEO :
- Uma nova pasta no site está bloqueada para indexação
- Alguns URLs têm tags de título com mais de 60 caracteres
- Um erro 404 está aparecendo para um de seus produtos mais vendidos
Com base nas perguntas anteriores, você pode priorizar os problemas da seguinte forma:
- Um erro 404 está aparecendo para um de seus produtos mais vendidos: um de seus canais para gerar receita está desligado. A correção do erro 404 permitirá reabrir o pipeline e retomar as vendas do produto.
- A indexação de uma nova pasta no site está bloqueada: como esse problema afeta vários URLs, convém priorizar a atualização do arquivo robots.txt . Assim que a atualização for publicada, os mecanismos de pesquisa poderão começar a rastrear e indexar o conteúdo dessa pasta.
- Alguns URLs têm tags de título com mais de 60 caracteres: embora importante, esta atualização provavelmente terá um impacto menor do que as alterações acima. Diminuir o comprimento da tag de título (neste caso) pode ajudar na taxa de cliques (CTR).
Quantos problemas sua auditoria revelará dependerá do seu site. A boa notícia é que você não precisa resolver todos os seus problemas de SEO de uma vez para melhorá-lo . Em vez disso, priorize as soluções mais impactantes e trabalhe nos problemas restantes nos próximos meses.
Para obter os melhores resultados, audite seu site pelo menos uma vez a cada três meses.
. Pesquise palavras-chave
Palavras-chave são a sua porta de entrada para alcançar usuários por meio de mecanismos de pesquisa.
Você pode começar a pesquisar palavras-chave usando estas práticas recomendadas para orientar sua pesquisa:
- Concentre-se em palavras-chave de cauda longa: com três a quatro palavras, as palavras-chave de cauda longa trazem tráfego mais qualificado para o seu site. Embora as palavras-chave de cauda longa obtenham menos pesquisas, elas são menos competitivas, o que as torna mais fáceis de classificar do que as palavras-chave de cauda curta.
- Segmente palavras-chave relevantes: só porque você pode classificar uma palavra-chave não significa que deva direcioná-la. Se você deseja gerar resultados impactantes de SEO, como uma nova venda, concentre seus esforços em palavras-chave relevantes para o seu público e as ofertas da sua empresa.
- Obtenha palavras-chave que convertem: você também deseja se concentrar na intenção da palavra-chave. Uma palavra-chave pode revelar a faixa de preço preferida de alguém para um produto ou serviço, como “copos plásticos baratos” ou “café gourmet”. Use essas informações para direcionar palavras-chave que serão convertidas para o seu negócio.
- Use palavras-chave em locais-chave: sempre que você escrever conteúdo para o seu site, seja no seu blog ou na sua página inicial, você deve usar palavras-chave naturalmente em todo esse conteúdo. Essa prática recomendada também inclui quaisquer tags de título ou meta descrições que você criar.
Agora que você conhece as práticas recomendadas de pesquisa de palavras-chave, vamos explorar como fazer sua própria pesquisa de palavras-chave de SEO.
Pesquisar palavras-chave não é tão difícil quanto pode parecer! Existem muitas opções de software de SEO que oferecem sugestões de palavras-chave para o seu conteúdo e informações sobre como é difícil classificar essas palavras-chave.
Algumas ferramentas que podem ajudá-lo a começar a pesquisa de palavras-chave incluem:
- Equipe de vendas , que pode compartilhar dúvidas e preocupações comuns dos leads.
- Equipe de suporte ao cliente , que pode compartilhar dúvidas e problemas comuns dos clientes.
- Sites concorrentes , que podem destacar temas relevantes para discussão.
- Pesquisa Google , que mostra pesquisas relacionadas a um tópico.
- Planejador de palavras-chave do Google , que fornece dados de volume de pesquisa.
- FAQ Fox , que compila tópicos online relacionados à sua palavra-chave ou tópico.
Digamos que sua empresa seja uma oficina automotiva. Ao conversar com seus colegas de trabalho, você sabe que pneus furados geram novas vendas e conquistam clientes de longo prazo. Então, você investiga pneus furados como um tópico de conteúdo em potencial e começa com “consertar pneus furados”.
