O marketing digital é a prática de promover um negócio por meio de canais online como pesquisa, redes sociais, pagos e e-mail. Ele fornece uma maneira poderosa e econômica de gerar receita. Continue lendo para saber mais sobre o significado do marketing digital e como utilizá-lo na sua empresa.
Se você está se perguntando “o que é marketing digital”, você está no lugar certo! Neste guia, mergulhamos nos fundamentos do marketing digital para destacar tudo o que você precisa saber!
Aqui está uma rápida visão geral de tudo que vamos cobrir:
Sumário
O que é marketing digital?
Definição de marketing digital
O marketing digital é a prática de promover um negócio, pessoa, produto ou serviço usando canais online, dispositivos eletrônicos e tecnologias digitais.
Alguns exemplos de marketing digital são:
- Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
- Publicidade paga por clique (PPC)
- Marketing de mídia social
- Marketing de email
- e mais
Como funciona o marketing digital?
Como funciona o marketing digital
O marketing online funciona através do desenvolvimento de uma estratégia omnicanal coordenada que apoia a jornada de compra única do seu público-alvo.
Isso significa que sua empresa usa vários canais (como redes sociais, e-mail e pesquisa) para apoiar uma estratégia abrangente (como gerar reconhecimento de marca , leads ou vendas).
Para ter uma perspectiva, pense neste exemplo de marketing digital:
- Objetivo: ganhar leads
- Canais: pesquisa, e-mail e publicidade digital
- Estratégias: escreva uma postagem no blog que atenda a uma necessidade intermediária do funil (MOFU) . Otimize a postagem do blog para mecanismos de pesquisa e usuários. Inclua um recurso para download que exige que os usuários compartilhem seus endereços de e-mail. Crie uma campanha de gotejamento para esses assinantes de e-mail para levá-los à conversão.
É um exemplo básico, mas o cenário acima mostra como as empresas podem usar o marketing digital para atingir objetivos globais, como atrair leads. Embora você possa usar canais de marketing online sozinhos, eles funcionam melhor quando usados em conjunto, o que é um dos maiores desafios para os profissionais de marketing digital.
Por que o marketing digital é importante?
As estratégias de marketing digital oferecem diversas vantagens para o seu negócio. Aqui estão os cinco benefícios do marketing digital que você pode aproveitar:
Benefícios do marketing digital
- Custo-benefício
- Campo de jogo nivelado
- Direcionamento e personalização avançados de público
- Acompanhamento e medição precisos de campanhas
- Feedback contínuo sobre o desempenho da campanha
Vamos discutir cada benefício!
1. Custo-benefício
Comparado ao marketing tradicional, o marketing online é extremamente econômico.
Se você anuncia online, seja em mídias sociais, sites ou mecanismos de pesquisa, você define seu orçamento e lance para espaço publicitário. Você tem controle total sobre quanto gasta, o que não acontece na compra de um outdoor.
A flexibilidade é uma grande característica do marketing digital. Orçamentos e campanhas podem ser configurados para serem executados de anos a minutos.
Juntamente com uma segmentação precisa, as empresas obtêm agilidade que muitas vezes falta nas campanhas tradicionais. Se você lançar uma campanha PPC, por exemplo, e perceber que ela não está funcionando, você pode pausar essa campanha. Em comparação, depois de comprar um outdoor, você o terá durante toda a duração do contrato, quer funcione ou não.
2. Condições de concorrência equitativas
O próximo em nossa lista de benefícios do marketing digital é que ele oferece condições de concorrência equitativas. Se você é uma empresa de pequeno e médio porte (SMB) , o marketing digital também ajuda sua empresa a se diferenciar de marcas maiores.
Isso porque o marketing online oferece soluções que podem ajudar sua empresa a atingir seu público.
As grandes corporações são capazes de se promover de uma forma que as pequenas e médias empresas muitas vezes não conseguem. Eles ocupam imóveis de primeira linha com localizações de empresas.
