O Volkswagen Tayron vem aí para aposentar o Tiguan e mostrar quem manda. Maior, mais espaçoso e com motores híbridos, ele não quer só rodar, quer dominar as ruas brasileiras. Com tecnologia de sobra, incluindo assistente de voz integrado ao ChatGPT, o Tayron será produzido aqui mesmo e promete fazer concorrentes como o Jeep Compass repensarem suas estratégias.
Imagine um mundo onde o Tiguan, o SUV que conhecemos tão bem, está prestes a dar adeus. E, em seu lugar, surge uma nova fera nas ruas: maior, mais tecnológico e pronto para redefinir o que você espera de um SUVW. O Volkswagen Tayron está a caminho, e sua missão é clara — substituir o icônico Tiguan e elevar o padrão dos utilitários esportivos no Brasil. Com linhas imponentes, motores híbridos e espaço para sete passageiros, ele chega para balançar o mercado e fazer a concorrência tremer.
Pontos Principais:
- O Volkswagen Tayron substituirá o Tiguan no Brasil a partir de 2025.
- O SUV será fabricado em São Bernardo do Campo (SP).
- O Tayron contará com opções de motorização híbrida e versões com cinco ou sete lugares.
- O modelo também trará inovações tecnológicas, como assistente de voz com ChatGPT.
Mas será que esse novato tem o que é preciso para se tornar o novo queridinho das garagens brasileiras? E o que mais ele esconde sob o capô, além de toda essa tecnologia de ponta? Vamos descobrir como o Tayron pretende se tornar o sucessor definitivo do Tiguan e, de quebra, conquistar um espaço de destaque entre os SUVs mais desejados.
Volkswagen Tayron: O SUV que substitui o Tiguan e chega ao Brasil em 2025
O Volkswagen Tayron, apresentado no Salão de Paris de 2024, é o novo SUV da marca que irá substituir o Tiguan Allspace em diversos mercados, incluindo o Brasil. A previsão é que o modelo comece a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em 2025, conforme anunciado pelo presidente da Volkswagen, Ciro Possobom. O Tayron, que já havia feito sua estreia no Salão de Pequim sob o nome Tiguan L Pro, é originalmente um projeto chinês que ganhará produção local.
A estratégia da Volkswagen com o Tayron faz parte do plano da marca de lançar 16 novos modelos até 2028, dois dos quais inéditos e fabricados no Brasil. O Tayron, que utiliza a plataforma MQB preparada para eletrificação, chega para ocupar o espaço do Tiguan com opções de motorizações híbridas e a promessa de maior eficiência energética. O SUV será uma peça-chave na renovação da linha de veículos da marca no país, sendo o maior Volkswagen já produzido em território nacional.
Com dimensões maiores que o Tiguan, o Tayron busca oferecer mais espaço interno e versatilidade, com versões que podem acomodar até sete passageiros. Além disso, o modelo aposta em tecnologia embarcada, com destaque para o painel digital e os assistentes de voz integrados ao ChatGPT, visando uma experiência de condução mais conectada.
Dimensões e Espaço Interno
O Tayron se destaca pelo porte maior em relação ao Tiguan, com 4,77 metros de comprimento, 1,85 metros de largura, 1,66 metros de altura e 2,79 metros de entre-eixos. Essas dimensões permitem que o SUV ofereça mais espaço interno, acomodando até sete passageiros em algumas versões. No Salão de Paris, as unidades expostas eram de cinco lugares, oferecendo um porta-malas com capacidade de 885 litros, um dos maiores da categoria.
O espaço interno foi projetado para maximizar o conforto dos ocupantes, especialmente no banco traseiro. O entre-eixos maior proporciona mais liberdade de movimento, permitindo que passageiros de estatura elevada consigam se acomodar confortavelmente. O Tayron também contará com uma versão de sete lugares, aproveitando ao máximo seu tamanho.
