Aprenda PPC com este tutorial gratuito

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Se você já fez uma pesquisa no Google, provavelmente já viu publicidade pay-per-click (PPC) em ação. Você provavelmente já clicou em um anúncio, uma ou duas vezes. Mas você provavelmente não sabe como funciona – pelo menos não ainda. 

Se você está pronto para aprender marketing PPC hoje, não procure mais! Siga este treinamento universitário definitivo de PPC para aprender como fazer marketing de pagamento por clique. No entanto, os negócios B2C ainda podem prosperar no mundo do PPC aprendendo a criar estratégias inteligentes de PPC e implementar táticas para ajudá-los a maximizar seus resultados.

Não tem tempo para aprimorar seu PPC? Sem problemas! Entre em contato conosco sobre nossos serviços especializados de PPC hoje.

Introdução ao PPC

Antes de aprender as táticas de PPC, você precisa conhecer os fundamentos do PPC! Aqui está uma breve definição e visão geral do PPC.

A publicidade de pagamento por clique (PPC) é uma forma de publicidade digital na qual você paga para que seu site seja exibido nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) quando alguém digita uma palavra-chave ou consulta de pesquisa correspondente. O objetivo é que o anúncio leve os usuários ao seu site. Você paga por cada clique que o anúncio recebe, e não por cada vez que seu anúncio é exibido.

O PPC tem o potencial de gerar ótimos resultados para sua empresa e site (desde que o gestor de publicidade saiba o que está fazendo). Com este guia de treinamento de PPC, você pode aprender as melhores práticas e táticas necessárias para executar uma campanha de PPC bem-sucedida.

Antes de começar, revise os seguintes termos de publicidade, que serão usados ​​durante o treinamento!

  • Página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP):  é aqui que seus anúncios PPC estarão localizados. Se você digitar algo no Google e clicar em “pesquisar”, a SERP é a página da web que você vê com todos os resultados para o que você pesquisou.
  • Retorno sobre o investimento (ROI):  o ROI mede a quantidade de dinheiro que é lucrado com um empreendimento. Ele considera o valor ganho e os custos incorridos.
  • Landing page:  Esta é a página em um site que um usuário acessa quando clica em um anúncio.
  • Palavra-chave:  são termos específicos que você deseja segmentar com seus anúncios. Eles informam ao mecanismo de pesquisa em quais consultas de pesquisa você deseja que seu anúncio seja exibido.
  • Campanha:  Esta é a primeira coisa que você irá configurar para começar a anunciar online. Uma campanha é o tema geral de seus anúncios.
  • Grupo de anúncios:  dentro de sua campanha, você criará grupos de anúncios, que conterão anúncios. Estas são categorias que descrevem os temas ou mensagens de seus anúncios individuais.
  • Consulta/consultas de pesquisa:  a frase que alguém usa para realizar uma pesquisa. Eles podem incluir palavras-chave que você espera atingir.

plataformas PPC

Embora existam algumas plataformas de PPC para escolher, elas não são todas iguais. Abaixo estão descritas as plataformas PPC mais comuns que lhe darão o melhor ROI.

Google Ads

Como o mecanismo de pesquisa mais usado no mundo, não é surpresa que o Google também seja o rei da publicidade. O Google Ads foi relatado como a plataforma de publicidade mais popular para PPC.

Por quê? Bem, pense em quantas pesquisas no Google são realizadas por dia. O número chega a mais de 3,5 bilhões! Isso significa que é muito provável que seu anúncio seja visto por muitas pessoas se você usar o Google Ads. Sem mencionar que a interface do Google Ads é bastante fácil de usar, mesmo para iniciantes.

No entanto, existem algumas desvantagens em usar o Google Ads. Devido à popularidade do Google e aos bilhões de pesquisas diárias, é provável que seu anúncio receba muitos cliques. Isso significa mais dinheiro para você, o anunciante, gastar em seus anúncios, mas não necessariamente mais vendas de seus produtos ou serviços. Isso é algo importante a ter em mente ao escolher sua plataforma de publicidade, especialmente se você tiver um orçamento menor.

Bing Ads

O Bing Ads pode ser uma ótima alternativa ao Google. É outro mecanismo de pesquisa amplamente usado com interface e configuração semelhantes. Pode ser muito mais barato anunciar no Bing, mas é importante lembrar que é porque menos pessoas verão seus anúncios. 

O Bing é mais barato, mas pode ser menos eficaz do que o Google Ads em termos de levar as pessoas a ver seu anúncio ou acessar seu site.

Obs.: Mas isso pode estar mudando, pois, a Microsoft vem investindo pesado em disponibilização de ferramentas de inteligência artificial integradas ao Bing e, isso, como resultado, vem aumentando sua popularidade.

