Tendências e previsões de SEO para 2023: o que aprender este ano

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Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia em constante evolução. O Google atualiza continuamente seu algoritmo e como ele processa as consultas, portanto, sua estratégia de SEO deve permanecer atualizada para se manter competitiva.

Se você está preparando sua estratégia de SEO para o ano novo, dê uma olhada nessas tendências e previsões de SEO para 2023 antes de prosseguir! Continue lendo para saber mais sobre o que esperar do SEO no próximo ano e como você pode otimizar sua estratégia de SEO para essas tendências!

15 principais tendências de SEO para 2023

Quer ver o que é tendência para SEO em 2023? Aqui estão quinze tendências que impactarão sua estratégia de SEO.

  1. Experiência em primeira mão sobre temas
  2. Consultas conversacionais
  3. Marketing de vídeo
  4. Reforçando seus sinais EAT
  5. Otimização de imagem e acessibilidade em 2023
  6. Ascensão do snippet em destaque
  7. A importância das palavras-chave semanticamente relacionadas
  8. Conteúdo voltado para as pessoas
  9. Automação de SEO
  10. Otimização da página do produto
  11. Análise de concorrentes de SEO
  12. Sites de carregamento rápido
  13. ChatGPT
  14. Ênfase na autoridade do autor
  15. Prioridade contínua para sites compatíveis com dispositivos móveis

1. Experiência em primeira mão sobre tópicos

O primeiro de nossa lista de tendências de SEO para 2023 é mostrar experiência em primeira mão em seu conteúdo.

Os mecanismos de pesquisa, como o Google, desejam garantir que eles forneçam aos usuários o conteúdo mais valioso para responder às suas perguntas e fornecer as soluções de que precisam.

E a melhor maneira de fazer isso é mostrar aos usuários conteúdos em que o criador tenha experiência relevante e real sobre o assunto.

Como otimizar para esta tendência

Se mostrar experiência em primeira mão em seu conteúdo é tendência para SEO em 2023, o que isso significa para sua empresa?

Você deve dar uma olhada em seu conteúdo e tópicos existentes para garantir que está criando apenas conteúdo dentro de sua casa do leme e onde sua marca tem experiência e conhecimento relevantes.

Você também deve considerar quem está escrevendo seu conteúdo e garantir que seus escritores tenham experiência no tópico sobre o qual estão escrevendo.

Pode ser tentador escrever sobre vários tópicos para criar mais oportunidades para o seu site ser classificado nos resultados da pesquisa. Mas criar conteúdo fora do seu nicho ou área de experiência pode impactar negativamente suas classificações a longo prazo.

2. Consultas de conversação

Em seguida, em nossa lista de tendências de SEO para 2023, você precisa saber as consultas de conversação. O Google se concentra continuamente em melhorar a experiência de pesquisa do usuário para ajudá-lo a encontrar informações relevantes rapidamente. Uma parte crítica dessa melhoria é entender as complexidades da linguagem.

O Google lançou o LaMDA para entender melhor a linguagem natural. Com a implementação do LaMDA, o Google se concentra em entender melhor o diálogo para entregar resultados com mais eficiência.

Esse processo inclui a compreensão do vernáculo e como os usuários conversam ao tentar encontrar o que precisam.

Como otimizar para esta tendência

Com a tendência de consultas de conversação para SEO em 2023, você precisará colocar grande ênfase na otimização para pesquisa por voz.

A pesquisa por voz se concentra no processamento de linguagem natural (NLP) para entender como os usuários pesquisam verbalmente em comparação com a digitação de uma consulta de pesquisa. Como o Google está se movendo para entender as pesquisas de conversa dos usuários, é de seu interesse otimizar as consultas de pesquisa por voz.

Você pode otimizar a pesquisa por voz:

  • Frase de segmentação: a forma como alguém formula uma consulta digitada é diferente de uma consulta verbal. Alguém pode digitar “melhor marca de botas de caminhada”, mas pesquisar verbalmente “qual é a melhor marca de botas de caminhada?” A otimização para essas pesquisas verbais é uma ótima maneira de segmentar palavras-chave de conversação.
  • Mantenha as respostas curtas: se você estiver otimizando para palavras-chave de conversação, mantenha suas respostas concisas para fornecer informações úteis rapidamente. Para responder à melhor consulta sobre botas de caminhada, você pode ter uma breve sinopse destacando as principais marcas e mergulhando em mais detalhes posteriormente.
  • Considerando o vernáculo: diferentes regiões têm frases específicas que usam para descrever objetos ou lugares. As pessoas que moram no estado da Pensilvânia, por exemplo, costumam chamá-lo de “PA”. Conhecer o vernáculo pode ajudá-lo a otimizar palavras-chave mais conversacionais.
leia o artigo acima clicando aqui

3. Marketing de vídeo

Outra tendência de SEO em 2023 que veremos é o marketing de vídeo. Mais da metade de todos os consumidores confiam em vídeos para ajudá-los a tomar decisões de compra.

