Sumário
O que é otimização do mecanismo de resposta (AEO)?
AEO é uma estratégia de marketing digital que envolve a otimização do conteúdo da web para aparecer em respostas geradas por IA às consultas dos usuários.
Você já fez uma pesquisa digitando uma pergunta no ChatGPT (ou outra plataforma de IA) e deixando que ela gerasse uma resposta para você? Mesmo que você não tenha, muitas pessoas têm. Para alguns, é mais fácil do que digitar a pergunta no Google e percorrer diferentes resultados de pesquisa.
Dado este fato, muitas empresas estão a considerar necessário optimizar o seu conteúdo web para esses resultados de IA, tanto como o fazem para o Google e outros motores de busca. Esse processo é chamado de otimização do mecanismo de resposta (AEO) e você pode considerá-lo para o seu próprio negócio.
Mas o que é AEO e por que você deveria usá-lo? Responderemos a essas perguntas e muito mais abaixo. No geral, cobriremos o seguinte:
O que é AEO?
A otimização do mecanismo de resposta (AEO) é uma estratégia de marketing digital em que as empresas otimizam o conteúdo de seu site para aparecer nas respostas geradas por IA às consultas dos usuários. É chamado assim porque os geradores de texto de IA são frequentemente chamados de mecanismos de resposta.
AEO x SEO
Você pode estar se perguntando sobre a diferença entre AEO e otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) . Afinal, as duas siglas diferem apenas por uma palavra e parecem se referir a processos semelhantes.
Alguns diriam que AEO e SEO são duas estratégias totalmente diferentes, enquanto outros diriam que são a mesma coisa. Ambos os grupos estão certos. AEO e SEO são coisas tecnicamente diferentes, pois um deles otimiza conteúdo para IA e o outro otimiza para motores de busca. Na prática, porém, são apenas duas versões da mesma estratégia.
Sim, eles visam dois tipos diferentes de resultados de consulta. Mas as estratégias usadas para obter seu conteúdo nesses resultados são basicamente as mesmas. Praticamente todas as coisas que você faria para otimizar para AEO são coisas que você já deveria estar fazendo para SEO. Por esse motivo, você pode considerar o AEO um subconjunto do SEO.
Por que o AEO é importante?
Então, por que o AEO é importante? Em primeiro lugar, por que você deveria otimizar para geradores de IA?
A resposta é que muitas pessoas os usam para pesquisas. Tradicionalmente, todos usavam o Google (e outros motores de busca) para procurar respostas às suas dúvidas. Mas algumas pessoas acham mais fácil perguntar a uma ferramenta de IA, que lhes dará uma resposta única.
É claro que essas respostas geradas pela IA ainda vêm de algum lugar. E embora o ChatGPT nem sempre dê crédito aos sites dos quais extrai suas informações, existem algumas ferramentas de IA que o fazem. Mesmo em ferramentas como o ChatGPT, os usuários podem solicitar fontes para verificar as informações fornecidas.
Se o seu site for uma dessas fontes, isso ajudará as pessoas a descobrirem o seu site e potencialmente se transformarem em clientes no longo prazo.
Como otimizar para AEO?
Agora chegamos à grande questão: como você pode otimizar sua estratégia de AEO? O que você deve fazer para aparecer nos resultados do mecanismo de resposta?
Existem várias táticas AEO que você deve usar. Conforme mencionado anteriormente, todas essas táticas são coisas que você já deve estar fazendo como parte do seu SEO. Eles incluem:
- Considere a intenção de pesquisa
- Otimize para trechos em destaque
- Otimize para pesquisa por voz
- Use diretórios de negócios
Continue lendo para saber mais sobre cada um!
1. Considere a intenção de pesquisa
Se você está familiarizado com SEO, provavelmente já conhece a intenção de pesquisa – o motivo pelo qual um usuário pesquisa uma consulta específica. Portanto, se alguém procura “dicas para prevenção de pragas”, sua intenção de pesquisa provavelmente é querer saber como manter as pragas fora de sua casa.