Publicidade em mídia social

A publicidade no Facebook está subindo lentamente para o Google Ads como a segunda plataforma de publicidade PPC mais usada. Uma das razões para isso é o grande aumento no uso de mídias sociais nos últimos anos. Em 2020, o número de usuários de mídia social em todo o mundo totalizou  mais de 3,6 bilhões .

Devido ao uso generalizado de plataformas como Facebook e Instagram, elas podem ser plataformas muito eficazes para usar em publicidade PPC. Como o Facebook e o Instagram, dois dos aplicativos de mídia social mais usados ​​no mundo, agora estão integrados, também ficou mais fácil do que nunca anunciar nessas duas plataformas. Você pode simplesmente criar um anúncio que pode ser exibido em ambas as plataformas.

Embora também existam outras plataformas para usar no marketing PPC, essas são de longe as mais eficazes em termos de facilidade de uso, volume de tráfego e custo. Recomenda-se que os iniciantes em PPC usem uma combinação das três plataformas – dessa forma, você pode experimentar para ver o que funciona melhor para o seu negócio e obter o maior retorno sobre o investimento.

Por que PPC? 5 principais razões

Ao aprender sobre táticas de marketing de pagamento por clique, você pode se perguntar por que deveria usar o PPC em primeiro lugar. Por que não usar outros métodos de publicidade, como TV, impresso ou outros? Existem muitas respostas para essa pergunta, mas vamos listar as cinco principais:

  • Custo:  Em primeiro lugar, os anúncios PPC são ótimos porque você, como anunciante, pode escolher quanto deseja gastar em publicidade. Ao contrário dos métodos tradicionais de publicidade, você pode controlar exatamente quanto gasta em marketing PPC.
  • Potencial de ROI:  Além de controlar os custos, o PPC também tem um maior potencial de vendas, conversões e retorno do investimento. Como você só paga quando um visitante clica em seu anúncio, o tráfego que você está recebendo em seu site será qualificado e terá um potencial de conversão maior.
  • Tempo: Comparado a outros esforços de publicidade ou marketing que podem levar meses ou anos para produzir resultados, o PPC pode obter resultados para sua empresa em dias ou até horas. Especialmente para uma empresa nova ou pequena, o PPC é uma opção inteligente porque divulgará seu nome quase imediatamente e levará muito pouco tempo para configurar.
  • Segmentação específica:  você não quer que seu anúncio seja visto por qualquer pessoa — você quer que ele seja visto por clientes em potencial! Em comparação com um outdoor que pertence apenas a uma parte das pessoas que o visualizam, os anúncios PPC podem segmentar os tipos exatos de clientes que você deseja. Por meio de diferentes estratégias de segmentação, você pode se concentrar em pessoas de uma área específica, usando um dispositivo específico, de um gênero específico e muito mais.
  • Capacidade de ajuste:  como o PPC usa palavras-chave para segmentar determinadas consultas de pesquisa, é fácil para o anunciante ajustar e testar anúncios para obter melhores resultados.

Existem muitas outras razões pelas quais você deve usar a publicidade PPC, mas você está aqui para aprender como executar sua campanha – então vamos começar! E se você ainda não está convencido de que o PPC tem grandes benefícios, continue lendo para saber mais sobre por que o PPC é ideal para o seu negócio!

Crie sua campanha de PPC: um guia passo a passo

Como você começa a usar a publicidade PPC? Abaixo está o guia universitário PPC passo a passo sobre como criar uma campanha.

Usaremos o Google Ads para o treinamento de PPC, pois é a plataforma mais popular e muito fácil de configurar.

Acesse https://ads.google.com/ e clique em Iniciar agora

Se você já possui uma conta do Gmail, insira suas informações para entrar. Se você não possui uma conta do Gmail, crie uma conta e volte a esta etapa!

Escolha Experiente ou Iniciante com base em seu conhecimento e uso de publicidade do Google Ads e PPC. Para iniciantes, o Starter é recomendado.

Escolha sua meta de publicidade. Se você não tiver certeza, recomendamos escolher Vendas e inscrições no site.