No entanto, em algumas versões híbridas, como a plug-in, a capacidade do porta-malas pode ser reduzida devido ao espaço ocupado pela bateria, especialmente nas configurações de sete lugares. A bateria instalada sob o assoalho traseiro limita o espaço para bagagens, resultando em um porta-malas de 345 litros nessas versões.
Motorização e Eficiência Energética
O Volkswagen Tayron será oferecido com uma gama de opções de motorização, que inclui motores híbridos leves e plug-in. Na Europa, o modelo terá quatro opções de motorização, começando pelo motor 1.5 eTSI, um híbrido leve de 48 volts que gera 150 cv de potência. Esse motor já está confirmado para o Brasil, onde será produzido na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP), mas sua produção não começará antes de 2025.
Além do motor 1.5 eTSI, o Tayron europeu terá uma versão com motor 2.0 turbodiesel, também de 150 cv, e duas versões híbridas plug-in baseadas no motor 1.5 eHybrid, com potências de 204 cv e 272 cv. As versões plug-in serão equipadas com uma bateria de 19,7 kWh, oferecendo uma autonomia de até 100 km em modo totalmente elétrico, conforme divulgado pela Volkswagen. No entanto, a versão híbrida plug-in mais potente não será compatível com a configuração de sete lugares devido ao espaço necessário para a bateria.
No Brasil, espera-se que o Tayron seja oferecido com a motorização híbrida leve, combinando o motor 1.5 TSI com um sistema elétrico de 48V. Esse conjunto mecânico, segundo a marca, tem o objetivo de melhorar a eficiência do consumo de combustível e reduzir as emissões, alinhando-se às tendências de eletrificação do mercado automotivo nacional.
Tecnologia e Equipamentos
O Tayron também se destaca pela quantidade de tecnologia embarcada, especialmente no que se refere aos sistemas de entretenimento e navegação. O painel do veículo conta com o “Digital Cockpit Pro”, um quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas. Além disso, o SUV oferece uma tela central que pode chegar a 15 polegadas, dependendo da versão, de onde são controladas quase todas as funções do veículo, uma vez que há poucos botões físicos no console.
Outro destaque é a presença de um assistente de voz integrado ao sistema de inteligência artificial ChatGPT, proporcionando uma experiência mais intuitiva para o motorista e passageiros. O modelo chinês ainda oferece uma tela dedicada para o passageiro, que, no entanto, não está disponível na versão europeia do veículo. Em seu lugar, o Tayron europeu traz pontos de luz decorativos.
O SUV também apresenta um sistema de iluminação em LED que percorre a parte frontal e traseira do veículo. A grade frontal extensa e os elementos em LED nos faróis diurnos formam uma faixa contínua de luz, reforçando a identidade visual do modelo. Na parte traseira, os clientes poderão escolher entre três animações de LED diferentes para as lanternas.
Perspectivas para o Mercado Brasileiro
O Volkswagen Tayron é uma aposta importante da marca para o segmento de SUVs no Brasil, que vem crescendo significativamente nos últimos anos. Com seu lançamento previsto para 2025, o Tayron deverá competir diretamente com modelos como o Jeep Compass e o Song Plus, oferecendo uma combinação de espaço interno, tecnologia avançada e opções de motorização eletrificada.
A produção local do Tayron será um marco para a Volkswagen no Brasil, sendo o primeiro modelo fabricado no país com a nova filosofia de acabamento da marca, que promete materiais mais sofisticados e um padrão de qualidade superior. Com isso, a montadora busca se reposicionar no mercado brasileiro, oferecendo produtos mais alinhados com as expectativas dos consumidores.
Com motorizações híbridas e um foco em eficiência energética, o Tayron reflete a estratégia global da Volkswagen de eletrificação e sustentabilidade. Essa tendência deverá se intensificar nos próximos anos, à medida que mais fabricantes adaptam seus portfólios para atender às exigências ambientais e ao crescente interesse por veículos com menor impacto ambiental.
Fonte: Volkswagen, MobiAuto e QuatroRodas.