Eles empregam um grande número de funcionários de vendas que fazem ligações não solicitadas. Eles patrocinam feiras e conferências com exposições elaboradas.
Com os canais digitais, é tão fácil clicar em um anúncio de uma grande empresa quanto clicar em um anúncio de uma pequena empresa.
Uma página do Facebook para uma empresa Fortune 100 é semelhante a uma página do Facebook para uma empresa com cinco pessoas. Esse campo de atuação equilibrado pode ajudar sua empresa a contornar grandes marcas e alcançar seu mercado-alvo.
Você também não precisa se preocupar em como seu orçamento de marketing online irá competir com marcas maiores. O marketing digital oferece várias estratégias econômicas, incluindo SEO, que você pode usar para apresentar seus produtos ou serviços ao seu público.
3. Segmentação e personalização avançadas
Talvez um dos principais benefícios do marketing digital seja que ele oferece opções avançadas de segmentação e personalização.
Tornar o marketing na Web parte de sua estratégia de negócios também lhe dá acesso a uma variedade de opções avançadas de segmentação e personalização. O marketing tradicional, que é mais amplo, não pode competir com o que o marketing digital pode oferecer quando se trata de segmentação.
Por exemplo, com uma estratégia de marketing online, você pode usar opções de segmentação como:
- Idade
- Localização
- Interesses
- Estado civil
- Hobbies
- Dispositivo
- E mais
Essas opções de segmentação podem ajudá-lo a ampliar os outros benefícios do marketing digital, como sua relação custo-benefício. Se você lançar uma campanha PPC, por exemplo, poderá usar opções de segmentação como local e dispositivo para focar seus anúncios nos usuários com maior probabilidade de conversão visitando sua loja física.
O marketing online também permite personalizar o conteúdo com informações como as seguintes:
- Nome
- Interesses
- Comportamento de compra
Criar uma experiência personalizada para os usuários, seja por meio de sua campanha de email marketing ou site, pode levar a melhores resultados de marketing. Um e-mail que recomenda produtos com base no comportamento de compra anterior do assinante, por exemplo, pode levar a outra venda e até mesmo a uma recomendação boca a boca.
4. Acompanhamento e medição precisos de campanha
O marketing online resolve um problema de marketing tradicional – o rastreamento.
Com o marketing tradicional, é difícil rastrear se alguém encontrou sua empresa por meio de um outdoor, anúncio de rádio ou jornal. Quando você não consegue acompanhar seus esforços de marketing, não consegue medir seu desempenho, o que torna um desafio provar o valor do marketing.
Enquanto isso, é fácil acompanhar o desempenho e os resultados de seus esforços de marketing digital.
Ferramentas do Google como Google Analytics, Google Search Console e Google Ads facilitam o monitoramento de sua estratégia. Com o Google Analytics, por exemplo, você pode acompanhar o seguinte:
- Tráfego do site
- Comportamento do usuário
- Conversões de site
- E mais
O Google Ads oferece uma visão de 360 graus de seus anúncios PPC. Esses tipos de análise de site são absolutamente essenciais para qualquer estratégia de marketing digital que se preze.
Melhor ainda, você pode usar programas como o Google Data Studio para compilar todos os seus dados em relatórios de marketing digital fáceis de ler e compartilhar. Ferramentas como essas ajudam você a mostrar e analisar o desempenho do marketing online.
5. Feedback contínuo sobre o desempenho da campanha
Tornar o marketing digital parte de sua estratégia de negócios também lhe dá acesso a uma abordagem de marketing que fornece feedback constante sobre o desempenho de sua campanha, seja sua estratégia de SEO ou anúncios PPC.
Por exemplo, se você lançar uma campanha PPC e atualizar sua segmentação para excluir dispositivos móveis, poderá notar uma queda repentina nas conversões. Essa resposta imediata ajuda você a reagir rapidamente. Você pode desfazer a atualização da segmentação e fazer com que sua campanha volte ao desempenho ideal.