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  2. Se você já possui uma conta do Gmail, insira suas informações para entrar. Se você não possui uma conta do Gmail, crie uma conta e volte a esta etapa!
  3. Escolha Experiente ou Iniciante com base em seu conhecimento e uso de publicidade do Google Ads e PPC. Para iniciantes, o Starter é recomendado.
  4. Escolha sua meta de publicidade. Se você não tiver certeza, recomendamos escolher Vendas e inscrições no site.
  5. Insira o nome e o site da sua empresa.
  6. Você será solicitado a escrever seu primeiro anúncio. Isso deve ser focado em sua meta da parte 4. Se sua meta for visitas ao site, basta escrever informações sobre sua empresa. Se você deseja que as pessoas entrem em contato com sua empresa, foque nesse objetivo. Abaixo está um exemplo de um anúncio para um escritório de advocacia que deseja que clientes em potencial entrem em contato para obter preços.
  7. Agora você vai escolher palavras-chave para o seu anúncio. Pense em como você procuraria sua empresa se fosse um cliente em potencial. Quais palavras-chave você usaria? Você sempre pode usar as palavras-chave que o Google sugere para começar.Aprenda PPC com este tutorial gratuito
  8. Em seguida, insira a região em que deseja que seus anúncios sejam exibidos. Não precisa ser onde sua empresa está localizada. Se você deseja clientes na Califórnia, escolha a Califórnia como sua área de destino, mesmo que esteja em Nova York.
  9. Em seguida, você precisará escolher seu orçamento. Os anúncios são precificados de acordo com o quanto custarão para sua empresa por dia ou por mês. Lembre-se de que você precisará inserir as informações do seu cartão de crédito antes de entrar na interface do Google Ads. Dependendo do orçamento do seu negócio, você pode começar com um investimento menor e ir aumentando conforme o desempenho dos anúncios. Aprenda PPC com este tutorial gratuito
  10. Em seguida, revise sua campanha e verifique se tudo está correto. Caso contrário, você sempre pode voltar e editar mais tarde. Em seguida, você terá que inserir as informações do seu cartão de crédito. Se você ainda não estiver pronto para exibir seus anúncios, sugerimos preencher as informações para mantê-las arquivadas e, em seguida, acessar a interface de anúncios e pausar o anúncio. Dessa forma, ele não será exibido e você não poderá ser cobrado.

gerenciamento de PPC

gerente de PPC?   Você fez isso! Você criou seu primeiro anúncio PPC. Você esperava aprender publicidade PPC tão rapidamente? Agora que você tem tudo configurado, o que vem a seguir? Aqui estão algumas dicas para manter sua campanha de anúncios PPC:

  • Adicione mais anúncios:  seu primeiro anúncio é ótimo, mas pode não agradar a todos que o visualizam. O melhor é criar vários outros anúncios com variações de redação e objetivos para o seu negócio. A partir disso, você pode ver qual tem o melhor desempenho e continuar a restringir seu público-alvo.
  • Organizar:  o Google Ads facilita a organização de seus anúncios PPC individuais por meio de grupos de anúncios. Crie alguns grupos de anúncios diferentes que descrevam um tema ou objetivo comum no qual seus anúncios se encaixam. Usando o exemplo acima, poderíamos criar um grupo de anúncios para “NYC”, que menciona especificamente que a empresa está localizada na cidade de Nova York. O outro grupo de anúncios pode ser “Sem localização”, o que significa que os anúncios desse grupo não mencionam a localização da empresa.
  • Realize pesquisas de palavras-chave: se você escolheu as sugestões de palavras-chave do Google para o seu anúncio, tudo bem! No entanto, convém fazer mais pesquisas de palavras-chave para cada anúncio ou grupo de anúncios que você possui para segmentar melhor seu público e tornar seus anúncios mais específicos. Você deve repetir esse processo periodicamente e alterar e adicionar palavras-chave com base nas tendências do setor, eventos atuais e quais serviços e produtos sua empresa oferece. Ao fazer isso, seus anúncios sempre serão relevantes para as consultas de pesquisa dos usuários.
  • Adicionar palavras-chave negativas:  assim como adicionar palavras-chave normais conforme mencionado acima, as palavras-chave negativas também podem ajudar a corresponder seus anúncios às pesquisas dos usuários. Palavras-chave negativas podem ser tão eficazes para ajudar você a obter tráfego qualificado quanto palavras-chave positivas!
  • Monitore os dados: Não adianta criar anúncios se você não estiver monitorando o desempenho deles! Você pode garantir que está obtendo os melhores resultados e ROI possíveis simplesmente observando os dados de sua campanha e fazendo ajustes em seus anúncios com base nos dados.

Continue aprendendo PPC com este recurso fantástico

Você está pronto para executar sua própria campanha de PPC depois de concluir este treinamento de PPC? Então comece hoje!

Para se manter atualizado com as tendências, atualizações e dicas atuais de PPC de nossos especialistas MidiaPro, assine nosso boletim informativo, MidiaPro News. Aqui, você receberá atualizações periódicas sobre o setor de publicidade que o capacitarão a melhorar suas campanhas de PPC.

Ou, se você preferir fazer parceria com um especialista do setor que pode ajudá-lo a executar suas campanhas de PPC, entre em contato conosco hoje para obter uma cotação gratuita!

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