
A Waymo, serviço de tåxi autÎnomo do Google, publicou um artigo no qual revela que usarå o Gemini para uma nova tecnologia de direção autÎnoma. O Gemini é tanto o nome da IA generativa da big tech quanto do LLM, o motor dessas tecnologias. No caso, a empresa de robotåxi usarå o LLM para o desenvolvimento do seu novo sistema de direção.
Por que essa decisĂŁo da Waymo Ă© importante?
Com este anĂșncio, o Waymo sugere que as IAs generativas e seus LLMs podem ganhar uma nova função. Atualmente, o uso dessa tecnologia estĂĄ associado a chatbots, respostas por email, geração de imagens, vĂdeos e aplicaçÔes profissionais â o prĂłprio Gemini tem integraçÔes ao Google Drive, assim como o Copilot no Microsoft 365.
O uso de uma IA generativa pode corrigir as limitaçÔes dos modelos atuais, baseados em algoritmos predefinidos, que sĂŁo mais difĂceis em se adaptar e lidar com novos cenĂĄrios. JĂĄ os LLMs sĂŁo capazes de aprender com o tempo e podem âdecorarâ parĂąmetros.


Obviamente, o LLM Gemini servirĂĄ como base e serĂĄ adaptado para direção autĂŽnoma. Ainda assim, o fato de o Gemini ser generalista Ă© visto como um ponto positivo. No artigo, a Waymo destaca que o LLM tem um ârico conhecimento de mundoâ (como passar cola na pizza para grudar o queijo) e que o raciocĂnio em cadeia de conhecimento Ă© superior aos algoritmos, jĂĄ que busca imitar o raciocĂnio humano.
A ideia da Waymo Ă© usar essas vantagens para criar o Modelo Multimodal de Ponta a Ponta para Direção AutĂŽnoma (EMMA em inglĂȘs). Segundo a empresa, os primeiros testes do EMMA foram positivos, demostrando uma âexcelente capacidadeâ (aspas da Waymo) de prever trajetĂłrias, detectar objetos e compreender a via.
A Waymo tambĂ©m destaca as falhas e limitaçÔes da tecnologia no momento, como a falta de integração com imagens 3D geradas pelo LiDAR e radares do veĂculo. Entretanto, a empresa nĂŁo cita as alucinaçÔes de IA.
Ainda hĂĄ um longo caminho para testes, desenvolvimentos e aprovação de ĂłrgĂŁos competentes, mas jĂĄ podemos imaginar alguns cenĂĄrios futurĂsticos. Por exemplo, a EMMA decorando que em determinado local do trajeto hĂĄ uma via rĂĄpida com saĂda de veĂculos lentos, o que a levaria a trocar de faixa para diminuir o risco de uma freada brusca.
Com informaçÔes: The Verge e Android Headlines