A mesma coisa se aplica ao AEO. Ao segmentar palavras-chave ou consultas específicas em seu site, você deve considerar por que as pessoas as procuram. Então você deve adaptar seu conteúdo para atender a essa intenção. Essa é a única maneira de ferramentas de IA como o ChatGPT usarem seu conteúdo.
2. Otimize para trechos em destaque
Outra estratégia sólida de AEO é otimizar seu conteúdo para trechos em destaque. Se você não sabe o que são snippets em destaque, eles são as sinopses que às vezes aparecem como o primeiro resultado orgânico nas pesquisas do Google.
Para obter a classificação do seu conteúdo nesses snippets em destaque, você precisa fornecer respostas curtas e sucintas a perguntas específicas. E acontece que o mesmo se aplica ao AEO. Os mecanismos de resposta geralmente fornecem respostas simples e diretas às dúvidas dos usuários, o que significa que eles favorecerão o conteúdo que já formata as informações dessa forma. Além disso, o Google às vezes apresenta respostas de IA nos resultados de pesquisa.
3. Otimize para pesquisa por voz
Além de otimizar os snippets em destaque, você deve criar conteúdo otimizado para pesquisas por voz. O que significa otimizar para pesquisa por voz?
Bem, ao contrário de muitas pesquisas no Google, as pesquisas por voz tendem a ser formatadas como frases completas (principalmente perguntas). Portanto, a otimização para eles envolve a segmentação de palavras-chave de cauda longa, especialmente perguntas completas.
Assim como a otimização de snippets em destaque, esta é uma estratégia de SEO que também funciona muito bem para AEO. Mesmo quando as pessoas não usam a pesquisa por voz, elas geralmente fazem perguntas completas ao usar geradores de IA, em vez de apenas digitar palavras-chave. Então, essas perguntas completas são o que você deve direcionar em seu conteúdo.
4. Use diretórios de negócios
Por último, em nossa lista de táticas AEO, você deve ter certeza de que sua empresa está listada em alguns diretórios de negócios online diferentes.
O perfil de uma empresa no Google é um exemplo disso, mas você também pode ser listado em sites como o Yelp ou as páginas amarelas (dependendo do seu setor). Se houver algum diretório local de empresas em seu setor, tente ser listado lá também.
Por que? Porque quando os geradores de IA são solicitados a recomendar empresas, eles geralmente recorrem a diretórios online. Portanto, você deseja que as informações da sua empresa estejam disponíveis nesses sites, dando-lhe uma chance melhor de aparecer na resposta do mecanismo de resposta.
MidiaPro pode gerar mais resultados para seu SEO e AEO
Com a estratégia AEO certa, você pode ajudar sua empresa a aparecer nas respostas dos mecanismos de resposta, levando as pessoas ao seu site e gerando mais conversões. Mas o AEO, assim como o SEO, pode ser mais complicado do que apenas usar as táticas AEO listadas acima. Você pode descobrir que precisa da ajuda de uma agência profissional.
Se for esse o caso, não procure mais. Nossos serviços de SEO podem ajudá-lo a colocar seu site nos resultados de pesquisa do Google e nas respostas do gerador de IA.
Perguntas frequentes (FAQ)
O que é otimização do mecanismo de resposta (AEO)?
AEO é uma estratégia de marketing digital que envolve a otimização do conteúdo da web para aparecer em respostas geradas por IA às consultas dos usuários.
Por que o AEO é importante?
A resposta é que muitas pessoas os usam para pesquisas. Isso aumenta as chances de novos clientes em seu site
Como otimizar para AEO?
Existem várias táticas AEO que você deve usar, todas essas táticas são coisas que você já deve estar fazendo como parte do seu SEO. Eles incluem:
Considere a intenção de pesquisa
Otimize para trechos em destaque
Otimize para pesquisa por voz
Use diretórios de negócios
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