Se você possui ou gerencia um site, sabe que existem algumas métricas importantes que indicam sucesso. E independentemente dos objetivos do seu setor ou empresa, uma métrica é universal: o tráfego.
O número de visitantes diários ou mensais que seu site recebe é fácil de medir, monitorar e relatar. Ele fornece uma maneira simples de observar o crescimento do seu site ao longo do tempo e pode lhe dar uma ideia se seus esforços de marketing on-line estão funcionando – certo?
Não necessariamente.
O tráfego do site é uma métrica simples na superfície, mas, infelizmente, há um pouco mais do que apenas contar visitantes. Hoje, esclarecerei alguns equívocos comuns sobre como medir e aumentar o tráfego do site.
Assista também nosso vídeo sobre o tema
#1 – Tráfego é a métrica mais importante para o seu site
Talvez o mito mais comum de todos, muitos proprietários de sites acreditam que o tráfego é a métrica mais importante para seu site. No entanto, o sucesso de um site se baseia em muito mais do que simplesmente atrair um determinado número de pessoas.
Em vez de apenas observar quantas pessoas acessam seu site, você precisa levar em consideração o que elas fazem quando chegam lá.
Se a maioria dos seus visitantes visualiza uma página e retorna imediatamente para o local de onde veio, ou “pula”, eles não estão fazendo nada para o seu negócio.
Então, digamos que você faça login em sua conta do Google Analytics e dê uma olhada em suas visualizações de página do mês:
Se você está feliz com os números, ótimo! Mas logo abaixo deste gráfico, você verá alguns números que são muito mais importantes:
Muitos de seus visitantes inevitavelmente rejeitarão, mas ao melhorar as frases de chamariz em suas páginas, você pode diminuir sua taxa de rejeição. Forneça a cada visitante uma próxima etapa lógica assim que terminar de ler seu conteúdo, e é mais provável que eles permaneçam.
Isso pode ser tão simples quanto sugerir uma leitura adicional ou um link para uma página de contato.
Ao dar aos visitantes uma próxima etapa, você pode melhorar sua taxa de conversão ou a porcentagem de visitantes que realizam etapas para se tornarem clientes.
Essa é uma métrica muito mais importante do que o tráfego, pois mede as pessoas que estão interessadas – não simplesmente presentes.
#2 – Todo tráfego é igual
Mais tráfego no site significa mais leads, vendas e receita, certo? Às vezes – mas nem todo o tráfego é o mesmo.
Mencionei na seção anterior que os proprietários de sites devem se concentrar mais em métricas como taxas de rejeição e conversão do que no tráfego. No entanto, é importante observar que alguns visitantes simplesmente não convertem, independentemente de quão boas sejam suas frases de chamariz.
Esses visitantes desinteressados podem ser considerados tráfego não qualificado – ou seja, eles não têm interesse em seus produtos ou serviços e provavelmente não se tornarão clientes em nenhum momento.
Por outro lado, alguns dos visitantes do seu site podem (espero!) ser considerados tráfego qualificado.
Esses visitantes são muito mais valiosos para o seu negócio e você deve concentrar seus esforços de marketing em atraí-los.
Então, como você pode gerar tráfego mais qualificado para o seu site? Existem muitas respostas para essa pergunta, mas eu recomendo uma combinação de SEO, PPC e marketing de conteúdo. Todos esses métodos de entrada permitem que você direcione seus esforços diretamente para suas personas de marketing e podem aumentar muito a quantidade de tráfego qualificado que seu site recebe.
#3 – Aumentará instantaneamente com SEO
Um dos maiores benefícios da otimização de mecanismo de pesquisa, ou SEO, é que ela pode aumentar o tráfego do site.
Esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas investem nele, e com certeza funciona.
Dito isto, ver os resultados até mesmo da melhor estratégia de SEO leva tempo. Muitas pessoas que não têm experiência na área acreditam erroneamente que seu tráfego aumentará da noite para o dia assim que implementarem uma estratégia de SEO e, por mais maravilhoso que isso seja, simplesmente não acontece.
Os efeitos de um plano de SEO podem levar de quatro a seis meses para se tornarem perceptíveis e, mesmo assim, os resultados normalmente não são impressionantes logo de cara. Classificações altas para o seu site podem demorar um pouco para serem alcançadas.
E embora isso possa parecer frustrante se você for novo em SEO, também significa que, depois de alcançar os primeiros lugares para determinadas palavras-chave, seus concorrentes terão muito trabalho a fazer se quiserem tirá-los de você.
#4 – Tráfego orgânico é superior ao tráfego pago
Por alguma razão, alguns proprietários de sites acreditam que o tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa é melhor do que o tráfego de fontes pagas. E embora o tráfego orgânico seja certamente ótimo porque significa que as pessoas estão procurando ativamente por seus produtos ou serviços, ele não é inerentemente melhor do que qualquer outro tipo.
Na verdade, o tráfego pago pode fazer maravilhas – especialmente para novos sites. Como mencionei acima, o crescimento orgânico é lento.
A publicidade paga por clique, ou PPC, por outro lado, pode ser exibida junto com os resultados da pesquisa quase instantaneamente. Isso significa que, mesmo que sua empresa e seu site sejam relativamente desconhecidos, você pode começar a atrair visitantes.
Com ferramentas como o Google Ads, você pode segmentar seus anúncios diretamente para as pessoas que acredita serem leads qualificados. Além disso, você também pode enviá-los diretamente para as páginas de destino exatas que deseja que eles vejam.
E embora esses anúncios possam custar mais inicialmente do que fazer SEO, os benefícios podem fazer com que valha a pena.
#5 – Aumentar o tráfego do site é grátis
A maioria dos profissionais de marketing está ciente de que o marketing na Internet é mais econômico do que os métodos tradicionais. Dito isso, “econômico” não é a mesma coisa que “grátis”.
O preço dos anúncios PPC é relativamente simples de entender, mas mesmo que você concentre seus esforços em SEO e conteúdo, ainda haverá custos associados. Mesmo que você faça tudo sozinho e não precise preencher um cheque para uma agência ou funcionário pelo trabalho em seu site, ainda estará investindo um ativo muito valioso: seu tempo.
Aprender sobre, acompanhar e colocar o marketing na Internet em prática pode ser um esforço demorado, e a criação constante de conteúdo também não é exatamente rápida e fácil.
Se você leva a sério o aumento do tráfego do seu site, precisa estar disposto a assumir esse compromisso de tempo ou contratar outra pessoa para fazer isso por você.
Obter tráfego qualificado para o seu site é um processo desafiador, mas pode ter um grande impacto no sucesso do marketing na Internet.