Primeiro, você pesquisa “consertar pneu furado” na Pesquisa Google . Aqui está o que você vê:
Você percebe algumas coisas:
- As pesquisas sugeridas referem-se a consertar temporariamente um pneu furado
- As pesquisas sugeridas referem-se a contratar um profissional para consertar o pneu
- As pesquisas sugeridas incluem um elemento de marca com Fix-a-Flat, Pep Boys e Canadian Tire
Se você visualizar os resultados da pesquisa, verá o seguinte:
Aqui, o Google fornece resultados transacionais e informativos, listando produtos e guias para conserto de pneus. Você também vê alguns sites maiores nos resultados.
Com base nessas informações, você tem algumas preocupações sobre a palavra-chave, como:
- É muito transacional, com foco na compra de produtos de comércio eletrônico em vez de serviços presenciais
- É muito competitivo, com empresas conhecidas classificadas no primeiro lugar
- É muito localizado, e a localização do usuário influencia os resultados da pesquisa
Com o Planejador de palavras-chave do Google, você pode confirmar suas suspeitas:
A palavra-chave recebe até 10.000 pesquisas por mês e possui uma classificação “Alta” de concorrência
Se quiser prosseguir com qualquer uma dessas palavras-chave, você pode:
- Retorne à Pesquisa Google para avaliar a pesquisa
- Verifique o volume de pesquisa das palavras-chave e a popularidade do anúncio com o Planejador de palavras-chave do Google
Depois de encontrar uma palavra-chave adequada ao seu negócio, você pode usar o FAQ Fox para pesquisa de conteúdo.
FAQ Fox funciona compilando tópicos online relevantes para o seu tópico de conteúdo. Você pode usar esses tópicos para:
- Pesquise as expectativas do usuário para esta pesquisa
- Compile frases comuns que as pessoas usam para descrever o problema
- Reúna soluções potenciais para incluir em seu conteúdo
Quando se trata de pesquisa de palavras-chave, você deseja ter uma palavra-chave principal e de três a cinco palavras-chave relacionadas. Essas palavras-chave aparecerão em locais importantes em todo o seu conteúdo, como tag de título, parágrafos e títulos.
Continue lendo para saber como otimizar seu conteúdo com as palavras-chave pesquisadas!
4. Otimize o conteúdo do site
Se o seu site é um foguete, o conteúdo do seu site é o seu combustível.
Alimentar seu site para obter classificações, tráfego e números de receita mais elevados começa com estas práticas recomendadas:
- Priorize os usuários: mecanismos de pesquisa como o Google desejam fornecer conteúdo relevante e fácil de usar. Comprometa-se a criar um site que seja fácil de usar, ler e entender. Por exemplo, use títulos, listas e imagens para tornar o conteúdo passível de leitura ao escrever conteúdo.
- Incorpore palavras-chave: um dos erros mais comuns do DIY SEO é o preenchimento de palavras-chave . Concentre-se em incorporar palavras-chave naturalmente em seu conteúdo – forçar uma palavra-chave afetará a experiência do usuário e parecerá spam.
- Use multimídia : quem fica animado ao ler uma parede de texto? Ninguém. Portanto, invista tempo na criação de multimídia para o seu conteúdo, sejam capturas de tela, gráficos personalizados ou vídeos filmados em seu smartphone.
- Estabeleça um guia de estilo : um guia de estilo fornece respostas rápidas para perguntas comuns, como “Qual é o nosso caso preferido para tags de título?” ou “Todos os títulos devem incluir a palavra-chave alvo?” Se você já possui um guia de estilo, trabalhe com seu ponto de contato para adicionar diretrizes de SEO.