Mesmo estratégias de longo prazo, como SEO, fornecem feedback constante.
Por exemplo, você pode ver se sua estratégia de segmentação por palavras-chave funciona bem analisando o tráfego do seu site e as taxas de conversão do site. Essa análise também pode ajudá-lo a descobrir outras áreas de melhoria, como o design e a usabilidade do seu site, bem como a qualidade do conteúdo.
Com todos os seus benefícios, o marketing digital é um grande trunfo para as empresas, incluindo a sua.
Marketing de entrada x marketing digital
Marketing de entrada x marketing digital
O inbound marketing é uma metodologia de marketing digital que utiliza táticas para atrair novos clientes ou clientes. Por outro lado, marketing digital é um termo abrangente que abrange todas as formas de marketing na Internet, incluindo o inbound marketing.
Inbound marketing e marketing digital são dois termos que podem ser facilmente confundidos.
O inbound marketing é uma metodologia que utiliza táticas de marketing digital para atrair novos clientes ou clientes. Refere-se a atividades de marketing que atraem pessoas para o seu negócio, em oposição a empresas como a sua, que procuram as pessoas para notarem a sua marca.
Por outro lado, marketing digital é um termo abrangente que abrange todas as formas de marketing na Internet, incluindo o inbound marketing.
Tipos de marketing digital
Quer saber os diferentes tipos de estratégias de marketing digital que você pode empregar? Aqui estão os diferentes tipos de marketing digital:
Tipos de marketing digital
- Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
- Publicidade paga por clique (PPC)
- Marketing de conteúdo
- Marketing de vídeo
- Marketing de email
- Marketing de mídia social
- Publicidade em mídias sociais
- Web design e desenvolvimento
Vamos mergulhar em cada um deles!
1. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
SEO é uma estratégia de marketing online que melhora sua visibilidade ou classificação nos resultados de pesquisa relevantes para seu negócio e mercado-alvo.
93% das experiências online
comece com um mecanismo de pesquisa.
Ao utilizar o SEO como estratégia de marketing digital, as empresas podem aumentar sua visibilidade nos resultados de busca no Google e em outros mecanismos de busca. Com uma posição melhor nos resultados de pesquisa, sua empresa pode obter mais tráfego, leads e vendas no site.
Ao utilizar o SEO como estratégia de marketing digital, as empresas podem aumentar sua visibilidade nos resultados de busca no Google e em outros mecanismos de busca. Com uma posição melhor nos resultados de pesquisa, sua empresa pode obter mais tráfego, leads e vendas no site.
Aumentar sua classificação requer SEO on-page e SEO off-page . Essas duas táticas se concentram em tornar seu site mais amigável e confiável para mecanismos de pesquisa e usuários.
Existem muitas estratégias de SEO que você pode implementar para aumentar sua classificação nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) , como:
- Auditando o desempenho de SEO do seu site
- Pesquisando palavras-chave
- Criação de conteúdo de qualidade
- Tornando seu site compatível com dispositivos móveis
- Ganhar backlinks
- E mais
Quando se trata de técnicas de marketing digital, o SEO recebe mais recomendações. Com o SEO, sua empresa pode gerar receita de longo prazo para sua empresa, sem os custos iniciais e contínuos que acompanham estratégias como publicidade em mídias sociais .
2. Publicidade paga por clique (PPC)
A publicidade PPC é uma tática de marketing de mídia digital que promove seus negócios, produtos ou serviços em mecanismos de pesquisa, sites, aplicativos e muito mais.
O PPC opera em um modelo de negócios de pagamento por clique, o que significa que você só paga quando alguém clica em seu anúncio, que pode incluir texto, imagens e vídeo.
Mais de 60% das pequenas e médias empresas
use PPC para gerar leads e vendas.
Com o PPC, sua empresa pode criar uma campanha hiper-direcionada para alcançar usuários prontos para comprar em seu público-alvo, que é um dos motivos pelos quais o PPC apresenta um retorno sobre o investimento (ROI) médio de US$ 2 para cada US$ 1 gasto.