Com mais pessoas assistindo a vídeos, você deseja torná-lo um componente de sua estratégia de SEO, caso ainda não o tenha feito. Além disso, o Google está lançando recursos para ajudar os usuários a encontrar informações mais rapidamente por meio de vídeos.

Em particular, os novos recursos do foco são:

  • Marcação de clipe: a marcação de clipe permite que você destaque pontos-chave do seu vídeo para que os usuários possam pular direto para essas partes. Se você tivesse um vídeo contendo dicas, por exemplo, poderia criar uma marcação para cada dica.
  • Marcação de busca: a marcação de busca informa ao Google como sua estrutura de URL funciona. Esta informação é crítica porque permite que o Google exiba os principais momentos do seu vídeo automaticamente. Ele permite que o Google crie um link em um ponto específico do seu vídeo.

Com esses dois novos recursos, você pode otimizar seus vídeos para aparecer nos resultados de pesquisa de termos mais relevantes e competitivos.

Como otimizar para esta tendência

Comece incorporando vídeo em mais de suas páginas. Os usuários gastam 88% mais tempo em páginas com vídeos, portanto, incorporá-los ao seu conteúdo pode ajudar a aumentar o engajamento, as classificações e o tráfego. Quanto à marcação de clipe e marcação de busca, verifique se você está usando marcações detalhadas e ricas em palavras-chave.

Se você tiver um vídeo sobre dicas para economizar dinheiro, não rotule suas marcações como “dica 1”, “dica 2” e assim por diante. Em vez disso, use marcações como “Economize dinheiro com cupons” e “Economize dinheiro com seu contracheque”.

Essas marcações específicas oferecem mais oportunidades de classificação em pesquisas relevantes e aumentam o envolvimento com seus vídeos.

4. Reforçando seus sinais EAT

As diretrizes do Google declararam repetidamente a importância de amplificar seus sinais EAT quando aplicável em seu site. Olhando para o futuro, os mecanismos de pesquisa continuarão analisando a experiência, a autoridade e a confiabilidade do seu site ao classificar o conteúdo. A experiência do usuário permanece central para o Google, e mostrar que seu site vale o tempo de seus visitantes continuará sendo a chave para obter os melhores resultados. Seus sinais EAT podem incluir provas sociais, depoimentos de clientes, links para sites confiáveis, experiência e crachás e muito mais.

Como otimizar para esta tendência

Ao criar meticulosamente o conteúdo do seu site, lembre-se do EAT. Você pode fazer isso fazendo backup de seus dados com estatísticas e fatos, links para sites confiáveis, como .edu e .gov, reforçando sua prova social, exibindo prêmios e distintivos e exibindo avaliações e depoimentos de clientes. Você também pode aumentar seus sinais EAT conquistando links de outros sites confiáveis.

5. Otimização de imagem e acessibilidade em 2023

Tendências e previsões de SEO para 2023: o que aprender este ano

O Google sempre foi claro sobre as melhores práticas em relação à otimização de imagens de sites – infelizmente, poucos levaram isso tão a sério quanto deveria.

Agora é a hora de olhar para as imagens em seu site e ver como elas pontuam no medidor de otimização. Queremos que a web seja acessível para todos, e sua otimização de imagem desempenhará um papel importante nos fatores de classificação para garantir que as imagens possam ser exibidas de maneira ideal para pessoas com deficiências visuais.

Esta não é a única razão pela qual o Google está tão empenhado em buscar uma boa otimização de imagens – no futuro, as imagens serão usadas para muito mais do que simplesmente transmitir uma ideia visualmente, mas serão usadas em buscas para fazer compras, obter informações e muito mais.

Como otimizar para esta tendência

Agora é um ótimo momento para realizar uma auditoria de imagem em seu site para identificar qual dos itens a seguir você precisa implementar para aumentar sua pontuação de otimização de imagem:

  • Sirva imagens em formatos de última geração
  • Verifique se as imagens estão compactadas
  • Nomeie cada arquivo de imagem apropriadamente com as palavras-chave corretas sempre que possível.
  • Dê a cada imagem um texto alternativo exclusivo

6. Surgimento do snippet em destaque

Para nossa próxima previsão de tendência deste ano, não podemos ignorar o aumento de snippets em destaque nos resultados de pesquisa. Os snippets em destaque continuarão a ser exibidos e provavelmente se tornarão mais proeminentes com o passar do tempo.