Alguns itens de ação comuns de otimização de mecanismo de pesquisa DIY para otimizar o conteúdo do site incluem:
- Escrever tags de título entre 55 e 60 caracteres
- Escrever meta descrições entre 140-155 caracteres
- Organizar o conteúdo em títulos relevantes, como H2s, H3s e H4s
- Escrever conteúdo de SEO que combine as necessidades do usuário com as melhores práticas de SEO
- Segmentação de snippets em destaque com título H2 e uma resposta concisa
- Adicionando texto alternativo descritivo para imagens
- Atualizando o conteúdo de SEO para fornecer informações novas e atualizadas
Com essas práticas recomendadas, você pode trazer estrutura (e sucesso) para fazer SEO por conta própria.
5. Melhore a vinculação interna
Os links internos são como as estradas de uma cidade – eles ajudam as pessoas (e o Google) a explorar seu site.
Não importa o tamanho do site, a otimização do mecanismo de pesquisa do tipo “faça você mesmo” deve incluir links internos. Ao investir tempo em links internos, você ajuda o Google a rastrear seu site e entender seu conteúdo, o que pode levar a classificações mais altas nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) .
Alguns benefícios adicionais dos links internos incluem:
- Melhorar o tempo no site, fornecendo aos usuários outras informações relevantes para explorar
- Ajudar os usuários a continuar sua jornada de compra compartilhando informações oportunas
- Oferecendo aos rastreadores de mecanismos de pesquisa uma rota direta para conteúdo mais profundo na arquitetura do seu site
- Passar autoridade de um URL para outro, o que pode contribuir para classificações mais altas
Você pode começar com links internos seguindo estas práticas recomendadas:
- Use um texto âncora descritivo, como “dicas sobre estufas” para vincular a um URL sobre dicas sobre estufas
- Certifique-se de que cada URL tenha de três a cinco backlinks internos
- Use a navegação e o rodapé para vincular a URLs direcionados a palavras-chave competitivas
Ao auditar o SEO do seu site (veja a etapa dois neste guia DIY SEO), você pode usar o Screaming Frog para visualizar o seguinte:
- Número de backlinks internos
- Texto âncora do backlink interno
- Localização do backlink interno, como rodapé ou navegação
- E mais
6. Atraia backlinks
O próximo passo em nossa lista de dicas DIY de SEO é fazer com que as pessoas criem links para o seu conteúdo. Links de sites confiáveis fazem com que seu site pareça maravilhoso para os mecanismos de pesquisa, proporcionando um impulso muito necessário nas classificações. Mas ganhar links não é fácil.
É por isso que muitos SEOs DIY compram links, mas vou dizer isso agora. Não. Comprar. Links.
A compra de links fará com que você seja penalizado nas SERPs, conforme demonstrado pela atualização SpamBrain do Google , basicamente anulando qualquer trabalho árduo que você colocou no SEO do seu site. Fazer com que as pessoas criem links para o seu site requer tempo e dedicação.
Aqui estão algumas dicas sobre como atrair backlinks para seu site:
- Crie ótimos conteúdos que as pessoas queiram compartilhar: se você escreve postagens educacionais em blogs ou cria vídeos muito legais, você está no caminho certo. Se você precisa de ideias de conteúdo que as pessoas desejam, reserve um tempo para vasculhar a internet.
- Procure tópicos de tendência no Google Trends : leia alguns dos conteúdos de seus concorrentes, se houver, veja o que as pessoas estão falando nas redes sociais e em fóruns como Quora e Reddit.
- Promova conteúdo nas redes sociais: Promover o seu conteúdo nas redes sociais também é um bom começo. Quanto mais pessoas estiverem expostas ao seu site, maiores serão as chances de fazer com que elas criem um link para ele.
- Realize divulgação por e-mail : procure profissionais em seu setor. Talvez uma publicação comercial se beneficiasse de um artigo que você escreveu, ou um blogueiro pudesse compartilhar seu infográfico em seu conteúdo relacionado.
7. Acompanhe classificações de SEO, conversões e muito mais
Quando se trata de como fazer SEO por conta própria, é mais do que otimizar seu site – é também monitorar seu desempenho. Como saber se o que você está fazendo está funcionando e se está contribuindo para os objetivos maiores da sua organização?
