A Ypê está expandindo o uso de inteligência artificial na empresa. Em julho, lançou uma assistente virtual, baseada na tecnologia ChatGPT, para dar dicas e tirar dúvidas com cuidados com a casa. Batizada de Yara, a ferramenta foi desenvolvida com milhares de informações provenientes das interações com seus consumidores ao longo dos anos, a fim de torná-la uma especialista no conhecimento de assuntos relacionados à cuidados com a casa.
Alexandre Gyurkovits, diretor de Digital, Canais Especiais e Negócios da Ypê, participa do Bora Varejar, um podcast exclusivo Mercado&Consumo, para contar sobre a criação da assistente virtual Yara. A iniciativa digital é capaz de solucionar dúvidas sobre limpeza e organização doméstica, ensinar o usuário a utilizar cada produto corretamente, de acordo com a sua necessidade, além de responder a outros questionamentos relacionados à empresa.
“O varejo tem um cuidado muito grande com a jornada do consumidor. Além de apenas comercializar o produto, a Ypê deseja oferecer dicas de utilização, esclarecer dúvidas gerais, etc. Estávamos trabalhando em meios para ajudar o consumidor na tomada de decisão, e a Yara veio para preencher esse gap. Antes, todo o conteúdo disponível estava escrito, e o cliente tinha que passar vários minutos lendo até encontrar a informação necessária. Com a Yara, ele faz uma pergunta simples e ela responde exatamente o que ele busca”, conta Gyurkovits.
O executivo também aborda temas como a importância dos dados no varejo e indústria, o uso de apps e promoções digitais na Ypê e o desafio de aproximar a indústria do consumidor.
“Somos uma geração que pula as introduções dos vídeos e acelera os áudios do WhatsApp. A principal ideia é oferecer uma resposta rápida e de qualidade para os nossos clientes, que geralmente não querem perder tempo”, completa.
Confira o episódio na íntegra:
A temporada 3 do Bora Varejar está disponível no YouTube da Mercado&Consumo e chega acompanhada de diversos líderes do mercado. São mais de 30 episódios com insights valiosos sobre o mundo do varejo.
Imagem: Mercado&Consumo