A forma mais popular de publicidade PPC está em motores de busca como o Google. Esses anúncios PPC são exibidos na parte superior e inferior da página de resultados de pesquisa quando você pesquisa uma palavra ou frase, indicada por um texto “patrocinado” acima do título.
Com uma classificação de anúncio alta, Índice de qualidade e lance vencedor, você pode lançar um anúncio que é exibido em uma das primeiras posições nas SERPs.
3. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing digital que se concentra na criação de conteúdo original e útil para os usuários.
Na maioria dos casos, esse conteúdo, que pode variar de postagens em blogs a vídeos e guias on-line, será otimizado para pesquisa, compartilhado nas redes sociais e promovido para aumentar seu alcance e exposição.
O marketing de conteúdo oferece às empresas uma estratégia econômica e de longo prazo para alcançar, nutrir e converter seu público-alvo, bem como apoiar sua estratégia de SEO.
Com conteúdo original e de alta qualidade, sua empresa pode gerar 54% mais leads , além de atender às preferências de 70% dos consumidores que desejam conhecer sua empresa por meio de postagens em blogs, guias e artigos.
Se você usa marketing de conteúdo, pode ser criativo e criar uma variedade de tipos de conteúdo , incluindo:
- Blogues
- Artigos
- Guias
- Infográficos
- Vídeo
- Podcasts
Para criar conteúdo que envolva seu público e tenha uma boa classificação nos resultados de pesquisa, você deve implementar palavras-chave em todo o seu conteúdo e garantir que seu conteúdo agregue valor e responda às perguntas do seu público.
4. Marketing de vídeo
O marketing de vídeo é uma tática de marketing de mídia digital que usa vídeo para atrair, envolver, educar e persuadir seu mercado-alvo.
Mais de 90% das pessoas
descubra novas marcas no YouTube.
As empresas podem usar o marketing de vídeo em seus sites e sites de hospedagem de vídeo como o YouTube. Os tipos de vídeo variam de demonstrações de produtos a vlogs, instruções e depoimentos.
Usando o vídeo, sua empresa pode captar a atenção do seu mercado-alvo, bem como movê-lo do topo para o fundo do funil.
Além disso, você pode integrar o vídeo a outras estratégias de marketing online, como email e marketing de conteúdo.
5. E-mail marketing
O marketing por email é uma técnica de marketing digital que se concentra em gerar e nutrir leads.
Com essa estratégia de marketing digital, as empresas podem enviar uma variedade de e-mails, inclusive para promover produtos, compartilhar anúncios da empresa e repassar conselhos ou artigos úteis.
4400%
é considerado o ROI do marketing por email.
O marketing por email é um dos tipos mais poderosos de marketing digital que uma empresa pode usar. Em média, as empresas ganham R$ 44 para cada R$ 5 investido em marketing por email, demonstrando a utilidade do marketing por email como uma tática de promoção de leads.
O marketing por email também funciona bem com estratégias como marketing de conteúdo e marketing de vídeo.
Existem vários tipos diferentes de e-mail que você pode enviar para seus leads e clientes atuais, incluindo:
- boletins informativos
- Campanhas de gotejamento de e-mail
- E-mails de carrinho abandonado
- E-mails de incentivo a leads
Você pode usar táticas como testes A/B para testar quais linhas de assunto e tipos de conteúdo envolvem mais seus assinantes.
O marketing por email também permite que você crie emails personalizados, segmentando seus assinantes com base em seus interesses, para que você possa garantir que sempre enviará conteúdo relevante.
6. Marketing em mídias sociais
O marketing de mídia social é um tipo de estratégia de marketing digital que usa redes de mídia social para promover seu negócio, envolver seu público-alvo e fornecer suporte individualizado a seus clientes.
A maioria das abordagens inclui compartilhar conteúdo, responder comentários e promover postagens.