Se você ainda não os notou, os snippets em destaque são as caixas de resultados que você costuma ver acima dos resultados de pesquisa reais – eles podem assumir a forma de instruções, perguntas frequentes, listas com marcadores ou simplesmente uma única frase.

Esses são ótimos pequenos atalhos para o topo das SERPs sem a necessidade de criar conteúdo longo. Se sua página oferece informações valiosas que as pessoas pesquisam com frequência, você provavelmente está qualificado para um snippet em destaque.

Como otimizar para esta tendência

Para chegar ao topo na forma de um snippet em destaque, pense cuidadosamente sobre o pesquisador, sua intenção e como ele pesquisaria e concentre seu conteúdo em termos baseados em perguntas. Usar as seções de preenchimento automático ou “As pessoas também perguntam” do Google são ferramentas excelentes para encontrar palavras-chave e tópicos lucrativos sobre os quais escrever. Em seguida, você deve garantir que seu conteúdo tenha a marcação de esquema correta para aparecer nos resultados da pesquisa. Você pode testar sua marcação usando a Ferramenta de teste de marcação de esquema do Google.

7. A importância de palavras-chave relacionadas semanticamente

Com o tempo, os algoritmos do Google tornaram-se cada vez mais sofisticados na maneira como interpretam nossas pesquisas com palavras-chave relacionadas, intenção de pesquisa e semântica desempenhando um papel no que vemos nas SERPs.

Em uma recente conferência de I/O, o Google apresentou seu Multitask Unified Model ou MUM, que pode desempenhar um papel no futuro da pesquisa, pois é uma IA que pode discernir emoções e intenções de consultas de pesquisa em mais de 75 idiomas.

Já se foram os dias em que os mecanismos de pesquisa procuravam sequências de texto para corresponder e aqui estamos na época em que a pesquisa está se tornando mais intuitiva e relevante do que nunca.

Como otimizar para esta tendência

Em vez de concentrar seus esforços em uma palavra-chave, tente concentrar sua escrita em grupos de tópicos. Crie as personas de clientes ideais que você deseja alcançar com seu conteúdo, escreva para eles com respostas às perguntas que possam ter e use frases e palavras-chave semanticamente relacionadas em seu conteúdo.

Experimente uma abordagem diferente de pesquisa de palavras-chave este ano, colocando-se no lugar do pesquisador para desenvolver combinações de palavras-chave e listas que ressoam com seu público.

8. Conteúdo voltado para as pessoas

A recente atualização de conteúdo útil do Google em 2022 é uma atualização crítica de algoritmo que afetará a forma como sua empresa cria conteúdo em 2023 e além.

Essa alteração de algoritmo foi projetada para fornecer conteúdo mais relevante e útil aos usuários para atender às suas consultas. Com esta atualização, o Google visa mostrar aos usuários conteúdo escrito para pessoas por pessoas, em vez de mecanismos de pesquisa.

Como otimizar para esta tendência

Se você deseja capitalizar essa tendência de SEO, precisará garantir a criação de conteúdo que agregue valor aos usuários e evitar escrever conteúdo apenas para ajudar a classificação do seu site nos resultados da pesquisa.

Em outras palavras, não encha seu conteúdo de palavras-chave ou conte com inteligência artificial (IA) para criar seu conteúdo completamente. Caso contrário, você perderá o topo das SERPs.

Para criar conteúdo útil para o seu público, certifique-se de:

  • Dê respostas suficientes às perguntas do seu público
  • Forneça uma ótima experiência do usuário (UX)
  • Demonstrar experiência em primeira mão
  • Evite escrever conteúdo para os mecanismos de pesquisa primeiro

9. Automação de SEO

O próximo item da nossa lista de tendências de SEO em 2023 é a automação de SEO. Mais e mais pessoas continuam a tirar proveito da tecnologia automatizada para agilizar tarefas demoradas.

E essa tendência não é diferente para SEO, pois mais empresas usam software poderoso para automatizar tarefas de SEO em 2023.

Como otimizar para esta tendência

Embarque no trem da automação investindo em software de automação de SEO para começar a economizar muito tempo valioso para você e sua equipe, para que você possa se concentrar em outras tarefas de negócios.

Considere a utilização de tecnologia automatizada como:

10. Otimização da página do produto

O Google recompensa o conteúdo informativo de formato longo nas SERPs. E essa tendência não mudará em 2023. É por isso que otimizar as páginas de produtos para incluir conteúdo mais útil que responda às perguntas dos usuários é uma das tendências de SEO de 2023 mais populares.

Como otimizar para esta tendência

Incremente suas páginas de produtos para incluir mais informações sobre seu produto e marca, para que você possa fornecer aos visitantes do site informações mais úteis.

