O guia de marketing local que você precisa para expandir seus negócios

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O marketing local é um conjunto de estratégias que você usa para promover sua empresa em uma área específica. Se você administra uma empresa local, convém usar o marketing local para alcançar os clientes com maior probabilidade de comprar com você.

E se você impulsionar as vendas online e pessoalmente? O marketing local ainda é perfeito! Uma estratégia robusta integra o marketing on-line local com táticas off-line para gerar os resultados mais eficientes.

Pronto para aprender mais? Continue lendo para descobrir 12 maneiras de usar o marketing local para expandir seus negócios!

E se você quiser aprender mais sobre estratégias de marketing digital que geram resultados, entre em contato conosco! Cobrimos tudo, desde otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) até mídia social para ajudá-lo a alavancar estratégias orientadas a resultados que farão seu negócio crescer.

12 maneiras de usar o marketing local

A chave para qualquer estratégia de marketing local envolve táticas de marketing digital que complementam sua abordagem offline. Doze das estratégias de marketing local on-line e off-line mais eficazes para aumentar o alcance local de sua empresa são:

  1. Otimizando seu site para SEO local
  2. Reivindicando seu Perfil comercial do Google
  3. Gerenciando suas citações
  4. Engajar-se no marketing de mecanismo de pesquisa local
  5. Marketing para os locais nas mídias sociais
  6. Mostrando o quanto você se importa com sua comunidade
  7. Participando de eventos locais
  8. Ganhar backlinks de meios de comunicação locais
  9. Unificando seus canais de marketing
  10. Construindo relacionamentos com empresas próximas
  11. Comprando na cultura local
  12. Acompanhamento de SEO local em vários locais

Vá direto para a estratégia sobre a qual você mais deseja aprender ou continue lendo para ver como você pode aproveitar todas as 12 dicas para uma estratégia de marketing local robusta!

1. Otimize seu site para SEO local

O marketing digital local permite alcançar consumidores usando pesquisas “perto de mim”, que aumentaram mais de 500% nos últimos anos.

Para alcançar esses clientes, você precisará investir em SEO local. O SEO local é o processo de otimizar seu site para aparecer mais alto nos resultados de pesquisa para consultas baseadas em localização e pesquisadores perto de você.

Para otimizar seu site para SEO local, você deve:

  • Crie um site compatível com dispositivos móveis: por quê? Porque muitos proprietários de smartphones usam seus telefones para encontrar empresas locais, com pesquisas baseadas em localização representando 30% de todas as pesquisas móveis.
  • Encontre palavras-chave locais para segmentar: a pesquisa de palavras-chave forma a base de todas as táticas de SEO. Se você deseja ter uma classificação alta para pesquisas locais específicas, precisará saber quais são essas pesquisas para responder adequadamente.
  • Crie conteúdo orientado localmente: Depois de ter essas palavras-chave locais, crie segmentação de conteúdo. Você desejará páginas e postagens que centralizem sua localização para mostrar aos pesquisadores – e ao Google – que você faz parte da comunidade.
  • Deixe sua localização e informações de contato claras: certifique-se de que qualquer visitante do site possa ver rapidamente onde você está localizado e como eles podem entrar em contato com você.

2. Reivindique (e use) seu Perfil comercial do Google (Gerenciador de Perfil de Empresas)

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Faça como a Rio Casa Imóveis que vem se destacando com um excelente trabalho de SEO para negócio local.

Você já pesquisou no Google por uma empresa próxima e encontrou uma caixa com listagens de empresas locais nos resultados da pesquisa?

Esse resultado usa o Perfil comercial do Google da empresa. O Google geralmente apresenta esses perfis em um“ pacote local” de empresas para muitas pesquisas orientadas à localização. Você vai querer reivindicar o seu e atualizá-lo com informações precisas para aparecer em pesquisas locais relevantes.

Para começar, você deve garantir que seu Perfil comercial do Google tenha:

  • Nome
  • Endereço
  • Horas
  • Número de telefone
  • Descrição do negócio

Se você deseja aproveitar ao máximo seu perfil, também deve incluir fotos de sua localização física e publicar postagens relacionadas à localização em sua página.

3. Gerencie suas citações

O Google gosta de confirmar que as empresas locais estão onde dizem estar e usam outros sites para garantir a credibilidade do seu site. Você pode facilitar esse processo reivindicando e gerenciando suas citações locais, que envolvem todas as páginas que mencionam as principais informações de sua empresa, como localização e horário de funcionamento.

Seu perfil comercial e site do Google são ótimos pontos de partida, mas você também pode criar suas citações locais:

  • Colocando sua empresa em sites de avaliação
  • Reivindicar perfis comerciais em outros mecanismos de pesquisa, como o Bing
  • Incluindo seu endereço e número de telefone em seus perfis de mídia social

4. Envolva-se no marketing de mecanismo de pesquisa local

Enquanto o SEO local ajuda sua empresa a impulsionar suas classificações orgânicas, o marketing de mecanismo de pesquisa permite que você pague pela colocação nos resultados da pesquisa. Você pode até pagar por anúncios nos resultados de pesquisa local!