Uma plataforma de análise de sites como o GA4 pode ajudá-lo a responder a essa pergunta porque rastreará o seguinte:
- Visitas orgânicas
- Conversões orgânicas
Da mesma forma, o Google Search Console ajudará você a rastrear o seguinte:
- Classificações de resultados de pesquisa orgânica
- Impressões de resultados de pesquisa orgânica
- Cliques em resultados de pesquisa orgânica
E se você estiver procurando por mais?
Por exemplo, se você tem uma empresa baseada em leads, como saber se uma conversão de site se tornou uma venda? Para isso, você precisará de uma plataforma que possa sincronizar seus dados de marketing (como uma conversão GA4) com seus dados de vendas (como uma atualização de status de lead de CRM)
8. Continue aprendendo SEO
Você pode fazer SEO sozinho? Sim – mas você precisa se comprometer com o aprendizado contínuo.
A otimização de mecanismos de pesquisa está evoluindo, com resultados e algoritmos de pesquisa mudando a cada ano. Embora algumas mudanças sejam mais sutis, outras têm um impacto enorme, como o Medic Update do Google no setor de saúde.
É por isso que é fundamental continuar aumentando seu conhecimento em SEO. Alguns ótimos recursos incluem:
- [Podcast] Pesquisa off the record do Google
- [Blog] Central da Pesquisa Google
- [YouTube] Central da Pesquisa Google
E é assim que você faz sua própria otimização de mecanismo de pesquisa. Agora você está pronto para enfrentar os SERPs!
Perguntas frequentes sobre SEO DIY
Agora você sabe a resposta para a pergunta “posso fazer SEO sozinho?”
Se você deseja saber mais sobre DIY SEO, verifique nossas perguntas frequentes:
O que é SEO?
SEO em marketing digital significa otimização de mecanismos de pesquisa. A otimização de mecanismos de pesquisa é a prática de otimizar seu site para aparecer em resultados de pesquisa relevantes, como no Google ou Bing. Ao fazer SEO sozinho, você usa várias habilidades, como pesquisa, redação, codificação e até colaboração.
Quais são os tipos de SEO?
Existem três tipos principais de SEO :
- SEO na página: SEO na página envolve elementos do seu site que você controla, como a tag de título e a meta descrição que aparecem nos resultados da pesquisa e no conteúdo de texto e multimídia em todo o site.
- SEO fora da página: SEO fora da página envolve a reputação do seu site na web. Atrair backlinks de outros sites respeitáveis (especialmente sites respeitáveis em seu setor) sinaliza aos mecanismos de pesquisa que as pessoas confiam em seu site, o que pode melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa.
- SEO técnico: o SEO técnico envolve elementos do seu site que você controla, mas que podem exigir colaboração com sua equipe de desenvolvimento. Elementos técnicos comuns de SEO incluem velocidade da página , mapas de sites XML , um arquivo robots.txt e dados estruturados .
Além desses três tipos de SEO, existem alguns tipos especializados de SEO:
- SEO local: o SEO local concentra-se na sua presença em resultados de pesquisa localizados, como “pizza perto de mim”. Se você mesmo faz SEO, se concentrará em reivindicar e otimizar listagens locais , como o Perfil da empresa no Google e o Bing Local, e em criar conteúdo localizado para seu site.
- SEO para comércio eletrônico: SEO para comércio eletrônico se concentra em suas listagens de produtos, ajudando-os a alcançar (e converter) mais compradores online. Algumas táticas de SEO para comércio eletrônico incluem a otimização da arquitetura do site, a eliminação de conteúdo duplicado e a melhoria da multimídia do produto.
- Voice SEO: Voice SEO se concentra em atrair mais tráfego de pesquisa por voz para o seu site. Se você otimizar seu site para pesquisas por voz, muitas vezes otimizará o conteúdo existente para responder melhor às perguntas de forma concisa.
Quais são as melhores ferramentas de SEO para iniciantes?
