Você sabia que 56% das pessoas preferem comprar online em uma loja física? Mais pessoas recorrem a experiências de compras online para obter o que precisam. Como resultado, as vendas virtuais assumiram o comando dos negócios online.
Nesta página, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre venda virtual, incluindo:
- O que é venda virtual?
- 7 melhores práticas de vendas virtuais para 2023
- 3 vantagens de vender virtualmente
Continue lendo para saber mais sobre venda virtual!
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O que é venda virtual?
A venda virtual envolve a venda de produtos ou serviços online sem interações pessoais entre comprador e vendedor. Todas as conexões e interações entre clientes e vendedores ocorrem online, por meio de métodos como e-mail, mídia social e chat ao vivo.
7 melhores práticas de vendas virtuais para 2023
Quer saber como vender virtualmente? Aqui estão sete dicas de vendas virtuais para ajudá-lo a ganhar mais dinheiro:
- Conheça seus clientes em potencial
- Pesquise seus clientes em potencial
- Use ferramentas para ajudá-lo a vender melhor
- Crie planos para vendas virtuais
- Treine sua equipe para vender virtualmente
- Não se esqueça de personalizar
- Seja aberto, honesto e direto
1. Conheça seus clientes em potencial
Antes de pensar em vender online, você deve saber para quem está vendendo online. Você não alcançará novos clientes em potencial se não souber quem segmentar. É por isso que conhecer seus clientes em potencial está em primeiro lugar nesta lista de práticas recomendadas de vendas virtuais.
Para saber para quem você vende, comece criando buyer personas. As personas do comprador são representações fictícias de clientes reais. Você cria esses perfis dos clientes interessados no que você oferece, para poder comercializá-los com mais eficiência.
Em suas buyer personas, você deve incluir informações como:
- Idade
- Gênero
- Ocupação ou posição em uma empresa
- Tipo de empresa que trabalha
- Pontos de dor
- E mais
Com as personas do comprador, você deseja criar um perfil completo que permita entender quem você segmenta.
Ao criar essas personas, você também deve considerar seus métodos preferidos de comunicação. Algumas pessoas podem querer se comunicar apenas por e-mail ou bate-papo, enquanto outras desejam se encontrar por meio de bate-papo por vídeo.
Depois de saber quem você está tentando alcançar, você pode fornecer uma experiência melhor para seus clientes em potencial.
2. Pesquise seus clientes em potencial
Criar buyer personas é apenas uma parte de como vender virtualmente. Depois de saber quem segmentar e obter leads, você precisa conhecer seus clientes em potencial.
Uma das práticas recomendadas de vendas virtuais mais importantes para 2023 é a pesquisa de clientes em potencial. Enquanto suas personas de comprador fornecem uma ideia geral de quem você está segmentando, pesquisar seus leads envolve conhecer leads individuais e entender quem eles são.
Ao realizar pesquisas, colete notas profissionais e pessoais sobre clientes em potencial. Profissionalmente, você pode se concentrar no que eles fazem pela empresa, suas realizações e outras informações relevantes. Para obter informações pessoais, você pode verificar se eles são casados, têm filhos e seus hobbies ou interesses.
Construir esse perfil de informações ajuda você a se sentir preparado para se encontrar com clientes em potencial, para que você possa movê-los efetivamente para a conversão.
3. Use ferramentas para ajudá-lo a vender melhor
Uma das melhores práticas de vendas virtuais que você deve seguir é usar ferramentas para ajudá-lo a vender melhor. Uma vantagem da venda virtual é o aspecto online – você usa a web para promover o que oferece, pesquisar clientes e muito mais.
Investir em ferramentas facilita esse processo de venda online. Por exemplo, se os clientes em potencial entrarem em contato para marcar uma reunião de bate-papo por vídeo, você poderá usar um software como o Calendly para configurar automaticamente um horário de reunião que funcione para ambas as partes.
Você também pode usar uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), como Nutshell, para ajudá-lo a gerenciar todos os dados de seus clientes em potencial. Essa ferramenta ajuda você a coletar informações sobre seus clientes em potencial que você pode usar para comercializar para eles online.
Investir em ferramentas vai te ajudar a melhorar o seu processo de venda, o que leva ao aumento das vendas virtuais para o seu negócio.
4. Crie planos para venda virtual
A seguir, nesta lista de práticas recomendadas de vendas virtuais, veremos a criação de um plano para vendas virtuais. Se você deseja que sua equipe tenha sucesso nas vendas online, você deve definir planos para garantir seu sucesso.
Como os clientes em potencial podem entrar em contato com sua equipe por meio de vários métodos, você deve ter procedimentos para saber como lidar com clientes por meio de canais específicos. Esses planos também devem ser divididos em como lidar com clientes em potencial em diferentes estágios do funil de vendas.
Se alguém que acaba de descobrir sua empresa entrar em contato com você por meio de bate-papo ao vivo, você não falará com essa pessoa da mesma forma que falaria com um cliente em potencial próximo à conversão. Você pode estabelecer as bases para fornecer informações a novos leads, enquanto pode fazer um discurso final para alguém próximo à conversão.
Você deseja criar um plano e um processo para toda a comunicação, de modo que sua equipe de vendas esteja na mesma página. Ele fornecerá um processo de venda virtual mais suave para sua empresa.