O marketing de mecanismo de pesquisa local é um tipo de publicidade paga por clique (PPC) que visa pesquisas locais. Ao segmentar seus anúncios da Rede de Pesquisa para clientes locais, você gasta seu orçamento de anúncios com mais eficiência.

Além disso, você está dando aos pesquisadores o que eles querem! Quando pesquisam online, 80% das pessoas gostam de ver anúncios segmentados localmente.

5. Marketing para os locais nas mídias sociais

Já mencionei a inclusão de seu endereço e número de telefone em seus perfis de mídia social, mas você também pode dedicar sua estratégia de mídia social para alcançar clientes locais. Como? Por meio de segmentação de anúncios pagos e envio de conteúdo local que atrairá clientes próximos.

Você participou recentemente de um evento na cidade? Compartilhe! Existem fatos divertidos sobre a cidade relevantes para o seu negócio? Você também pode compartilhá-los!

Você também pode verificar sua localização para check-ins no Facebook para que os usuários possam “fazer check-in” em sua empresa quando postarem.

Os check-ins lhe darão uma visibilidade valiosa no Facebook porque mostrarão a todos os seguidores do pôster que eles estiveram em sua empresa.

Você também pode veicular anúncios em aplicativos como o yelp, que servem como plataformas de mídia social local para as pessoas interagirem com outras pessoas em sua vizinhança. É uma grande oportunidade para você alcançar os locais em sua comunidade.

6. Mostre o quanto você se importa com sua comunidade

Uma grande parte do marketing é construir relacionamentos com seu público. Quando você opera em um local específico, muitos clientes vão gostar de ver você ajudar a comunidade.

Como você pode mostrar o quanto se importa com sua cidade? Seja voluntário em eventos locais e patrocine atividades relevantes para o seu negócio! Por exemplo, uma loja de animais pode ser voluntária no evento de adoção do abrigo de animais local.

7. Participe de eventos locais

Você também deve participar de outros eventos locais, como feiras de negócios e conferências. Você pode até organizar eventos em sua empresa.

À medida que as pessoas param nesses eventos, elas veem seu nome pela cidade com mais frequência, aumentando sua visibilidade para o público local. Além disso, você pode escrever sobre essas feiras e conferências e aproveitar esse conteúdo local de primeira para sua mídia social e site!

Dica profissional: ao organizar um evento em sua empresa, tente usar uma hashtag de marca e incentive os visitantes a compartilhar sobre o evento nas mídias sociais. Essas postagens farão com que sua empresa seja vista pelos amigos e familiares de seus clientes que moram na área.

8. Ganhe backlinks de meios de comunicação locais

Como o Google gosta de confirmar a autoridade de um site, os backlinks são um fator primário de classificação de SEO. Mas o que são backlinks? Backlinks são qualquer link para o seu site a partir de outro site.

Para SEO local, você deseja obter backlinks de:

  • Mídia local, como sites de notícias locais
  • Listas de empresas no departamento de visitantes da sua cidade
  • Eventos locais dos quais você participou, como eventos voluntários ou conferências
  • Escolas e universidades próximas se você oferecer descontos para estudantes

9. Unifique seus canais de marketing

À medida que os consumidores se envolvem com empresas em dispositivos e pessoalmente, o marketing omnichannel está se tornando mais predominante. Adapte-se à forma como os clientes compram unificando seus canais de marketing, tanto pessoalmente quanto online.

Por exemplo, você pode oferecer opções “compre online, retire na loja” e forneça cupons aos visitantes do seu site para usar na loja ou online. Você também pode usar uma plataforma de marketing omnichannel para organizar seus canais e mantê-los consistentes.

10. Crie relacionamentos com empresas próximas

Encontre empresas próximas com as quais você pode fazer parceria para eventos ou promoções conjuntas. Você atrairá uma multidão do público deles e do seu, ampliando seu alcance.

Além disso, essa estratégia de marketing local ajuda você a ganhar mais backlinks. Quando outras empresas locais souberem sobre seu evento, elas poderão criar um link para ele em seu site. O algoritmo do Google vai adorar ver seu site ganhando backlinks de empresas relevantes na área.

11. Adquira a cultura local

Sua cidade tem uma história divertida? Eventos anuais populares? Alguma característica única? Em caso afirmativo, use esses elementos culturais locais!

Talvez esses petiscos locais inspirem um evento, postagem de blog ou postagem de mídia social. Ao falar sobre esses fatos online, você potencializa sua estratégia de marketing digital local com conteúdo natural e relevante e fortalece seu relacionamento com os moradores da cidade.

Muitos que moram perto de sua empresa amam sua cidade, então eles vão gostar de ver você participar das divertidas peculiaridades e personalidade da cidade.

12. Acompanhe o SEO local em todos os locais

Com qualquer estratégia de marketing, você precisa acompanhar seus resultados para otimizar continuamente sua abordagem.

Para SEO local, você pode usar o Google Analytics para coletar dados de sites e anúncios de pesquisa de acordo com a localização do usuário. Use essas informações para avaliar o desempenho do seu website em relação aos usuários locais e se esses usuários realizam conversões.

Os insights que você obtém podem ajudá-lo a adaptar sua estratégia de marketing local daqui para frente, para que você possa gerar mais leads para sua empresa.

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