74% dos compradores
use a mídia social ao tomar uma decisão de compra.
Com o marketing de mídia social, as empresas podem construir seguidores leais, bem como envolver e interagir com seus seguidores para melhorar a fidelidade do cliente, aumentar as vendas e reduzir a rotatividade.
Existem várias plataformas de mídia social que você pode utilizar para alcançar seu público, como:
- TikTok
7. Publicidade nas redes sociais
Publicidade em mídia social é uma tática de marketing de mídia digital que promove seu negócio, produtos, serviços ou página de mídia social em redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Os anúncios nas redes sociais podem incluir texto, imagens, vídeos e muito mais.
Com a diminuição da visibilidade das postagens em contas comerciais devido às atualizações de algoritmos de mídia social, a publicidade em mídia social está se tornando uma técnica essencial de marketing digital.
Usando anúncios de mídia social, sua empresa pode atingir seu mercado-alvo, conquistar seguidores online e gerar vendas e leads valiosos.
A maioria das plataformas de mídia social permite que você utilize recursos avançados de segmentação de público para garantir que seus anúncios alcancem as pessoas com maior probabilidade de fazer uma compra. Por exemplo, você pode segmentar usuários com base em:
- Idade
- Localização
- Cargo
- E mais
8. Web design e desenvolvimento
Web design e desenvolvimento web referem-se ao design e desenvolvimento do seu site – seu frontend e backend.
Enquanto o web design se concentra na aparência do seu site, o desenvolvimento web se concentra na funcionalidade, usabilidade e velocidade do seu site. Ambos são importantes para o marketing de mídia digital.
O design e o desenvolvimento do seu site servem como base para a sua estratégia de marketing digital. Um site atraente, funcional e compatível com dispositivos móveis ajuda sua empresa a maximizar os resultados de SEO, PPC e outras técnicas de marketing online.
Você vai querer ter certeza de que seu site representa sua marca para aumentar o reconhecimento de sua marca e ajudar seu público a reconhecer instantaneamente sua empresa usando o mesmo esquema de cores e fontes em todo o site.
Principais indicadores de desempenho (KPIs) e métricas em marketing digital
Quando se trata de marketing digital, há uma série de métricas que você pode medir, incluindo:
- Tráfego do site: o número de usuários que visitam seu site.
- Origem do tráfego: de onde vem o tráfego do seu site, como mecanismos de pesquisa, mídias sociais ou anúncios pagos.
- Visualizações de página: o número de vezes que os usuários visualizaram sua página.
- Taxa de rejeição : a porcentagem de sessões em que um usuário saiu do seu site e não interagiu com sua página nem visitou outra página do seu site.
- Tempo na página: a quantidade de tempo que os usuários passam na sua página.
- Taxa de cliques (CTR) : a porcentagem de usuários que viram e clicaram em seu site, página ou anúncio.
- Taxa de conversão: a porcentagem de usuários que concluíram a ação desejada, como fazer uma compra.
- Taxa de abertura: a porcentagem de usuários que receberam e abriram seu e-mail.
- Segue: O número de usuários que seguem sua página ou conta.
- Compartilhar: o número de vezes que sua postagem foi compartilhada pelos usuários.
- ROI: A receita total gerada pela sua estratégia de marketing digital após quaisquer custos.
Como criar uma estratégia de marketing digital
Cada discussão sobre os fundamentos do marketing digital deve abranger como fazer marketing digital – ou como criar uma estratégia de marketing online.
Mesmo que você planeje terceirizar seu marketing online fazendo parceria com uma agência de marketing na Internet , é útil entender o funcionamento do seu plano .
Aprenda agora como criar sua estratégia de marketing digital:
Como criar uma estratégia de marketing digital em 8 passos
- Determine seus objetivos
- Escolha seus canais de marketing digital
- Defina seu orçamento
- Desenvolva sua estratégia
- Lance sua estratégia de marketing digital
- Monitore suas campanhas
- Implementar melhorias na campanha
- Meça seu ROI
1. Determine seus objetivos
Antes de começar a escrever conteúdo ou lançar campanhas publicitárias, pare e pense sobre seus objetivos.