5. Treine sua equipe para vender virtualmente
Ao fazer a transição da venda presencial para a venda virtual, sua equipe enfrentará desafios. Mesmo que sua equipe seja especialista em tecnologia, assumir uma nova rotina de vendas em um mundo virtual traz desafios. Por isso é importante investir no treinamento de sua equipe virtualmente.
Primeiro, pense em treinar sua equipe sobre como usar qualquer novo programa que você adicionar para vender online. Se você investir em um software para ajudá-lo a gerenciar seu processo de vendas, como um CRM, sua equipe precisará de treinamento formal para aprender a usá-lo.
Além disso, lembre-se de que pode ser necessário treinar alguns membros sobre como usar o chat ao vivo, o Zoom ou qualquer outro meio que eles usarão para entrar em contato com clientes em potencial. Algumas pessoas saberão usar essas plataformas, enquanto outras não saberão fazer algo tão simples quanto compartilhar a tela no Zoom.
Além de treinar clientes em potencial com software, você também deseja treiná-los sobre como vender online. Vender pessoalmente é muito diferente de vender por e-mail e mensagens de bate-papo. Sua equipe pode precisar de treinamento adicional sobre como vender para seus clientes online.
Se você quer saber como vender virtualmente e com sucesso, comece investindo no treinamento da sua equipe para que ela entenda melhor como vender online.
6. Não se esqueça de personalizar
Uma das melhores práticas de vendas virtuais mais importantes para 2023 é a personalização. A transição para a venda virtual oferece mais oportunidades de personalizar as experiências de seu público para gerar mais vendas.
Nesta fase, ter um programa de CRM implementado é extremamente útil. Quando você tem um hub central repleto de informações sobre seus clientes em potencial, fica mais fácil personalizar a experiência deles. Você pode usar os dados que possui para oferecer uma melhor experiência de vendas para o seu público.
Desde o envio de ofertas personalizadas até a entrega de informações relevantes com base na posição do funil de vendas, a personalização ajudará você a obter mais sucesso com a venda virtual.
7. Seja aberto, honesto e direto
Para completar esta lista de dicas sobre como vender virtualmente, vamos falar sobre ser aberto e honesto. Enquanto a venda virtual oferece acesso a mais clientes em potencial e expande seu alcance, as pessoas são mais cautelosas online. As pessoas não querem ser enganadas ou induzidas a fazer algo que não desejam, o que gera hesitação.
É por isso que uma das melhores práticas de vendas virtuais mais importantes é ser aberto, honesto e direto. A transparência é um componente chave para vender online com sucesso. As pessoas se sentem mais à vontade para fazer negócios com você quando você é aberto e honesto sobre o que oferece.
Se alguém entrar em contato com perguntas, responda honestamente e seja franco sobre o que você oferece. Não tente esconder informações, como taxas adicionais ou tempos de espera, de clientes anteriores. Isso levará à desconfiança e perda de receita para o seu negócio.
3 vantagens de vender virtualmente
Agora que você sabe como vender virtualmente, vamos ver por que você vai querer fazer isso. Aqui estão três prós para vender virtualmente:
1. As pessoas preferem comprar online
O maior motivo para vender virtualmente é que as pessoas preferem. Você sabia que 48% das pessoas trocaram a compra de produtos na loja pela compra online? Mais pessoas estão recorrendo à web para se conectar com empresas e suas equipes de vendas e aprender sobre o que elas oferecem.
Então, por que isso?
A venda virtual é a forma preferida de fazer compras porque oferece conveniência e facilidade de uso. Se alguém puder chegar ao seu local físico, será mais fácil se conectar com um vendedor online quando ele tiver tempo.
Além disso, eles podem obter muitas informações de que precisam sobre um produto ou serviço on-line, o que facilita o processo de compra. As pessoas preferem as compras virtuais porque têm mais acesso à informação, o que as torna compradores mais informados.
Assim, ao mudar seu foco para vender virtualmente, você pode conhecer mais pessoas onde elas preferem comprar.
2. Os vendedores podem ajudar mais clientes
Outro motivo para começar a colocar essas práticas recomendadas de venda virtual em ação é que a venda on-line permite que os vendedores ajudem mais clientes.
Se alguém visitar seu local físico, seus funcionários só poderão ajudar essa pessoa por vez. Isso significa que, se vários clientes precisarem de ajuda ao mesmo tempo, você deverá encontrar um vendedor disponível para ajudar ou eles terão que esperar.
Com a venda virtual, você pode ajudar mais de um cliente por vez. Com inovações como chat ao vivo e e-mail, os usuários podem entrar em contato com os vendedores por meio de vários caminhos. Isso torna mais fácil para eles entrarem em contato com alguém.
Além disso, sua equipe pode ajudar várias pessoas ao mesmo tempo. Eles podem ter várias salas de bate-papo abertas ao mesmo tempo ou responder a e-mails de clientes enquanto aguardam uma resposta de mensagem de bate-papo. Ele permite que sua equipe ajude mais pessoas com mais rapidez, o que leva ao aumento das vendas.
3. Você ganha mais receita
O último profissional que abordaremos sobre a venda virtual é que você ganha mais receita. Considere o seguinte: os Estados Unidos têm o segundo maior mercado de comércio eletrônico, movimentando US $ 340 bilhões . O mundo online é um lugar lucrativo para empresas como a sua obterem mais receita.
Seguindo dicas de vendas virtuais como as listadas acima, você se colocará no caminho certo para o sucesso. Você criará uma estratégia de vendas on-line impactante que o ajudará a aumentar a receita alcançando compradores que desejam seus produtos ou serviços.