As melhores ferramentas de SEO para iniciantes geralmente são gratuitas e incluem:
Ferramentas de SEO
- Google Analytics ou GA4 para rastrear tráfego, conversões e comportamento do usuário
- Google Search Console para rastreamento de indexação, classificação de SEO e taxa de cliques
- Screaming Frog por concluir auditorias aprofundadas de SEO
- Google Docs para escrever conteúdo SEO
- Planilhas Google para compilar pesquisas de palavras-chave, problemas de auditoria de SEO e muito mais
Quando se trata de SEO do tipo faça você mesmo, essas ferramentas fornecem o kit de ferramentas de SEO de que você precisa para ter sucesso.
É difícil fazer SEO sozinho?
A dificuldade de fazer SEO sozinho depende de vários fatores, incluindo:
- Tamanho do seu site
- O SEO existente do seu site
- Sua experiência de SEO
- Seu orçamento de SEO
- Seu tempo disponível para SEO
- E mais
Se você tem um site grande e múltiplas responsabilidades, o SEO pode ser difícil de fazer sozinho – não porque você não tenha as habilidades, mas porque não tem tempo para otimizar, manter e expandir seu site.
Em comparação, se você tem um site pequeno e uma função focada em SEO, o SEO pode se tornar fácil de fazer por conta própria porque você tem tempo e habilidades para otimizar a otimização técnica do mecanismo de pesquisa off-page, on-page e técnica do seu site.
Quando devo contratar alguém em vez de fazer SEO sozinho?
Ao decidir se é hora de fazer parceria com uma agência de SEO ou continuar fazendo isso por conta própria, pense no seu negócio e no desempenho online – com base nos seus resultados atuais, você acha que uma agência seria capaz de aumentar significativamente o seu sucesso?
A contratação de uma agência de SEO depende muito do tamanho do negócio e do grau de dependência do seu negócio em relação à receita. Você pode ver quanta receita sua empresa está gerando agora com a pesquisa orgânica. Você acha que uma agência poderia melhorar isso em 5%? 10%? 25%? Se sim, quanta receita adicional você está considerando? Você pode começar a ter uma ideia do valor de investir mais no aumento de sua presença nas pesquisas com esses cálculos.
Para algumas empresas, você pode estar em um ponto em que deveria investir pesadamente em uma agência parceira de SEO. Para outros, você pode precisar primeiro descobrir a adequação do produto/mercado, construir a infraestrutura e outras funções essenciais do negócio. Acerte essas coisas primeiro e então você poderá se apoiar cada vez mais no SEO como um canal de marketing de longo prazo.
Quem devo contratar para serviços de SEO?
Existem alguns caminhos diferentes que você pode seguir ao decidir contratar alguém para SEO – você pode contratar uma agência ou um SEO freelance. Ambos têm seus prós e contras, mas a maior diferença entre os dois são suas capacidades.
Um SEO freelance geralmente é uma pessoa, enquanto uma agência oferece o apoio de toda uma equipe de profissionais de SEO. No final das contas, o que importa é escolher a opção certa para o seu negócio.
Quer saber mais sobre SEO interno x freelance x agência? Confira a tabela abaixo!