O que você deseja alcançar com marketing online ou técnicas específicas de marketing digital? Quer gerar mais leads com uma campanha PPC, por exemplo? Ou você deseja aumentar e melhorar a qualidade do tráfego do site?
Ao debater seus objetivos, pense também nos objetivos gerais da sua empresa.
Você pode querer aumentar seus seguidores nas redes sociais no Facebook, por exemplo, mas sua empresa deseja gerar mais compras. Você pode relacionar esses dois objetivos construindo uma estratégia de mídia social que se concentra no aumento das vendas, gerando seguidores online ativos no Facebook.
Não importa quais objetivos você escolha, torne-os SMART , que significa:
- Específico
- Mensurável
- Um alcançável
- Relevante
- Oportuno
Por exemplo, você pode criar as seguintes metas SMART:
- Alcance 500 seguidores nas redes sociais no Facebook em seis meses
- Alcance uma taxa de conversão de site de 8% em 12 meses
- Atraia 35 leads qualificados com PPC até [uma data específica]
Se você decidir fazer parceria com uma agência de marketing digital para marketing online, ela poderá ajudá-lo a criar metas SMART. No entanto, é útil se você apresentar ideias sobre o que deseja realizar, como aumentar as vendas, a qualidade dos leads ou o tráfego do site.
2. Escolha seus canais
Em coordenação com o desenvolvimento de metas de marketing na web, você também deve decidir quais técnicas ou canais de marketing digital deseja usar. Uma abordagem omnicanal , que usa vários canais, tem melhor desempenho porque alcança os usuários por e-mail, pesquisa, mídia social e muito mais.
Alguns dos tipos mais valiosos de marketing digital incluem:
- SEO
- Marketing de conteúdo
- Marketing de email
- Mídia social
- PPC
Com essas estratégias, sua empresa pode atingir uma série de objetivos, desde a geração de tráfego no site e reconhecimento da marca até o aumento da geração de leads e compras.
3. Defina seu orçamento de marketing digital
Depois de determinar seus objetivos e táticas preferidas de marketing digital, você pode definir seu orçamento .
Para referência, a maioria das pequenas e médias empresas dedica R$ 2.500 a R$ 12.000 por mês em marketing online. Dependendo da sua empresa, estratégia e recursos, você poderá investir um valor diferente. De qualquer forma, é crucial ter um orçamento realista.
Definir um orçamento irrealista, por exemplo, pode resultar no desperdício de dinheiro da sua empresa porque você não forneceu um investimento suficiente para apoiar totalmente uma estratégia. Aceitar um SEO barato (pense em US$ 100 por mês) é um excelente exemplo porque sua empresa paga por um serviço sem obter nenhum resultado.
Reserve um tempo para pesquisar seus custos e estratégia para que possa receber um orçamento de marketing realista.
4. Desenvolva sua estratégia de marketing digital
A seguir, comece a construir sua estratégia de marketing online.
Ao desenvolver sua estratégia, você deseja pensar em seu público-alvo . Como você pode alcançar os usuários com as técnicas selecionadas e atingir seus objetivos? Sem falar que como você dividirá seu orçamento de marketing digital entre suas táticas?
Você também precisará pensar em como atribuirá e realizará tarefas.
Se estiver trabalhando com uma equipe, por exemplo, você precisará delinear quais tarefas precisam ser realizadas, quem irá realizá-las e quando serão realizadas. Construir um calendário de marketing dedicado pode ajudá-lo a otimizar e acompanhar seu progresso.
Esta etapa desempenha um papel fundamental na base da sua estratégia de marketing digital, então não a pule!
5. Lance sua estratégia
Depois de desenvolver sua abordagem, você pode prosseguir com seu lançamento.