Considere implementar:

  • Seções de perguntas frequentes
  • Menus suspensos com detalhes adicionais sobre seus produtos
  • Descrições do produto
  • Avaliações de Clientes

Pense nas perguntas que seu público pode fazer sobre seus produtos e certifique-se de fornecer as respostas a essas perguntas em sua página.

11. Análise de concorrentes de SEO

As SERPs estão se tornando cada vez mais competitivas à medida que mais marcas implementam as práticas recomendadas de SEO para ajudar seu site a obter o primeiro lugar nos resultados.

É por isso que realizar uma análise de concorrentes de SEO é uma tendência essencial que você não vai querer pular este ano.

12. Sites de carregamento rápido

Os usuários adoram sites que carregam rapidamente, assim como os mecanismos de pesquisa.

O Google continua a favorecer sites de carregamento rápido ao determinar as classificações dos resultados de pesquisa, e é por isso que melhorar a velocidade do seu site é o número 12 em nossa lista de tendências de SEO para 2023.

Como otimizar para esta tendência

Use ferramentas como o Page Speed ​​Insights do Google ou o Core Web Vitals para monitorar a velocidade de carregamento do seu site e reunir recomendações para melhorá-lo.

13. ChatGPT

Uma das maiores tendências de SEO para 2023 é o ChatGPT. O ChatGPT é um novo chatbot com inteligência artificial que usa grandes quantidades de dados para interagir com os usuários em conversas, responder a perguntas e fornecer soluções.

Como otimizar para esta tendência

Os usuários podem utilizar o ChatGPT para obter respostas rápidas às suas perguntas, e os profissionais de marketing também podem otimizar o desempenho do mecanismo de pesquisa de seus sites.

Embora possa ser tentador usar o ChatGPT para criar seu conteúdo e escrever postagens ou artigos de blog, é essencial que você evite fazê-lo. Com a atualização de conteúdo útil mais recente do Google, o Google pode identificar conteúdo escrito por IA e penalizá-lo nas SERPs.

Além disso, o conteúdo escrito por IA é visto como primeiro conteúdo do mecanismo de pesquisa e vai contra as diretrizes do Google.

No entanto, você ainda pode usar o ChatGPT para marketing digital :

  • Faça um brainstorming de ideias de conteúdo
  • Encontrar palavras-chave relacionadas
  • Gerar títulos de página
  • E mais

14. Ênfase na autoridade do autor

Em 2023, os mecanismos de pesquisa querem garantir que o conteúdo classificado no topo das SERPs seja produzido por pessoas reais e forneça uma infinidade de valor para os usuários.

É por isso que garantir que seu conteúdo enfatize a autoridade e a experiência do autor é outra das nossas principais tendências de SEO para este ano.

Como otimizar para esta tendência

Você não deve apenas garantir que seus escritores tenham experiência relevante no tópico sobre o qual estão escrevendo, mas também destacar seus conhecimentos em sua página.

Por exemplo, você pode:

  • Inclua uma biografia do autor para comunicar o conhecimento e a experiência do autor
  • Adicione links às contas sociais do seu autor, para que o Google possa ver que são pessoas reais e especialistas
  • Crie páginas de autor onde você pode incluir links para outros conteúdos que seu autor escreveu

15. Prioridade contínua para sites compatíveis com dispositivos móveis

As pesquisas móveis não vão a lugar nenhum em 2023. Com mais e mais pessoas usando seus dispositivos móveis para pesquisar produtos ou serviços e fazer compras, é mais importante do que nunca garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis.

Como otimizar para esta tendência

O Google quer garantir que os usuários móveis tenham a melhor experiência. E isso significa mostrar a eles sites que funcionarão e serão exibidos corretamente em seus dispositivos móveis.

Use a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para ver se seu website é responsivo para usuários de dispositivos móveis.

Se não for, convém implementar um design responsivo para o seu site para garantir que ele funcione corretamente, independentemente do dispositivo usado pelos visitantes.

Precisa de ajuda para tornar seu site compatível com dispositivos móveis? Nossos serviços de design responsivo de primeira linha podem tornar seu site compatível com dispositivos móveis rapidamente.

Fique por dentro das tendências de SEO para 2023

Se você deseja que sua estratégia de SEO gere sucesso para o seu negócio continuamente, deve ficar de olho nas tendências de SEO.

Esta lista de tendências de SEO em 2023 ajudará você a manter sua estratégia de SEO atualizada, para que você possa ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa e direcionar tráfego mais qualificado para seu site.

Quer ver onde está o SEO do seu site atualmente? entre em contato conosco para obter ajuda para melhorar seu SEO!

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