O YouTube Music está disponibilizando para mais usuários um novo recurso de criação de listas de reprodução personalizadas com o auxílio de inteligência artificial, como relatou o 9to5Google na terça-feira (10). A funcionalidade começou a ser testada em julho com um pequeno grupo de pessoas.
Denominada “Ask Music”, a ferramenta que aparentemente é baseada no Gemini, embora não haja uma citação direta à IA do Google, abre uma tela de chat quando acionada, para que o usuário informe seus estilos musicais preferidos. Basta digitar o que você deseja ouvir e enviar sua solicitação para que a tecnologia analise.
Também há prompts previamente inseridos pelo próprio streaming, como “indie rock anos 2000”, “músicas mais tristes”, “lo-fi” e “surpreenda-me”, entre vários outros. Caso queira adicionar alguns deles é só tocar na opção de sua preferência para que ela também faça parte da lista.
Alguns segundos depois, a playlist gerada por IA no YouTube Music aparece na tela, reunindo todos os seus gostos informados por meio dos prompts, trazendo título e descrição baseados nessas informações. A primeira faixa é reproduzida automaticamente e o usuário pode salvar a lista na biblioteca.
Disponível para assinantes
Como destaca a publicação, a nova função com inteligência artificial está restrita aos assinantes do YouTube Music, pelo menos neste momento, incluindo os usuários com acesso pelo YouTube Premium. Inicialmente, ela parece ter sido liberada somente no Android, não havendo informações sobre o lançamento no app para iOS.
Outro detalhe é que o recurso foi ampliado para assinantes fora dos Estados Unidos, onde os testes começaram a ser realizados pelo streaming de áudio. Países como Austrália e Canadá também estão recebendo a novidade, conforme os relatos nas redes sociais.
Ainda não se sabe quando a função Ask Music estará disponível para todos os usuários do YouTube Music elegíveis, globalmente.