Dependendo das técnicas de marketing digital escolhidas, seu lançamento pode incluir a postagem de sua primeira postagem no blog, o lançamento de sua primeira campanha publicitária ou a criação de seus perfis de mídia social. O marketing online não é uma estratégia definitiva, então a data de lançamento é apenas o começo de seus esforços.
Se você está iniciando uma campanha publicitária, fique de olho nos seus anúncios. Você deseja ter certeza de que eles cumprem as regras e padrões da rede de anunciantes. Caso contrário, as redes não entregarão seus anúncios. Monitorar esses anúncios de perto, entretanto, pode ajudá-lo a agir rapidamente na solução de quaisquer problemas.
6. Monitore suas campanhas de marketing digital
Após o início de sua estratégia de marketing online, você deseja monitorar o desempenho de cada tática.
Por exemplo, se você lançou uma campanha publicitária em mídia social , deseja observar impressões, cliques e CTR. Em comparação, se você iniciou uma estratégia de SEO , deseja monitorar suas classificações e o tráfego do site nos próximos meses.
Uma abordagem proativa para monitorar seu marketing digital pode ajudá-lo a identificar e corrigir problemas rapidamente. Seu tempo de resposta rápido pode melhorar a relação custo-benefício de sua estratégia porque você reduz o desperdício de gastos com publicidade ou a segmentação inadequada de palavras-chave.
Ao acompanhar suas campanhas, observe tendências e possíveis áreas de melhoria.
7. Implementar melhorias na campanha
Seu monitoramento e acompanhamento rigorosos na etapa anterior podem levar a ganhos tremendos no desempenho de longo prazo de suas campanhas. Por isso é essencial que o seu marketing digital foque em melhorias contínuas.
Por exemplo, se você notar que palavras-chave baseadas em localização têm um bom desempenho em sua estratégia de SEO, você pode se concentrar mais nessa tática. Ou que seus anúncios de mídia social no Facebook superam os do Instagram, levando a um gasto mais significativo com publicidade no Facebook.
Rotineiramente, analise suas técnicas de marketing digital e encontre áreas para melhorias.
Essa abordagem proativa não apenas ajudará a melhorar sua estratégia, mas também ajudará sua empresa a ficar à frente dos concorrentes que não perdem tempo analisando suas táticas. Para sua empresa, isso pode significar mais leads, vendas e participação de mercado.
8. Meça seu ROI
Ao longo de sua estratégia de marketing online, você deseja medir seu desempenho, resultados e ROI .
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Compreender o desempenho de sua estratégia e como ela ajuda sua empresa pode ajudá-lo a aumentar o suporte de marketing digital dos líderes empresariais. Com mais suporte, você pode dimensionar seu plano e aumentar seu investimento, o que pode levar a resultados ainda maiores.
Você pode medir o ROI do marketing digital observando a receita gerada pelo marketing online, menos seus custos. Claro, você precisará considerar alguns pontos de receita difíceis de medir, como o valor do reconhecimento da marca ou de seguidores ativos nas redes sociais.
Em alguns casos, é útil determinar o valor de dados difíceis de medir, como o reconhecimento da marca, antes de lançar sua campanha. Dessa forma, você e os tomadores de decisão da sua empresa chegam a um acordo sobre o valor e o valor do reconhecimento da marca, dos seguidores da mídia social e de outros fatores.
Perguntas frequentes sobre marketing digital
O que um profissional de marketing digital faz?
Um profissional de marketing digital desenvolve, implementa, gerencia e mede a estratégia e as campanhas de marketing online de uma organização.
Muitos profissionais de marketing online se especializam em diferentes tipos de marketing digital, como SEO, PPC, marketing de conteúdo e mídia social.
Geralmente, os profissionais de marketing digital visam atingir os objetivos gerais de sua empresa, como aumentar a receita, alcançando metas menores, como melhorar o tráfego do site da organização, o acompanhamento nas redes sociais e a taxa de conversão.