SEO faça você mesmo | TRABALHADOR AUTONOMO | AGÊNCIA DE SEO | |
habilidades e especialidades | Habilidade e experiência são limitadas ao seu próprio conhecimento ou ao de sua equipe interna de SEO. | Um indivíduo completo com experiência em um ou mais aspectos de SEO. | Uma equipe de profissionais de marketing experientes com diversas habilidades e conhecimento profundo das melhores práticas e estratégias de SEO. |
Flexibilidade | A flexibilidade é extremamente limitada – como mestre do seu próprio SEO, você pode optar por trabalhar nele fora do horário comercial normal, mas está fazendo isso além de administrar seu próprio negócio. | Tenha alguma flexibilidade em termos de quando eles podem ajudá-lo além do horário normal de expediente. Podem não ter processos estabelecidos, uma vez que trabalham sozinhos e, por vezes, podem não ser tão organizados (em comparação com as agências). | Opera em horários específicos de trabalho, portanto não totalmente flexível em termos de ajuda fora do horário de trabalho, mas extremamente confiável durante o horário comercial normal. Estabeleceram processos e podem agilizar várias tarefas para obter eficiência. |
Recursos e Tecnologia | Os recursos são limitados à rede de sua equipe, que provavelmente é menor do que a de um freelancer ou agência. A tecnologia é limitada ao que sua equipe investe e, em última análise, ao que seu orçamento pode pagar. | Como trabalham de forma independente, os freelancers geralmente têm menos recursos ou tecnologia de marketing do que as agências digitais, embora tenham uma vasta rede, já que trabalharam para várias outras empresas. | Invista regularmente em ferramentas e tecnologia de SEO para ajudar seus clientes. Como profissionais de marketing, eles também têm uma vasta rede e estão sempre atualizados sobre as últimas tendências de SEO e marketing. |
Comunicação | A comunicação é baseada em como você normalmente entra em contato com sua equipe. Se você estiver fazendo SEO sozinho , os problemas de comunicação serão praticamente inexistentes. | As empresas podem se comunicar diretamente com freelancers e qualquer feedback pode ser dado diretamente a eles, em vez de falar com uma equipe por meio de um gerente de projeto. | A comunicação com a equipe da sua agência de marketing digital é agilizada por meio de ferramentas de gerenciamento de projetos e por um gerente de projeto dedicado. |
Vale a pena pagar por SEO?
Para muitas empresas, vale a pena pagar pelo SEO porque os serviços de SEO :
- Ajude seu site a aumentar suas classificações, tráfego e conversões
- Dê à sua empresa um especialista em SEO dedicado – sem custos internos
- Deixe sua empresa adotar e implementar as estratégias de SEO mais recentes
- Permita que sua empresa se concentre em outras áreas de marketing internamente
- E mais
Trabalhar com uma agência de SEO economiza seu tempo e você trabalha com uma equipe de pessoas que já enfrentaram todos os desafios digitais que você enfrenta muitas vezes. Esteja você procurando aumentar o tráfego, melhorar sua taxa de conversão ou se recuperar de uma mudança no algoritmo do Google, uma boa agência já fez tudo isso centenas de vezes. Eles viram o que funciona e o que não funciona e sabem exatamente o que esperar, em vez de fazer seu SEO DIY e tentar descobrir tudo isso pela primeira vez. O acesso a expertise em diversas áreas específicas é uma grande vantagem de trabalhar com uma agência de SEO.
Quanto tempo leva o DIY SEO?
Quando se trata de tarefas do dia-a-dia, estas são algumas estimativas para projetos DIY SEO:
- Auditoria de SEO: quatro horas
- Pesquisa de palavras-chave: duas horas
- Novo conteúdo: seis horas
- Link building: quatro horas
Se você está apenas começando a fazer SEO por conta própria, provavelmente precisará de mais tempo para concluir as tarefas de SEO. Tudo bem! À medida que você ganha mais experiência, você concluirá esses projetos de SEO para o seu site com mais rapidez.
Quando verei os resultados da otimização de mecanismos de pesquisa DIY?
Quer você pague pelo SEO ou adote o DIY SEO, os resultados da otimização de mecanismos de pesquisa levarão vários meses. Espere investir em SEO por seis meses (ou mais) antes de ver suas classificações, tráfego e conversões aumentarem.
Comece com DIY SEO (ou peça ajuda!)
Agora que você sabe como fazer SEO sozinho, está pronto para se tornar um especialista em SEO!
Se o DIY SEO não for viável, a MidiaPro pode ajudar! Com nossas soluções de SEO do tipo faça por mim , você receberá tudo o que precisa para capturar mais classificações, tráfego e receita da web.
4 fatores de classificação de SEO local mais importantes(Abre numa nova aba do navegador)
Tendências do marketing digital para 2024(Abre numa nova aba do navegador)
9 maneiras de melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa
Quando você faz parceria conosco para nossos serviços de marketing digital, ajudaremos você a aumentar suas classificações de pesquisa, tráfego do site, vendas e muito mais. Interessado em trabalhar com MidiaPro? Basta ligar para 21 97322-1936 ou entrar em contato on-line hoje mesmo!