Em quase todos os casos, os profissionais de marketing online medirão o desempenho da estratégia de marketing digital de seus negócios com métricas , também chamadas de indicadores-chave de desempenho (KPIs), mensalmente, trimestralmente e anualmente.
O que uma agência de marketing digital faz?
Uma agência de marketing digital atenderá às necessidades de marketing digital da sua empresa, implementando e gerenciando
estratégias inovadoras para comercializar seus produtos e serviços online.
Seu objetivo? Para aumentar suas vendas e receitas.
Uma agência de marketing digital de serviço completo (como WebFX) pode gerenciar suas contas de mídia social , redesenhar seu site, otimizar suas páginas da web e conteúdo para mecanismos de pesquisa e muito mais.
Enquanto isso, as agências boutique se especializam em uma ou duas estratégias de marketing digital. Eles também podem se especializar em setores específicos, como fabricação de alimentos e bebidas .
Como o marketing digital difere do marketing tradicional?
Marketing digital versus marketing tradicional
O marketing tradicional utiliza canais offline, enquanto o marketing digital utiliza canais digitais.
Uma campanha de marketing tradicional, por exemplo, pode usar outdoors, anúncios impressos e mala direta, enquanto uma campanha de marketing digital pode usar mídias sociais, postagens em blogs e e-mail para promover uma empresa e suas ofertas.
Nos últimos anos, a linha entre “marketing tradicional” e “marketing digital” começou a confundir-se, à medida que até canais tradicionais, como outdoors, anúncios de TV e mala direta, desenvolveram um componente digital para eles.
Por que o marketing digital é importante?
Para as empresas hoje, o marketing digital é importante porque oferece:
Múltiplas estratégias de marketing online
Soluções de marketing econômicas
Campo de jogo nivelado
Opções avançadas de segmentação e personalização
Acompanhamento e medição precisos de campanhas
Feedback contínuo sobre o desempenho da campanha
Como minha empresa pode usar o marketing digital?
Agora que você conhece a definição de marketing digital, deve estar se perguntando como sua empresa pode aproveitar os muitos benefícios do marketing digital.
Se você está curioso para saber como sua empresa pode usar o marketing digital, aqui estão alguns exemplos:
Aumente o reconhecimento da marca com uma
campanha publicitária de mídia social no Facebook
Aumente o tráfego qualificado do site com uma
estratégia de marketing de conteúdo
Gere compras e leads com uma
campanha publicitária PPC
Melhore as taxas de conversão do site com
testes de otimização da taxa de conversão (CRO)
Aumente o tráfego qualificado do site, a visibilidade dos resultados de pesquisa e as vendas com uma
estratégia de SEO
Almeje locais de concorrentes e leads qualificados com
publicidade de cerca geográfica
Converta leads de alto valor com um
plano de marketing dedicado baseado em conta
Incentive a fidelidade do cliente e a repetição de compras com uma
campanha de marketing por e-mail
Aumente o tempo na página e as taxas de conversão
melhorando a velocidade da página do seu site
Expanda o alcance com estratégias de marketing na
Amazon ,
Walmart Marketplace e
Target+
Estas são apenas 10 ideias de marketing digital.
Esteja você no mercado business-to-business (B2B) ou business-to-consumer (B2C), você pode encontrar maneiras criativas de alcançar seu público por meio de canais online. A customização e versatilidade das técnicas de marketing online as tornam úteis para todo tipo de empresa. Aqui na WebFX, somos uma
agência de marketing digital B2B e uma agência de marketing digital B2C!
Quanto custa o marketing digital?
Os orçamentos de marketing digital variam. A média das pequenas e médias empresas (SMB), entretanto, gasta de
R$ 2.500 a R$ 12.000 por mês em marketing na Internet.
Crie uma estratégia de marketing digital geradora de receita com a MidiaPro
Precisa de ajuda para lançar sua estratégia de marketing digital? Não tem certeza de quais canais de marketing gerarão os melhores resultados para sua empresa? MidiaPro pode ajudar!
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